TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CÂNCER DE PELE

Por:   •  17/5/2017  •  Ensaio  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

2 CÂNCER DE PELE

 Segundo pesquisas realizadas, obtivemos informações importantes sobre o câncer de pele, para o embasamento de nosso conceito científico, assim podendo concretizar a prevenção de tal doença.

Sabe-se que a radiação do sol traz diversos benefícios para nossa pele, porém devemos tomar cuidado com a quantidade de exposição aos raios solares.

No Brasil, o câncer de pele representa 30% dos diagnósticos de câncer, de acordo com registros realizados anualmente pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).  

O câncer de pele dá-se pelo crescimento irregular e descontrolado das células da pele.

É possível dividir o câncer de pele em 2 grupos: melanoma e câncer de pele não melanoma (CPNM).

Câncer de pele não melanoma são os carcinoma basocelular  (CBC) e carcinoma espinocelular  (CEC). 

2.1 Câncer de pele não melanoma

É o câncer que tem mais ocorrências no Brasil, entretanto, é o que tem menor mortalidade, pois se diagnosticado com antecedência possui grandes índices de cura.

 (Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto)

Estimativa de novos casos: 175.760, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres (INCA - 2016)

Número de mortes: 1.769, sendo 1.000  homens e 769 mulheres (SIM - 2013)

     ( INCA)

2.1.1 Carcinoma basocelular

   O carcinoma basocelular se origina nas partes do corpo com grande quantidade de folículos pilosos , como nariz

Dentre os cânceres não melanoma, o Carcinoma Basocelular (CBC) é o câncer mais comum e de bom comportamento, seu crescimento acontece de forma lenta. O aparecimento acontece nas áreas mais expostas aos raios solares. Este câncer não tem riscos de se espalhar pelo corpo.

O CBC encontra-se geralmente em pessoas de pele clara, com baixo teor de bronzeamento.  É mais freqüente em adultos, principalmente idosos, contudo, jovens com  muita exposição solar podem desenvolve-lo futuramente.

 ( DR. GUSTAVO ALONSO )

  • Fatores de risco para o carcinoma basocelular

Os fatores próprios da pessoa: pele clara, tendência a queimadura solar e antecedente de CBC prévio. Pacientes com alguma deficiência no sistema de defesa, principalmente os transplantados.

O principal fator ambiental: o excesso de exposição à radiação ultravioleta (UV). Grande exposição a produtos químicos como arsênio e também radiação.

        ( INSTITUTO ONCOGUIA )

REFÊRENCIA BIBLIOGRAFICA

DR. GUSTAVO ALONSO. Câncer de pele. [ citado 2017 Abril 18 ]. Disponível em: http://www.cancerdepele.net.br/cancer-de-pele

         

 INCA. Instituto Nacional de Cancêr José Alencar Gomes da Silva. [ citado 2017 Abril 18]. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home

       

REVISTA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO. Câncer de pele. [ citado 2017 Abril 27 ]. Disponível em: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=480

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com