TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Câncer de Estômago

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: ENFERMAGEM

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR I

PROFESSOR: ISA RIBEIRO DE OLIVEIRAE CLÁUDIA RACHEL DE MELO

CÂNCER DE ESTÔMAGO

PATOS DE MINAS

2016

CÂNCER DE ESTÔMAGO

[pic 1]

PATOS DE MINAS

2016

SUMÁRIO

  1. Introdução........................................................................................ 4
  2. Objetivo............................................................................................5
  3. Desenvolvimento.............................................................................. 5
  1. Revisão da Literatura........................................................................ 5
  2. Metodologia..................................................................................... 8
  1. Conclusão......................................................................................... 9
  2. Referencias....................................................................................... 9
  3. Apêndice A ....................................................................................... 10

  1. INTRODUÇÃO

      O Câncer de Estômago (ou Câncer Gástrico) é o crescimento de células anormais no órgão desse sistema digestivo e pode ocorrer em qualquer local de sua extensão.  Grande parte desse tipo de tumor ocorre na camada mucosa (a camada de revestimento interna), surgindo na forma de irregulares pequenas lesões com ulcerações (rompimento do tecido mucoso) - características de cânceres ou tumores malignos.  

      Conforme a evolução do câncer, essas células anormais vão gradualmente substituindo o tecido normal do órgão, propagando-se para outras camadas do estômago e podendo acometer órgãos vizinhos (metástase por contiguidade). (HOSPITAL DO CANCER DE BARRETOS, 2016).

     O pico de incidência do câncer se dá em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos. Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos. No Brasil, esses tumores aparecem em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto, entre as mulheres. (INCA, 2016)

    Os sintomas do câncer gástrico são semelhantes a outras doenças, por isso recomenda-se tomar muito cuidado, pois às vezes não são perceptíveis e acabam levando o paciente a um estágio avançado da doença.(HOSPITAL DO CÂNCER DE RIBEIRÃO PRETO, 2016)

        O Câncer gástrico possui três tipos de tratamento: intervenção cirúrgica, quimioterapia e radioterapia. O principal método é a cirurgia, sendo esta, a única chance de cura. (INCA, 2016)

    Por ser um órgão que recebe diretamente os alimentos, a dieta é um fator essencial para a prevenção do câncer de estômago. O consumo excessivo de certo tipo de alimentos, suas conservações e a ausência de alguns deles, podem corroborar a formação de um tumor.  Um exemplo se trata da ingestão excessiva de nitritos e nitratos. Os nitritos e nitratos podem ser encontrados em carnes e peixes em que se utiliza o método secagem para sua preservação, utilizada, por exemplo, em alimentos defumados. O nitrito ao ser recebido no estômago transforma-se em nitrosaminas, substâncias altamente cancerígenas. (HOSPITAL DO CANCER DE BARRETOS, 2016).

  1. OBJETIVO

O principal objetivo do trabalho é ressaltar a importância do entendimento sobre o câncer de estômago, dando enfoque no seu conceito, sua origem, sinas e sintomas, tratamento e prevenção da doença.

  1.    REVISÃO DA LITERATURA

O Câncer de Estômago (ou Câncer Gástrico) é o crescimento de células anormais no órgão desse sistema digestivo e pode ocorrer em qualquer local de sua extensão.  Grande parte desse tipo de tumor ocorre na camada mucosa (a camada de revestimento interna), surgindo na forma de irregulares pequenas lesões com ulcerações (rompimento do tecido mucoso) - características de cânceres ou tumores malignos. Conforme a evolução do câncer, essas células anormais vão gradualmente substituindo o tecido normal do órgão, propagando-se para outras camadas do estômago e podendo acometer órgãos vizinhos (metástase por contiguidade). (HOSPITAL DO CANCER DE BARRETOS, 2016).

Os tumores do estômago se apresentam, predominantemente, na forma de três tipos histológicos: adenocarcinoma (responsável por 95% dos tumores), linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e leiomiossarcoma, iniciado em tecidos que dão origem aos músculos e aos ossos. (INCA, 2016)

O Brasil deverá registrar no próximo ano 596.070 novos casos de câncer. Entre os homens, são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.870. A informação é do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, que anuncia as estimativas nacionais e regionais de casos novos da doença para 2016, válida também para 2017. Entre os homens, os casos específicos de câncer no estômago chegam à 12.920, e entre as mulheres à 7.600. (HC CÂNCER DE BARRETOS, 2016).

      A alta mortalidade é registrada atualmente na América Latina, principalmente na Costa Rica, Chile e Colômbia. Porém, o maior número de casos ocorre no Japão, onde são encontrados 780 doentes por 100.000 habitantes. Registrados pelo (SIM-2013), o número de mortes de câncer no estômago chega à 14.182, sendo 9.142 em homens e 5.040 mulheres. (INCA, 2016)

Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Porém, alguns podem indicar uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) ou mesmo tumor de estômago.

Alguns sintomas comuns são: dor epigástrica (região central do abdômen – “boca do estômago”), sensação de “estômago cheio” após as refeições e perda do apetite durante as refeições, emagrecimento, vômitos, vômitos com sangue, azia intensa diarreia, constipação, fadiga, fraqueza, fezes com sangue ou muito escurecidas (tipo borra de café), dificuldade para se alimentar. Além disso, podem aparecer outros sintomas como: massa palpável na parte superior do abdômen, aumento do tamanho do fígado e presença de íngua na área inferior esquerda do pescoço e nódulos ao redor do umbigo indicam estágio avançado da doença. (HC CÂNCER DE BARRETOS, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com