TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desastre de Chernobyl

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  5.657 Visualizações

Página 1 de 2

                          O Desastre de Chernobyl

  O pior desastre nuclear da história, que matou milhões pessoas e suas conseqüências refletem ate os dias de hoje. Nesse documentário, podemos ver a explicação do que realmente aconteceu após a explosão do reator 4. Relatos de sobreviventes e estudiosos que podem causar calafrios, devido a grande quantidade de radiação que ainda permanece no local e envenenam pessoas que ainda moram em seus arredores.

  Em 1986, os operadores da usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia realizaram um teste com o reator 4, com o objetivo de observar o comportamento do reator nuclear quando ultilizado com baixos níveis de energia, burlando as regras de segurança indispensáveis, e foi ai que a tragédia nuclear começou.

  O reator entrou em um processo de superaquecimento, gerando uma enorme explosão de um reator repleto de Urânio, um elemento químico com alto poder radioativo. Liberando uma fumaça que contaminou a região atmosférica, com uma força de radiação bem maior do que as bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, logo tomou conta da cidade de Pripyat.

  Autoridades soviéticas organizaram uma grande operação, que tinha o objetivo de lançar sacos de areia e chumbo para resfriar e conter a radiação. Mas mesmo assim, a cratera continuava a emanar a radiação, que se espalhava cada vez mais rápido. Evacuações de emergência foram feitas, milhares de pessoas foram hospitalizadas e forçadas a deixar tudo para trás.

  Temendo uma segunda explosão, um grupo de operários foram escolhidos e nomeados como liquidadores, que tinham a missão de liquidar a radiação. Para especialistas, as dimensões poderiam ser diminuídas e contidas, construindo um “sarcófago” feito de chumbo. Com mais de 500 mil homens trabalhando na operação de limpeza e remoção de grafite contaminado, foi construído o sarcófago que cobriria todo o reator.

  Hoje, após vinte anos, Pripyat ainda é uma cidade fantasma, o nível de radiação ainda é alto, e perto do reator 4 os medidores ficam loucos. Vitimas que estão vivas, são hospitalizadas constantemente, e descendentes, também sofrem os efeitos da radiação. Há lugares em que nunca mais haverá vida novamente, o preço pelos vários erros que foram cometidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com