TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desastre de Chernobyl

Por:   •  29/10/2017  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Níkolas Layson Santos Almeida

CIÊNCIAS DO AMBIENTE

Resenha – Documentário: O Desastre de Chernobyl

Caeté

2016

Cosiderado o pior acidente nuclear da história em termos de custos e mortes ocasionadas, o documentário O Desastre de Chernobyl (Discovery Channel, 2006) mostra detalhadamente desde os fatos que desencadearam a tragédia até as catastróficas consequências acarretadas aos soviéticos.

Localizada em Pripyat, na Ucrânia, a usina nuclear de Chernobyl era composta de quatro reatores. Em um procedimento de rotina, o reator 4 seria desligado para manutenção.  Foi então decidido aproveitar a oportunidade para ser feita a realização de um teste, que a princípio observaria o comportamento do reator nuclear quando utiliado com bixosníveis de energia. No entanto, para a execução do teste os operadores da unidade violaram uma série de regras de segurança, como o desligamento de muitos dos sistemas de proteção .

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, o quarto reator da usina nuclear de Cheobyl sofreu uma explosão. Foi liberada uma exorbitante quantidade de material  radioativo, contaminando uma região quilométrica. Começou então uma batalha travada pelo governo soviético para conter as chamas e amenizar os efeitos da radioatividade. A cidade de Pripyat teve de ser evacuada e, para evitar pânico, as autoridades esconderam a gravidade da situação. Ao todo, cerca de 130 mil pessoas num raio de 30 km tiveram de ser retiradas.  Foram enviados helicópteros para despejar toneladas de areia e chumbo com o objetivo de conter o fogo. Soldados, bombeiros, mineiros e civis trabalharam contiuamente no processo de descontaminação da área, sendo que 95% deles ou morreram por causa da radiação, ou apresentam sequelas da exposição. Em torno do reator 4 foi contruído um sarcófago para a isolação da radiação.

O governo soviético tentou esconder o acidente ocorrido da comunidade internacional. Entretanto, os níveis de radiação foram detectados em outros países europeus. Ainda hoje parte da população que teve contato com a radiação sofre com as

Desde a tragédia em Chernobyl, questões sobre a segurança e os riscos da energia nuclear foram debatidas.  Alguns países como a Alemanha cancelaram programas nucleares e fecharam usinas. Foram criadas novas regras de seguança, que devem ser seguidas rigorosamente, afim de evitar algum possível desastre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com