TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

        Disciplina: Desenvolvimento Econômico

                                 Tutor : Luciano Roberto de C. Munari

Nome

   Karine Beatriz Costa de Paula

RA

   6814002455

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina: Desenvolvimento Econômico

                            Tutor: Luciano Roberto de C. Munari.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

  A globalização é um fenômeno de evolução que vem ocorrendo em meios de transportes,telecomunicações,fluxo comercial e relação entre países, para se fortalecer no mercado competitivo.

  Este trabalho têm por objetivo esclarecer o que vem ocorrendo  na globalização,como ela se demonstra mundialmente, também iremos abordar aspectos positivos e negativos e como as empresas e a população se adaptaram ao mesmo.

Desenvolvimento

Globalização é conceituada como um processo de uma integração social e econômica entre países e pessoas do mundo todo,pois a população e empresas trocam ideias, fazem transações financeiras, culturais e as vezes políticas.

  Entre vários exemplos,uma característica de globalização é o custo de mercadorias construídas por industrias fora do pais serem mais baratos,

  No setor econômico muitos países se juntaram para formar relações econômicos chamadas de blocos econômicos como por exemplo a Mercosul, entre outros, para que assim possam se criar alianças mais fortes.

  No Brasil a globalização se intensificou a partir a adoção de um modelo econômico chamado neoliberalismo que tinha por objetivo obter o mínimo de intervenção possível do estado na economia, intensificando a privatização de empresas e abertura para  capital externo.

  Diante das facilidades que a globalização nos proporciona,hoje em dia tem desencadeado resultados trágicos para a maioria da população mundial.

  Existem vários aspectos positivos e também negativos no que se diz respeito a globalização.

Aspectos positivos:

- Nos aspectos econômicos as empresas podem diminuir o custo de produção,pois podem buscar em vários países uma melhor condição de produção.

- Muitos empresas abrem filiais em países menos desenvolvidos gerando assim mais emprego.

- Com a globalização o interesse pela política, economia e cultura de outros países aumenta, resultando na procura de intercambio entre pessoas de vrios países.

Aspectos Negativos

        

- Um dos principais aspectos negativos é a relação de vários países ou bloco econômico em crise econômica,pois acaba afetando o mundo inteiro gerando desemprego,falta de crédito, queda da bolsa de valores, diminuição de investimentos, falência de empresas, entre outros.

  A desigualdade econômica, tecnológica e social entre os países vem contribuindo para a pobreza mundial,como também  o aumento do índice de desemprego mundialmente, pelo fato da tecnologia estar mais avançada, resultando na substituição de pessoas por maquinas modernas.

  Outsourcing  é um processo usado por uma empresa no qual uma outra empresa é contratada para desenvolver uma área da empresa, é a famosa terceirização. A terceirização está relacionado a sub contratação de serviços, porque na maioria das vezes,a terceirização pode gerar mais renda para uma empresa.

  Apesar das vantagens ela pode gerar riscos como os custos serem maior do que os calculados, e também pode gerar exploração e desumanização do trabalhador, as vezes para outro país, pode ocorrer o aumento de demissão dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (346 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com