TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EFEITO DO USO DE MEDICAMENTOS EM GESTANTES

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

 EFEITO DO USO DE MEDICAMENTOS EM GESTANTES

Introdução:

A partir dos anos 60, após a devastada consequência causada em fetos, pelo uso da Talidomida, a indústria farmacêutica e o campo cientifico abrangeram os estudos na área de medicação a gestantes.

Alertando assim, os malefícios do uso de drogas no período de gestação, e salientando a importância da utilização racional dos medicamentos pelos profissionais da área.

Desenvolvimento:

O uso de medicamento por gestantes é um hábito muito comum, porém antigo.

Nos anos 60, o uso da Talidomida, marcou essa época. Ela era receitada a gestantes, com o intuito de aliviar os enjoos matinais.

A ingestão desse medicamento causa má formação congênita, por consequência disso, os fetos nascem com severas deformações, como o desenvolvimento incompleto dos membros superiores e inferiores, além de causar deficiência visual e auditiva.

Embora o uso da Talidomida seja proibido para mulheres em idade fértil, ela ainda é utilizada como imunomodulação de doenças infecciosas.

Com o avanço da tecnologia, e da metodologia de pesquisas, o uso de medicamentos em gestantes teve inúmeras restrições, e segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) as prescrições de medicamento devem ser usadas de forma racional pelos profissionais.

Outro problema comum é o fato de que muitas gestantes se automedicam sem saber o grande risco que isso trás, não somente a ela, mas principalmente ao feto.

O uso de certos medicamentos tem efeitos variados, dependendo da fase da gestação, muitos remédios podem resultar diversas alterações fisiológicas no feto, pois algumas drogas atravessam a barreira placentária.

Uma pesquisa realizada no município de Piracicaba, interior de São Paulo, entrevistou 379 gestantes, das quais 44,7% das entrevistadas afirmaram que lhes foi prescrito medicamentos, sendo que 43,5% delas receberam a prescrição no segundo semestre da gestação.

Com isso, torna-se claro a importância da campanha de conscientização da prescrição de medicamentos para gestante, a fim de priorizar o bem estar da gestante e do feto.

Conclusão:

Portanto, o uso de medicamentos e receituários a gestantes deve ser analisado com cautela, levando em consideração os benefícios e os malefícios dos medicamentos.

Sendo também um grande desafio ético do profissional analisar bem a situação e a necessidade de medidas de intervenção para uma utilização racional dos medicamentos no pré-natal.

Bibliografia:

http://www.gpuim.ufc.br/manuais/Manual_Aleitamento.pdf

(Acesso em 05.06.2016 às 18h37m)

http://www.scielo.br/pdf/csc/v9n4/a19v9n4

(Acesso em 05.06.2016 às 18h33m)

http://www.uff.br/higienesocial/antigo/trabalho-de-campo/prescricoes-de-medicamentos-para-gestantes.pdf

(Acesso em 05.06.2016 às 18h27m)

http://www.unisa.br/graduacao/biologicas/enfer/revista/arquivos/2006-02.pdf

(Acesso em 05.06.2016 às 18h19m)

http://www.manuaismsd.pt/?id=273

(Acesso em 05.06.2016 às 18h40m)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com