TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO COMO UMA FERRAMENTA PARA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Por:   •  16/3/2019  •  Artigo  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Curso de Enfermagem-Bacharelado

1º Período- manhã
Grupo/Equipe: Ana Clara Rodrigues Borges, Desirê Aparecida Bueno da Silva e Mariana Souza Marques.

Projeto integrador I

Estudo dirigido do artigo:

O EMPREENDEDORISMO COMO UMA FERRAMENTA PARA                 ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Atividade avaliativa

Passos -MG

01/03/2019

1-Qual o objetivo do artigo?

Analisar os critérios classificatórios das tendências empreendedoras apresentadas pelos enfermeiros(as) e pontuar cada aspecto dessa qualidade de empreender como necessidade para o aprimoramento, adaptação e inserção nesse meio social-econômico atual.

2-Quais os descritores pesquisados?

Enfermagem; Avaliação de Desempenho Profissional; Testes de aptidão.

3-Do que se trata o artigo?

Se trata de uma pesquisa, elaborada para avaliar o nível empreendedor dos enfermeiros(as) analisados, descrevendo os significados e resultados das avaliações obtidas em uma possível ‘’solução’’ da situação.

4-Qual o delineamento do estudo?

Profissionais da área de saúde, enfermeiros(as) e suas respectivas habilidades e carências a serem desenvolvidas  no campo empreendedor em sua extensão existente.

5-Descreva como foi realizada a coleta de dados.

A coleta de dados da pesquisa foi realizada no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), através da análise de 25 enfermeiros(as) de diferentes áreas do hospital por meio de um teste ( TEG - Tendência Empreendedora Geral) dividido em 54 perguntas e subdividido em 5 categorias para avaliar o nível empreendedor desses profissionais.

6-Quais foram os resultados?

O resultado geral apresentou uma tendência empreendedora considerada muito abaixo da média.

Os percentuais alcançados foram classificados em: muito baixo 44%, baixo 32%, médio 20%, alto 4% e muito alto não alcançado.

7-O artigo apresenta alguma limitação? Se sim quais.

O artigo em si cumpre com o seu objetivo proposto de forma pontual. Contudo, foi notado a que a ausência de alguns dados como : fatores emocionais, financeiros e sociais dos enfermeiros(as) analisados, a necessidade da análise de um maior número de participantes, bem como a informação de que setor os mesmos faziam parte, seriam relevantes para uma compreensão mais aprofundada.

8-Qual a conclusão do autor?

Por meio da pesquisa e estudos realizados, o narrador finaliza explicitando as necessidades individuais do enfermeiro aliado a intervenção da universidade como desafio de recriar a profissão, renovando o ser enfermeiro.

9-Qual a sua crítica a respeito do artigo?

No início o artigo afirma  que no Brasil havia carência de profissionais na área de saúde e a posse de um diploma de ensino superior era garantia de emprego e estabilidade. Afirma também que isso tem mudado com a atualidade, os enfermeiros e enfermeiras estão sendo coagidos a se atualizarem com mais frequência, procurarem por mais especializações e inovações no campo de atuação. Há evidências incontestáveis quanto as melhorias na área da saúde embora seja uma busca constante de melhorias e inovações. Em suma  o artigo foi agente fomentador que despertou a razão da necessidade do empreender na enfermagem.

 

10-Você considera esse tema importante? Por quê?

Sim, a abordagem tangencial do profissional de enfermagem em comunhão com o espírito empreendedor é significativa, considerando que não é um tema aparente e visto com devido reconhecimento. Embora sua necessidade de ser desenvolvido esteja latente como tendência atual, durante um longo período foi reprimida e negligenciada ao profissional; em contrapartida é uma tendência latente no período pós moderno, tecnológico, inovador e promissor.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com