TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO COM FERRAMENTAS DA TECNOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.

Trabalho Universitário: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO COM FERRAMENTAS DA TECNOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 empreendedorismo e plano de negócios. 4

2.1 inovação e tecnologia 5

2.1.1 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO 5

2.1.1.1 Hardware, software, banco de dados, redes de computadores e telecomunicações. 6

2.1.1.1.1 PDI (Plano Diretor de Informática) 7

2.1.1.1.2 Administração estratégica 8

2.1.1.1.3 Direito empresarial e trabalhista 10

3 conclusão 12

4 REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada a importância do empreendedorismo no Brasil em nossa região, e os passos importantes a serem seguidos por esses novos empreendedores como o plano de negócios que é de suma importância para quem quer começar um novo negocio estabelecendo metas e prioridades além de um planejamento de curto e longo prazo.

Tecnologia e empreendedorismo são praticamente inseparáveis. Isto acontece por que o empreendedor vê a tecnologia como um atalho, um acelerador ou mesmo um catalisador para algum processo ou trabalho conhecer a tecnologia aumenta suas opções de crescimento entender sobre determinadas tecnologias podem nos ajudar a nos comunicar melhor com profissionais de diferentes áreas. Também veremos que tecnologias são bem mais do que equipamentos ou maquinas e que conhecimento também é tecnologia.

Assim sendo veremos como é possível inerir na empresa um PDI, sua funcionalidade, objetivo e também os recursos disponíveis para quem não dispõe de capital imediato.

Em um mundo globalizado o gestor tem um grande desafio ao administrar, por isso ele pode contar com a administração estratégica, a estratégia conduz as empresas a um lugar mais próximo ao sucesso analisando o ambiente organizacional, os fatores internos e externos que podem interferir no processo da tomada de decisão nas empresas.

Veremos em direito empresarial e trabalhista que para assegurar sua competitividade no mercado, as empresas precisam de profissionais capacitados, que possuam conhecimentos teóricos e práticos e estejam aptos a desempenhar determinadas funções. Esse é o perfil de colaborador que as organizações buscam logo no momento da contratação. Portanto, para garantir que o indivíduo permaneça hábil a manter e ampliar a vantagem competitiva do negócio, a empresa precisa investir em capacitação profissional.

2 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS.

Em um mundo globalizado e extremamente competitivo o empreendedor prestar atenção em oque esta acontecendo a sua volta, a importância da inovação para a criação, manutenção e crescimento das empresas e dos novos negócios. Sempre tendo em mente que a inovação é uma importante aliada para conquistar novos clientes e manter os já existentes, além disso, a inovação junto com a tecnologia se faz necessário para as empresas para assegurar a competitividade em sua área e se estabelecer ao ambiente econômico.

O empreendedor precisa se manter em foco analisar estratégias as quais dever ser usadas para iniciar um novo negocio ou manter o já existente introduzindo novos produtos ou serviços ao mercado.

Contudo é importante o empreendedor analisar e compreender o mercado em que está inserido verificando oportunidades que será um diferencial importante para o crescimento de seu negocio, analisar os pontos fracos do seu nicho é uma maneira de minimizar os riscos e aumentar as chances de sucesso.

O plano de negócios é um documento utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócios, em estágio inicial ou não, com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Trata-se ainda de um guia para a gestão estratégica de um negócio ou unidade empresarial, o seu desenvolvimento fica mais claro quando se analisa o processo empreendedor.

É por meio do plano de negócios que o empreendedor será capaz de transformar em realidade tudo o que foi planejado, vendo as oportunidades, abordando e analisando todas as vantagens, riscos, concorrentes, fornecedores, distribuidores, parceiros, publico alvo, investimentos, entre outros fatores necessários para o planejamento, analise de novos produtos ou serviços, e para mudanças organizacionais.

2.1 INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Os empreendedores brasileiros podem encontrar no setor de TI oportunidades para inovar e desenvolver novas soluções que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico, competitividade e produtividade da economia nacional e de suas regiões, com o surgimento de novos brasileiros nas classes nas classes C e D, novas demandas que não poderão ser atendidas pelas soluções tradicionais, surgirão em áreas como saúde, educação, transportes e logística, indústria etc.

A inovação e a tecnologia são essenciais ao empreendedor, e para isso ele precisa criar um ambiente interno favorecendo novas ideias, incentivando seus colaboradores a buscarem novas soluções, o empreendedor deve acolher novas ideias permitindo que sua equipe esteja motivada a novos projetos.

Inovar é assumir riscos e para sua manutenção e sobrevivência é necessário cuidado em relação ao concorrente, que alias não esta mais só em sua rua ou cidade pode estar ate do outro lado do mundo, e atenção ao ambiente macroeconômico.

Também temos a inovação tecnológica que constitui uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade, e a competitividade das organizações, também para impulsionar o desenvolvimento das atividades e o crescimento das micro e pequenas empresas na nossa região e no país.

2.1.1 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO

Administração de Sistemas de Informação representa uma abordagem sistêmica da área de Tecnologia de Informação nas empresas e sua implantação. Essa abordagem sistêmica e aplicada os conhecimentos relativos às tecnologias de informação existentes e a sua utilização nas empresas, respeitando a sua aplicação quanto aos princípios da técnica, do elemento humano.

A tecnologia e os sistemas de informação são algumas das ferramentas que os gestores e colaboradores em geral usam para resolver tarefas cotidianas, os principais tipos de sistemas de informação são os sistemas de processamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com