TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EQUILÍBRIO ACIDO BASE

Por:   •  26/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PAULISTA DE SÃO CAETANO DO SUL[pic 1]

MELORI RODRIGO ALVES DE ARAUJO - RM - 21937264019

Emprego da gasometria para interpretação dos distúrbios ácido base

Sorocaba

2019

FACULDADE PAULISTA DE SÃO CAETANO DO SUL

MELORI RODRIGO ALVES DE ARAUJO - RM - 21937264019

Emprego da gasometria para interpretação dos distúrbios ácido base

Trabalho mensal da disciplina Assistência de Enfermagem no Cuidado Intensivo Prestado ao Paciente Cirúrgico e Neurológico, Neonatal, Pediátrico e Adulto, prof. Daniel R. Jesus como exigência para o curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Urgência e Emergência/UTI-Unid. de Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulto pela Faculdade Paulista de São Caetano do Sul.

Sorocaba

2019

SUMÁRIO - Modelo

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05

3. CONCLUSÃO........................................................................................................06

4. REFERÊNCIAS.....................................................................................................07

1. INTRODUÇÃO

Os desequilíbrios ácido-base são alterações patológicas da pressão parcial de dióxido de carbono (Pco2) ou de bicarbonato sérico (HCO3) que tipicamente produzem valores de pH arterial anormais podendo ser visualizados em um exame especifico como a gasometria. Na maioria dos casos atendendo dentre das unidades de terapia intensiva faz com que a avaliação do equilíbrio ácido base seja fundamental pois além dos desvios do equilíbrio ácido base pode se fornecer dados sobre a função respiratória.

A natureza celular sempre tende a manter em equilíbrio, no caso do equilíbrio ácido base (EAB), nosso organismo apresenta um mecanismo compensatório (sistema de tampão) que começa a corrigir o pH sempre que ocorre algum desequilíbrio ácido base. A compensação não pode trazer o pH completamente ao normal e nunca se excede mantendo assim o e equilíbrio ácido base.

Abordo alguns distúrbios de EAB bem como seus tratamentos

2. DESENVOLVIMENTO

Solução Tampão

O sistema compensatório (sistema tampão) tende manter em equilíbrio a acidose ou a alcalose do organismo sendo assim alguns valores na gasometria facilitam a equipe para um preciso diagnostico bem como o pH sanguíneo que tende estar numa faixa de 7,35 – 7,45 se abaixo do valor citado o pH sanguíneos contem H+ onde se indica que a concentração de prótons hidrogênio e alta diagnosticando como acidose, para o valor inverso onde se excede o valor normal do pH sanguíneo o organismo tende a ser alcalino pois a concentração de H+ e baixa. No sistema tampão ocorre naturalmente uma transformação do dióxido de carbono (Co2) pois quando colocada no sangue que e composto basicamente por agua (h2O) vai se transforma em ácido carbônico (H2CO3) que por sua vez vai dissociar formando bicarbonato (HCO3-) e um próton de hidrogênio (H+) sendo assim podemos afirmar que o organismo está em equilíbrio.

Acidose respiratória

Podendo ser aguda: por comprometimento do sistema nervoso central (poliomielite anterior aguda, intoxicações exógenas, comas, traumas), por comprometimento anatômico ou funcional da caixa torácica (ossos e músculos) ou Crônica: por lesões pulmonares (insuficiência respiratória crônica). Na gasometria quando a Pco2 e maior que 45 mmHg (hipercapnia) basicamente por diminuição da ventilação minuto (hipoventilação). 

Tratamento

Tratar a causa da hipoventilação alveolar, mantendo uma oxigenação e ventilação adequadas: manutenção das vias aéreas livres, correção da hipóxia, remoção de secreções e tratamento das infecções respiratórias quando presentes. A administração de O2 deve ser cuidadosamente ajustada para os pacientes com doença pulmonar obstrutiva grave e retenção crônica de CO2 que estão respirando espontaneamente. Um erro frequente é a administração de bicarbonato de sódio com base apenas no valor do pH.

Alcalose Respiratória

Podendo ser aguda: estimulação do centro respiratório bulbar (emoção, febre e infecções sistêmicas, hipoxemia); reflexos (choque); por estimulação de receptores torácicos (pneumopatias agudas) ou Crônica: vários mecanismos (assistência ventilatória, insuficiência hepática/amônia, lesões do SNC. Na gasometria ocorre quando a Pco2 e menor q 35 mmHg (hipocapnia), basicamente é o aumento da ventilação minuto (hiperventilação).

Tratamento

O tratamento é direcionado causa da hiperventilação a alcalose respiratória não causa risco à vida; por isso, não são necessárias intervenções para reduzir o pH. Aumentar o dióxido de carbono inspirado por reinalação (como respirar em um saco de papel) é uma prática comum, mas pode ser perigosa, pelo menos para alguns pacientes com doença de SNC, cujo pH do LCR pode já estar abaixo do normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (149.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com