TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO CLINICO

Por:   •  8/4/2020  •  Resenha  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]



AMANDA COSTA MELO

LAIANE KETLIN MEDEIROS DE SOUSA




             



RESENHA CRÍTICA DE ESTUDO DE CASO




Nova Iguaçu

2020

AMANDA COSTA MELO

LAIANE KETLIN MEDEIROS DE SOUSA

RESENHA CRÍTICA DE ESTUDO DE CASO




Trabalho de Microbiologia.

Orientador: Renato.

                                                      Trabalho apresentado ao curso de

Enfermagem como requisito para

obtenção de nota da P1.

Orientadores: Daniela e Marcelo.


Nova Iguaçu

2020

INTRODUÇÃO

     Com base no artigo que foi realizado o estudo, visto que seu objetivo geral foi analisar as ações de cuidado realizadas em um centro de terapia semi- intensiva, na concepção da humanização da assistência. E como objetivo específico, avaliar a presença de medidas de conforto e comunicação na realização destas ações.

     Independente do ambiente crítico que a unidade hospitalar ou básica de saúde se encontre o essencial na nossa profissão, como enfermeiros, é o cuidar, essa sempre será a nossa prioridade. Vai muito além de uma simples anamnese ao paciente, precisamos ouvir o que o paciente tem a nos dizer, tocar e conversá-lo. O toque sempre é algo de sumo importância.

DESENVOLVIMENTO

     O artigo nos propõe que a humanização do cuidado seja conciliada a tecnologia disponível com promoção de acolhimento e respeito ético-cultural ao paciente, pois mesmo que humanização da assistência vinculada aos avanços tecnológicos e uso de alta tecnologia tenham características completamente distintas, se forem bem interadas umas as outras, o resultado do cuidado vai além do esperado. O avanço tecnológico na área da saúde sem dúvidas é uma conquista, basta o profissional de saúde que estiver com ele sob seu poder decidir o que ele será, seu vilão ou seu aliado.

     Antes de ser realizado qualquer procedimento técnico em um paciente é importante que seja explicado ao mesmo o que está sendo feito, o motivo e sua finalidade. Sendo assim, a interação e comunicação do profissional da saúde com seus pacientes são indispensáveis, sendo em especial para pacientes críticos e terminais.

     O grupo realizou um estudo descritivo utilizando o método de abordagem quantitativa em um Centro de Terapia Semi-Intensiva, de um Hospital Universitário de Curitiba. Onde foi necessário, aproximadamente, 36 horas de observação de cuidados diretos da equipe multiprofissional.

     Foram avaliadas as medidas de conforto e a comunicação dos profissionais com os pacientes durante a realização de administrações de medicamentos, os cuidados de alta complexidade como intubação orotraqueal, traqueostomia, cardioversão, atendimento a parada cardiorrespiratória (PCR), drenagem de tórax, mudança de decúbito, curativo, banho no leito e respiração orotraqueal. Dos procedimentos citados acima o único com resultado satisfatório nas medidas de conforto foi a mudança de decúbito. Em contrapartida, a categoria de comunicação todos os procedimentos obtiveram resultados insatisfatórios.

     Foi avaliado também o tempo que os profissionais gastavam realizando procedimentos relacionados à higiene e conforto, avaliado como razoável.

     Porém, é importante que o quadro clínico que o paciente se apresenta seja avaliado, pois certos procedimentos que são considerados como simples, como mudança de decúbito para higienização do paciente ou para que seja realizada a troca do leito, torna-se mais demorado em funções das condições do paciente (peso, lucidez, condições de mobilização), ou seja, não tem como estabelecer um “timer” para esse procedimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com