TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO CLINICO

Por:   •  8/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE REDENTOR

CURSO NUTRIÇÃO

ROBERTO CARLOS VALENTIM VALORY JUNIOR

RUAN JOSE DE BRITTO VARGAS

ESTUDO DE CASO CLINICO

Itaperuna

2017

    ROBERTO CARLOS VALENTIM VALORY JUNIOR

RUAN JOSE DE BRITTO VARGAS

ESTUDO DE CASO CLINICO

                      Trabalho apresentado a disciplina

Nutrição e Metabolismo

Prof. Arthur  

Itaperuna

2017

  1. A.S.C. procurou um consultório de nutrição com queixa de desconforto gástrico ao consumir produtos lácteos e vem apresentando episódios de diarreia. Você encaminha o paciente para um médico especialista em gastrenterologia para a realização de exames que confirmem a sua suspeita de intolerância a lactose. Na consulta, o paciente questiona sempre consumir leite e derivados e nunca apresentou problemas desde então.

  1. Explique quais fatores podem ter levado o paciente desenvolver a intolerância a lactose, o que leva a diarreia nesse caso e quais as alternativas de tratamento (0,5)

R: A intolerância a lactose e causada pela insuficiência de enzimas lactase no intestine delgado, com o passar do tempo esse paciente pode ter tido uma diminuição na fabricação dessas enzimas por lesões no intestino delgado causado por doenças gastrointestinais ou pela idade avançada. A diarreia ocorre devido à lactose não digerida em seu intestino delgado, que faz com que a água se mova em seu aparelho digestivo. Uma vez que chega ao seu cólon, a lactose é fermentada pelas bactérias no seu intestino, formando ácidos graxos de cadeia curta e gases. Isso causa o inchaço, formação de gases e dor. A principal forma de tratamento e evitar seu consumo, mais existem outros tipos de tratamentos com medicamentos, como suplementos enzimáticos, probióticos, e o caldo de osso que ótimo para tratar o intestino

  1. Explique as alterações que ocorrem no organismo no contexto fisiológico e inflamatório de tolerância oral e alergia alimentar e descreva as principais diferenças entre alergias e intolerâncias alimentares (0,5)

R: A alergia alimentar é uma reação imunológica, mediada por IgE específicas, que ocorre após a ingestão ou contacto com um determinado alimento. As manifestações clínicas são geralmente imediatas. Na intolerância alimentar há a formação de anticorpos IgG dirigidos contra proteínas dos alimentos. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados. Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal. A intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afetar qualquer individuo sem história familiar, enquanto a alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros da mesma família.Tanto na alergia alimentar como na intolerância alimentar o tratamento consiste em retirar da alimentação os alimentos e todas as receitas que são preparadas com os alimentos que causam os sintomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com