TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gestor em Enfermagem nos Processos de Enfermagem

Por:   •  22/5/2019  •  Artigo  •  9.354 Palavras (38 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 38

Enfermagem 1°/2° período

Beatriz Campos 1-17-24413

Elimar Soares 1-17-24463

Gabrielle Meneses 1-17-24481

Ingrid Neves 1-18-26337

Jaqueline Maria 1-17-24336

Karla Moreira 1-17-24412

Lubia Soares 1-17-24476

Marlene Elaine 1-17-24477

Nathaly Christynne 1-17-24737

Processos de Enfermagem:

Gestor em Enfermagem nos Processos de Enfermagem

Belo Horizonte

2018

Processos de Enfermagem:

Gestor em Enfermagem nos Processos de Enfermagem

Trabalho apresentado à disciplina TIS do 1° e 2º período do curso de Enfermagem da Faculdade De Minas – Faminas, para obtenção dos créditos do período.

Orientador:

Belo Horizonte

2018

INTRODUÇÃO

Em sua obra “Notas sobre Enfermagem: o que é e o que não é” Florence Nightingale demonstra sua intranquilidade quanto a administração hospitalar, a composição de novos enfermeiros e a política de serviços. No ano de 1854, Nightingale é requisitada para coordenar os hospitais militares, em Scutari, constituindo a maior parte dos pacientes, feridos da guerra da Criméia. A dor dos enfermos combatentes era imensa e quase nada era feito em prol do atendimento a eles. Ao se deparar com essa situação, a primeira atitude de Florence é manipular o ambiente fazendo uma intervenção direta na organização hospitalar para que os pacientes fossem colocados nas melhores condições afim da natureza agir sobre eles. (FORMIGA,2005)

“Eu uso a palavra enfermagem na falta de uma melhor. Ela tem sido limitada para significar pouco mais do que a administração de medicamentos e a aplicação de emplastros. Ela deve significar o uso adequado de ar fresco, luz, calor, limpeza, tranquilidade, a seleção adequada e a administração de uma dieta - tudo à menor despesa de energia vital para o paciente.” FLORENCE NIGHTINGALE,1871

Assim é notório que a mesma possuía e trazia para a enfermagem uma visão de ordem e organização quebrando o paradigma de que há apenas uma intervenção direta na relação de enfermo e enfermagem, e mostrando que a higienização, a infraestrutura, dentre outros, também influenciam na recuperação da saúde do mesmo. Com isso evidenciou a indispensabilidade da sistematização do saber administrativo do enfermeiro como mecanismo fundamental para o processo de trabalho em enfermagem. (PADILHA,2007)

Sabe-se que na enfermagem existem cinco processos de Trabalho. Sendo eles: o processo de trabalho assistir, administrar, ensinar, pesquisar e participar politicamente. Neste trabalho será abordado o processo de trabalho assistir ou cuidar, que tem por finalidade o zelo pelos enfermos, famílias, grupos sociais, comunidades, etc. Alguns indivíduos consentem que o objeto de trabalho é o físico desses indivíduos, no entanto, a enfermagem como ciência e prática visa olhar o ser humano não apenas como um ser biológico, mas sim social, cultural, espiritual e psicológico. São diversos os agentes legalmente habilitados deste cuidado, sendo eles os técnicos em enfermagem, os auxiliares e as parteiras. É evidente que outros indivíduos possam exercer o cuidar de outros seres humanos visando a recuperação da saúde, todavia, não estarão exercendo o processo de trabalho assistir em enfermagem, visto que para tal, é necessário conduzir seus instrumentos e seus métodos, o que exclusivamente apenas a equipe de enfermagem é capaz de fazer. Estes instrumentos são inúmeros, sendo alguns deles o conhecimento teórico e científico, as habilidades e as atitudes que compõem todo este processo. Os métodos de trabalho assistir na área consistem em sistematizar a assistência e os métodos e técnicas da equipe de enfermagem. Tendo como resultado a criação de pessoas saudáveis e ou morte com dignidade e o melhor conforto possível , sendo trabalhado tal assunto na teoria de Myra Levine, em que, a mesma trás o conceito de adaptação quanto a intervenção da equipe de enfermagem em um sentido de apoio quando não se pode alterar o curso de adaptação, tendo como exemplo um paciente com câncer terminal, no qual, a intervenção da enfermagem tem um sentido de apoio visando promover o bem-estar do paciente.(Sanna,2007)

A neoplasia maligna, câncer, é uma patologia causada pelo desenvolvimento anormal e caótico das células que pode afetar pessoas de todos os gêneros e idades, está entre as grandes causas de mortes. Subdivido essas células são extremamente agressivas, ocasionando a construção de tumores malignos, que rapidamente se espalham para diversas regiões do corpo. As causas desta doença são diversas. (SOUZA; VALADARES, 2011)

Assim, o paciente oncológico passa por uma extensa transformação nas suas relações sociais sendo elas familiares ou de si para si, faz-se necessário assim um adjutório humanizado, vendo o enfermo como pessoa que sofre, a fim de amparar a mesma desde suas necessidades fisiológicas básicas as psicológicas. Faz-se necessário assim os enfermeiros enxergarem enfermos com câncer com uma necessidade de cuidado pleno, empático e comprometido para promover a melhor adaptação às novas condições de vida do paciente. (ARAÚJO; SILVA; BONFIM, 2010).

Neste sentido, qual o papel da enfermagem no processo de trabalho assistencial no setor oncológico?

METODOLOGIA

O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sendo consultados livros, teses, dissertações e artigos científicos disponíveis em meios eletrônicos como a Scientific Electronic Library Online (Scielo) e a A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) . Como critérios de inclusão foram escolhidos artigos na língua portuguesa, sobre os processos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.5 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com