TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre A Enfermagem E O Processo De Cuidar

Casos: A Relação Entre A Enfermagem E O Processo De Cuidar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAMENTOS TEÓRICOS ACERCA DO CUIDADO E A RELAÇÃO ENTRE ENFERMAGEM E O PROCESSO DE CUIDADO

Historicamente os cuidados de enfermagem já existiam desde o inicio do homem, pois a sobrevivência era primordial. Contudo ao passar dos anos os cuidados foram evoluindo cientificamente, porem esse cuidar teórico se integravam com o cuidar caridoso, pois nada adiantaria do processo de cuidar com devidas técnicas sendo que a autoestima pondera-se do homem para evolução do quadro clínico.

Florence Nightingale, considerada heroína por conseguir diminuir a taxa de mortalidade dos soldados na guerra da Criméia, por isso é um marco histórico na enfermagem.

No século XIX, durante a Revolução industrial e a tecnologia, os hospitais elaboram estratégias para visar à promoção de saúde dos cidadãos, com visão de resolução dos agravos e cura. Os hospitais mudaram com o avanço da medicina, pois o médico se torna um profissional liberal e a enfermagem busca a profissionalização, buscando o aperfeiçoamento com cursos.

O profissional de enfermagem acumulam várias responsabilidades, desde a chefia, liderança, supervisão da equipe de enfermagem local, processos administrativos, alem da responsabilidade por inúmeras vidas diariamente. O objetivo de enfermagem é cuidar, oferecer conforto, atenção ao cliente proporcionando condições de enfrentar as mudanças no seu cotidiano para um viver saudável. É um cuidado não só assistencial, cientifico, mas é arte de cuidar, colocar-se no lugar do cliente e aprender a ser responsável e conduzi-lo a enfrentar obstáculos da vida, porque o hospital é um ambiente que demonstra ao cliente: receio, tristeza, solidão (afastamento do ambiente familiar), doenças e sem contar da privacidade exposta durante os exames e manipulações que desgastam o cliente.

É papel de a enfermagem oferecer ao cliente um ambiente confortável, possibilitar uma recuperação significativa. Existem ainda algumas terapias que auxiliam na recuperação como a música porem ela deve ser estimuladora e não agressiva. O cuidar de enfermagem é respeito moral, orientar, solucionar problemas, manter o elo social, ético, valorizando a própria vida para respeitar o outro e escolher a enfermagem como sua especialidade e profissão.

EVOLUÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO

A enfermagem esta inserido em um espaço onde se complementada com assistencialismo, conhecimento cientifico e arte, sendo um modelo antigo que surgiu na Grécia, no século V, A.C. Hipocrates tem o idealismo sobre o pensar e agir sobre os males ligados ao corpo físico. “A natureza é o melhor médico”. No mundo Romano, o Cristianismo reforça a ideia da bondade, caridade e cuidado com seu semelhante, através da arte “empírica”.

Na idade Media a igreja católica Romana teve um papel importante na formação de intelectuais, tornando a construção da cultura na época.

Para o poder Clerical, todos aqueles que não estavam submetidos á ideologia e ao comando da igreja, eram acusados de relações com poderes demoníacos e feitiçaria, em particular eram atingido às mulheres dessa época. As mulheres progressivamente foram afastadas das atividades publicas e passaram para domínios privados dos agentes da igreja, em mosteiros, conventos e tinha o controle dos hospitais existentes da época, qual mantinham hospitais e escolas pequenos onde se cultivavam plantas medicinais e desenvolvimento de técnicas em socorro aos enfermos.

Em 651 foi fundado o hotel Dieu de Paris, cujo modelo era asilar da Europa Ocidental. No ano de (1095 – 1270) com o movimento das Cruzadas, houve a criação de ordens religiosas e militares um marco importante porque fundaram hospitais no caminho para o Oriente, com o intuito de recolher doentes e feridos das batalhas. Sem ligação com as Cruzadas também se destacou o trabalho de São Francisco de Assis (1128 – 1226) Ordem dos Frades Franciscano, Ordens das Clarissa e a Ordem Terceira dedicada aos pobres, idosos e doentes. Diversos países surgiram outros asilos e surgimento do hospício mais antigo do mundo, o Bethlem Royal, hospital nos arredores de Londres. Em Portugal foram lançados pelo casal real D.João II e D. Leonor, hospital denominado “Todos os santos”.

Em 1347, houve a primeira epidemia Europeia da peste que eliminou um terço da população, no século VIII a Lepra e XV a Sífilis em XVI novamente a peste. Com esse evento surgiram as necessidades de mudanças.

As reformas marcaram a idade moderna, com o fim do período feudal o inicio do período moderno com a monarquia nacional, as relações econômicas com a chegada dos metais americanas e o renascimento cultural e cientifico. Em alguns países a reforma foi tão drástica que expulsou as ordens religiosas. Por outro lado, o conhecimento começou a ser agregado nas primeiras universidades. Nos séculos XII e XIII, foi fundada a universidade de Salerno (escola medica de Bolonha) com forte influencia religiosa. A companhia das irmãs de caridade por São Vicente de Paulo e Luiza de Marilac em 1633, na França, tinha como objetivo assistir aos pobres espirituais e corporalmente doentes com remédios e alimentos. Vale ressaltar que o treinamento dessas moças era voltado a obediência, silencio e castidade, as virtudes cultivadas eram a humildade, simplicidade e caridade (tinham o cuidado com o aprendizado, no saber ler, escrever e nas atividades religiosas).

O nascimento do hospital como clinica, surgiu com os trabalhos de Michel Foucault, seria uma inovação no final do século XVIII. Com a Revolução industrial em 1760, poderemos destacar outros problemas com a saúde do trabalhador se tornando uma ameaça à manutenção e ampliação da produção industrial. Nesse período surgiu a necessidade de transformação diante a prática medica para recuperação da saúde em massa com a construção do conhecimento cientifico e teorias com intuito de promover a saúde sanitária, nível de atendimento, ventilação das salas cirúrgica, afastando doenças do espaço publico. Os hospitais dessa época eram construídos de acordo com o esquadrinha mento sanitário da cidade e a presença do medico se torna cada vez mais familiar no espaço hospitala.

A enfermagem na era moderna, surgi com a finalidade de disciplinar os agentes e o espaço hospitalar, essa nova enfermagem se baseia no modelo de ensino nigthingaleano, que surgiu na Inglaterra em 1860. A Florence Nigtingale era uma jovem burguesa que estabeleceu novos princípios para a educação de enfermeiras, qual organizou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com