TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas do processo de enfermagem

Pesquisas Acadêmicas: Etapas do processo de enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO: ENFERMAGEM – II BLOCO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO DE ENFERMAGEM

PROFESSORA: FABRICIA

ALUNA: EMANUELA MACHADO ARAUJO

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO DO ENFERMEIRO

Introdução

O primeiro passo do processo de enfermagem é o histórico rie enfermagem: roteiro sistematizado para o levantamento de dados (significativos para a(o) enfermeira(0) ) do ser humano que tornam possível a identificação de seus problemas.

O diagncístico rie enfermagem: a identificação das necessidades do ser humano que precisa de atendimento e a determinação pela enfermeira do grau de dependência deste atendimento em natureza e em extensão. O diagnóstico analisado e avaliado levará ao terceiro passo:

Plano assistencial: a determinação global da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido. Este plano assistencial é sistematizado em termos do conceito de assistir em enfermagem. isto é, encaminhamentos, supervisão (observação e controle). Orientação, ajuda e execução de cuidados.

Histórico

A expressão "processo de enfermagem" foi empregada pela primeira vez por IDA ORLANDO em 1961, para explicar o cuidado de enfermagem. Seus componentes são: comportamento do paciente, reação da(o) enfermeira(o) e ação. Como vemos, o significado é diferente do nosso. A Associação Americana de Enfermeiras dá as seguintes etapas para o processo de enfermagem: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, estabelecimento do objetivo, plano de cuidados, ação da enfermagem, renovação da coleta de dados (rrassessment) e revisão do plano. O uso dos termos assessment ou assessing inclui sempre o histórico de enfermagem; pode ou não incluir o diagnóstico de enfermagem, dependendo dos autores. Há inúmeros modelos do processo de enfermagem, mas nenhum deles tem base teórica, com exceção daquele de Sister CALLISTRAO Y, que se baseia na teoria da adaptação e consta das seguintes fases: levantamento (assessrnent) do comportamento do cliente, levantamento (assessment) dos fatores influentes, identificação do problema, estabelecimento do objetivo, intervenção, avaliação.

Histórico de enfermagem

Conceito

É o roteiro sistematizado para o levantamento de dados do ser humano (significativos para a(o) enfermeira(0) ) que tornam possível a identificação de seus problemas. Já em 1965 foi introduzido oficialmente no programa de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP a história dos problemas de saúde do paciente, com o título de Anamnese de Enfermagem; entretanto, este termo não nos satisfez, pois havia o problema de conotação com a anamnese médica. Procurou-se então outra denominação que, igualmente significativa, não tivesse o inconveniente apontado.

Características

Concisão - o histórico deve ser conciso, sem repetições, claro, preciso.

Informações que permitam dar um cuidado imediato.

Individualização - o histórico é individual e deve permitir tal objetivo.

Não duplicar informações - dados de interesse médico, por Exemplo, doenças da infância, não precisam ser colhidas pela (o) Enfermeira (o), basta ler a anamnese médica.

Responsabilidade

Só a(o) enfermeira(0) e a obstetriz poderão fazer o histórico de enfermagem; esta atividade não pode ser delegada. Em alguns casos o próprio paciente pode preencher parte de seu histórico, que obrigatoriamente deverá ser completado pela (o) profissional.

Técnica

Utiliza-se de preferência a entrevista informal, promovendo uma interação enfermeira-paciente. Outras técnicas são úteis e utilizadas durante toda a entrevista, como a observação. No exame físico emprega-se a inspeção, palpação e ausculta. É indispensável à apresentação pessoal, explicando-lhe o que se vai fazer e por que. O histórico deverá ser feito na admissão, isto é, no primeiro contato com o cliente, o que pode ocorrer no quarto, na sala de admissão da clínica, no ambulatório, no domicílio.

Problemas de enfermagem

A coleta de dados leva à identificação dos problemas de enfermagem. Problema de enfermagem é toda a situação e/ou condição apresentada. Pelo indivíduo, família ou comunidade que exija assistência profissional.

Exame físico

O exame físico tem por finalidade identificar problemas de enfermagem, diferindo por isso do exame feito pelo médico.

Material necessário:

• Lençol;

• Mesa de exame;

• Balança clínica com antropometro;

• Espátula;

• Termômetro;

• Esfigmomanômetro;

• Estetoscópio;

• Garrote;

• Bolas de algodão com álcool e éter.

Diagnóstico de enfermagem

É a segunda fase do processo da enfermagem. Analisando os dados colhidos no histórico, são identificados os problemas de enfermagem. Estes, em nova análise, levam à identificação das necessidades básicas afetadas e do grau de dependência do paciente em relação a enfermagem, para seu atendimento. Pela própria conceituação de enfermagem, vê-se que o diagnóstico comporta duas dimensões: identificar as necessidades e determinar o grau de dependência. Quanto à natureza, o grau de dependência pode ser total ou parcial. Na dependência total está implícita a extensão, e a natureza compreende tudo aquilo que a enfermagem faz pelo ser humano quando este não tem condições de fazer por si, seja qual for a causa. Em havendo dependência parcial, a assistência de enfermagem pode situar-se em termos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com