TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HUMANO COM HEXAMETÔNIO

Por:   •  20/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO DE FISIOLOGIA

EXEMPLO CLÍNICO – HUMANO COM HEXAMETÔNIO

W. D. M. Patton, em 1954, descreveu, de forma extraordinariamente vívida os efeitos de dose de hexametônio: “O indivíduo tem a pele rosada, exceto quando fica em uma fila por longo tempo, quando empalidece, podendo desmaiar. Seu aperto de mão é seco e quente. Ele é companheiro plácido e calmo; por exemplo, pode rir, mas não consegue chorar, por que as lágrimas não vêm. Sua história mais picante não o fará enrubescer, e as circunstâncias mais desagradáveis não conseguiram fazê-lo empalidecer. Seus colarinhos e mais permanecem muito limpos e cheirando bem. Ele usa cinta e, caso o encontre fora de casa, estará muito irrequieto (a cinta para comprimir seu reservatório vascular esplâncnico para impedir que o sangue vá para suas pernas). Não gosta de falar muito a não ser quando ajudado por algo para molhar sua boca e garganta secas. Ele tem visão para longe e é, facilmente ofuscado por luz intensa. A vermelhidão de seus olhos pode sugerir hábitos irregulares e, na verdade, sua cabeça é muito fraca. Mas, ele sempre se comporta como cavalheiro, nunca eructando ou soluçando. Tende a sentir frio e sempre se apresenta bem agasalhado. Mas sua saúde é boa; não tem as doenças da vida moderna, hipertensão e úlcera péptica. Emagrece por que seu apetite é modesto; nunca sente dores de fome e seu estômago não ronca. Ele fica bastante constipado, de forma que sua ingestão de óleo mineral é alta. À medida que envelhece irá ter retenção urinária e impotência. Não se tem certeza de como irá terminar, mas, talvez, se não tiver cuidado, comendo cada vez menos e ficando cada vez mais com frio, ele irá ter coma hipogligêmico, assintomático e morrer, como foi proposto para o universo, um tipo de morte entrópica.”

FONTE: DAVIES A, BLAKELEY AGH & KIDD C; Tradução Charles Alfred Esbérard. Fisiologia Humana. Porto Alegre, Artmed, 2002, pp. 156-7.

Baseado no texto proposto acima responda:

  1. Qual é o provável mecanismo de ação do hexametônio?

Bloqueador ganglionar. Promove a estimulação prévia do gânglio autonômico e não altera o potencial de membrana. Utilizado no tratamento da hipertensão. Constitui bloqueador clássico porque possui afinidade pelo receptor, mas não despolariza o neurônio. O efeito do bloqueador ganglionar será antagônico ao tônus que naturalmente mais afeta o sistema.

  1. Escolha dois trechos do texto que permitiram-no chegar a conclusão apresentada na questão 1. Explique porque escolheu estes dois trechos.

“...Ele fica bastante constipado, de forma que sua ingestão de óleo mineral é alta. À medida que envelhece irá ter retenção urinária...” e “por exemplo, pode rir, mas não consegue chorar, por que as lágrimas não vêm.” Nesses dois trechos o tônus dominante é o parassimpático, e o efeito resultante do bloqueio ganglionar é a redução do tônus, da motilidade e das secreções que Pode conduzir à constipação e à retenção urinária.

“...e impotência.” Nesse trecho o tônus é simpático e parassimpático, e o efeito resultante do bloqueio ganglionar é Inibição da ereção e da ejaculação, ou seja, impotência sexual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com