TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ingurgitamento Mamário

Por:   •  16/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Ingurgitamento mamário

O ingurgitamento mamário tem sido uma das principais dificuldades na amamentação, frequentemente ocorre nos primeiros dias pós-parto (3-5 dias), posteriores ou junto com a apojadura (descida do leite). É importante diferenciar o ingurgitamento fisiológico do patológico, como no processo de lactogênese (produção do leite), a apojadura é designada como ingurgitamento fisiológico (SOUSA et al, 2012).  Por sua vez, o ingurgitamento patológico caracteriza-se pela distensão tecidual excessiva, em que as mamas ficam excessivamente distendidas, o que causa dor, hiperemia local e edema mamário. As mamas ficam achatados, dificultando a pega do recém-nascido. O ingurgitamento mamário pode ser classificado, de acordo com o local da mama acometido, em lobular, onde a dor se refere em pontos esparsos da mama; lobar, aonde a dor consiste em uma ou mais regiões esparsas da mama; ampolar, aonde a dor é na região areolar, com presença de edema; e a glandular, em que a dor consiste em toda a glândula, podendo se acarretar em ingurgitamento glandular não obstrutiva e obstrutiva.

Para evitar ingurgitamento, a pega e a posição para amamentação devem estar adequadas e, quando houver produção de leite superior à demanda, as mamas devem ser ordenhadas manualmente. Sempre que a mama estiver ingurgitada, a expressão manual do leite deve ser realizada para facilitar a pega e evitar fissuras.

PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS NOS CASOS DE INGURGITAMENTO MAMÁRIO

Como visto previamente, o ingurgitamento mamário consiste em fisiológica e patológica, contendo várias maneiras de classificação. Para tratar o ingurgitamento mamário patológico, é necessário procedimento de caráter preventivo e também caráter curativo, assim amparando a cliente de forma eficaz.

  • Caráter preventivo

Neste procedimento é necessário orientar que sempre que for oferecer a mama, testar a flexibilidade da região areolar, e se estiver flexível oferecer a mama ao bebê. Em caso de que a região não esteja flexível, retirar o leite manualmente, até ela se tornar flexível.

[pic 1]

Após amamentação, fazer a auto palpação da mama, a fim de detectar precocemente pontos dolorosos, em razão em que se ocorrer acúmulo de leite, levando à dor, em consequência a oferta está sendo maior que a procura, tendo como recomendação a retirada manual do leite até o desaparecimento da dor.

[pic 2]

Em caso de que a paciente não detectar pontos dolorosos, recomenda-se que a mãe amamente o RN (recém-nascido) sempre que ele solicitar, garantindo apenas a flexibilidade areolar.

No caso em que a produção é maior que a drenagem, em consequência, aumenta a pressão, levando-a dor. Neste caso, é recomendado que antes de cada mamada fazer a retirada manual do leite através da expressão da borda areolar, com finalidade de deixar essa região flexível, permitindo, que o RN faça uma boa pega, desempenhando a força no ponto correto (seios galactóforos) para drenagem do leite e procedendo corretamente a dinâmica de sucção; e entre e/ou após as mamadas fazer a auto palpação, com a finalidade de identificar pontos ou regiões dolorosas.

  • CARÁTER CURATIVO

É utilizado nos casos de grande desequilíbrio entre a produção láctea e a drenagem, indicado para os ingurgitamentos glandulares (não obstrutivos e obstrutivos) e ampolar.

  1. Ingurgitamento glandular não obstrutivo: para esta condição, deve-se amamentar normalmente (desde que tenha flexibilidade areolar); e proceder à retirada manual do leite, até o ponto de conforto e desaparecimento da dor, este procedimento deve-se ser realizado em vários períodos do dia, até que se consiga obter o equilíbrio entre a oferta e a procura.
  2. Ingurgitamento glandular obstrutivo:  para esta circunstância, é necessário verificar a cada 3 horas se a drenagem se iniciou, neste caso, pode ocorrer C.V.L. (congestão veno-linfática) dos alvéolos, canalículos e ductos alcançando obstrução, tendo que se atentar ao sinais e sintomas da C.V.L., quando se inicia a drenagem láctea para a retirada do leite parcimoniosamente, em virtude de aumento do fluxo de leite, deve se retira-lo até o ponto de conforto sistematicamente a cada 3 horas; e deve-se fazer o uso de analgésicos e antiflamatórios, mediante prescrição médica, caso a mulher esteja sentindo muita dor.
  3. Ingurgitamento ampolar: neste caso, precisa suspender a lactação na mama comprometida até o desparecimento completo do edema, pois, se a aréola estiver edemaciada, o RN não poderá fazer uma boa pega e, desta forma, não conseguirá aplicar à força adequada nos seios galactóforos. E deve-se fazer a retirada manual do leite, através da expressão areolar sistemática, até regressão do estado clínico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (753.1 Kb)   docx (810.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com