TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Laboratório Anatomo Patológico,

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Visita ao laboratório Anatomo patológico, LAP´s (Laboratório de Anaatomia Patológica Serapião).

O laboratório é composto por uma equipe especializada: Médico patologista, recepcionista e técnicos. A anatomia patológica é a área de apoio que possibilita diagnósticos rápidos e precisos na análise de todas as peças cirúrgicas, biópsias, autópsias e neoplasias; são realizados exames;

Tem início com o histórico clinico do paciente, o material é separado e etiquetado em potinhos com a requisição. Existem vários tamanhos de materiais, Dra escolhe a peça, são colocados em cassetes devidamente identificados; dependendo a peça é definido a quantidade de cassete.

Os cassetes são colocados em um uma máquina com 12 cubas, ficando cerca de uma hora em cada cuba. A amostra entra em contato com formol para que não haja morte celular e haja fixação, então vai para o álcool para desidratar e no xilol para clarificar. A amostra então é colocada em parafina a fim de torná-la rígida e permitir o corte em lâminas finas no micrótomo. Ao ser imersa em parafina fundida, o bloco de amostra com parafina é então colocado na geladeira para resfriamento.

        A próxima etapa consiste em colocar o bloco no micrótomo para que ele possa ser cortado em fatias muito finas, sendo que após, essa pequena fatia deve ser colocada em banho-maria e então pescada com a lâmina, indo então para uma estufa onde a parafina é derretida para que a lâmina possa ser corada. Após os banhos de coloração, que podem ser com hematoxilina com eosina ou azul de metileno, ela passa novamente por banho de álcool e xilol e então vai para secagem. Depois, está pronta para ser laudada.

        Para a realização de um laudo de exame preventivo, no entanto, a coloração recebida pela lâmina é diferente, sendo ela a coloração de Papanicolaou. Essa coloração consiste em um 1º banho para fixação, 2º banho com hematoxilina, 3º,4º e 5º banhos com 10 mergulhos em álcool, 6º banho com Orange G, 7º e 8º banhos com 10 mergulhos de álcool, 9º banho com EA 36, 10º,11º e 12º banhos com álcool e no último banho, xilol. Por fim ela recebe verniz automotivo; quando prontas as laminas são disponibilizadas ao médico patologista para leitura do material juntamente com o histórico clinico paciente. Após identificado ou não, um laudo é gerado pelo médico patologista, encaminhado ao médico assistente, que faz o acompanhamento do caso e será responsável por definir a conduta de tratamento, mediante o resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com