TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Medicamentos Através Da Pele

Por:   •  10/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

MEDICAMENTOS ATRAVÉS DA PELE

        A pele é o maior orgão do corpo humano e é responsável por diversas funções vitais, como proteção, regulação de temperatura e eliminação de toxinas. Além disso, a pele também é responsável pela a absorção de medicamentos, tanto tópicos quanto transdérmicos.
No entanto, a absorção dos medicamentos pela pele pode ser influenciada por diversos fatores, como idade, sexo e a química presente no medicamento, neste texto, serão abordados três dos principais fatores que podem influenciar a absorção de medicamentos pela pele: a idade do paciente, a formulação do medicamento e a condição da pele do paciente.
                O primeiro fator que pode influenciar é a idade do paciente a absorção de medicamentos pela pele é a idade do paciente. A pele de um adulto jovem é consideravelmente mais permeável do que a pele de um adulto mais velho. Isso se deve a uma série de fatores, como a diminuição na densidade de folículos pilosos e a redução da quantidade de lipídios presentes na pele. Como resultado, os idosos podem ter uma absorção menor de medicamentos através da pele, o que pode afetar a eficácia do tratamento. Além disso, a pele de um bebê é ainda mais permeável do que a de um jovem, o que pode levar a uma absorção excessiva de medicamentos ou outras substâncias através da pele. Portanto, a idade do paciente deve ser considerada ao prescrever medicamentos tópicos ou transdérmicos, em crianças a pele pode ser mais espessa e resistente, podendo diminuir a absorção da medicação, e podendo dificultar a aplicação, levando em consideração que a área da superfície da pele em crianças em relação a massa corporal é maior do que em adultos, possivelmente influenciando também na dosagem dos medicamentos tópicos.
        O sexo do paciente em inclusive pode influenciar na absorção dos medicamentos. Estudos comprovam que em mulheres, a pele é mais permeável em relação a dos homens, ampliando o absolvimento das medicações, dá-se através da diferença na estrutura da pele e na quantidade de glândulas sebáceas e sudoríparas, entretanto, alguns casos a absorção de tópicos pode ser menor em pacientes do sexo feminino, devido ao uso de cremes hidratantes e maquiagem, afetando a permeabilidade da pele.
        O segundo fator que pode influenciar a absorção de medicamentos pela pele é a formulação do medicamento. Existem diferentes tipos de formulações de medicamentos tópicos e transdérmicos, que incluem cremes, pomadas, géis, emplastros e adesivos. Cada tipo de formulação tem uma composição específica, que afeta a capacidade do medicamento de ser absorvido pela pele. Por exemplo, cremes e géis são formulados para penetrar rapidamente na pele e absorver-se em poucos minutos, enquanto pomadas e emplastros podem demorar horas ou até mesmo dias para alcançar a absorção máxima. Além disso, muitas formulações de medicamentos tópicos e transdérmicos contêm substâncias que ajudam a aumentar a permeabilidade da pele, como álcool ou surfactantes. Estas substâncias podem ajudar a melhorar a absorção do medicamento, mas também podem causar irritação ou reações alérgicas em alguns pacientes.

O terceiro fator que pode influenciar a absorção de medicamentos pela pele é a condição da pele do paciente. A pele saudável e intacta é capaz de absorver medicamentos mais facilmente do que a pele danificada ou inflamada. Por exemplo, as lesões de Psoríase, eczema ou acne podem afetar a absorção de medicamentos tópicos, pois alteram a integridade da barreira cutânea e a densidade dos folículos pilosos. Além disso, a exposição a agentes irritantes, como detergentes ou solventes, pode danificar a barreira cutânea e comprometer a absorção de medicamentos. Por outro lado, quando a barreira cutânea está comprometida, pode ser necessário utilizar uma formulação mais forte ou uma técnica de aplicação mais intensiva para garantir a absorção adequada do medicamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com