TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

SOBRE O MST

O primeiro acampamento de trabalhadores rurais aconteceu/desapropriação em 1982, mas o movimento MST só surge em 1984 em seu primeiro encontro nacional no Paraná. Ali decidem fundar um movimento nacional  com três objetivos principais: lutar pela terra, lutar pela reforma agrária e lutar por mudanças sociais no país (luta pelo socialismo). Em 1985 ocorreu o primeiro congresso e dele saiu a deliberação de que a ocupação é a única solução. Depois desse congresso todos os estados começaram a fazer ocupações.

Em 1988 os artigos 184 e 186 garantem a desapropriação de terras que não cumpram sua função social. Porém o governo Collor foi caracterizado por uma forte repressão contra a luta dos Sem Terra. Foi durante o governo do seu vice, Itamar Franco, que foi aprovada a Lei Agrária (Lei 8.629), fazendo com que as propriedades rurais fossem reclassificadas com a regulamentação da Constituição. Essa ação fez com que não existissem mais vieses jurídicos que impossibilitassem as desapropriações. Perdurou até 93.

Em 1990 ocorre o segundo congresso nacional, saindo com o objetivo de aumentar a produção nos assentamentos pra vender pro país tambem, e com isso os debates sobre agroecologia (modo de produção sem agrotoxicos) começa

Em 1993 é criada a Via Campesina, um movimento internacional que aglutina diversas organizações camponesas de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres camponesas e comunidades indígenas dos cinco continentes

Durante o governo FCH o Brasil testemunhou também os dois maiores massacres da segunda metade do século 20: Corumbiara (1995), em Rondônia, e Eldorado dos Carajás (1996),no Para, contra assentamentos. O FHC diz aí que realizou a maior história da Reforma Agrária no Brasil porém na verdade ele clonou os dados dos assentamentos, registrando dados falsos sobre assentamentos criados e mantidos por FHC.

O que é/Como funciona?

Como sabemos, no Brasil existe uma desigualdade em tudo, inclusive no acesso à terra, e predominava o grande latifundio como sinonimo de poder. As camadas menos favorecidas tem dificuldades na posse a terra. A terra é de quem? É de quem botou uma cerca em volta e chamou de sua? Será que a terra não é de todos nós que somos filhos do planeta e temos direito à poder trabalhar na terra, colher os frutos pra nos alimentarmos e vivermos com dignidade.

Muita gente chama o mst de vagabundo.. trabalhadores camponeses

O MST nasceu da desapropriação de grandes latifúndios, pedaços de terra enormes pertencentes as familias da aristocracia e geralmente sem uso algum ou moradores. Essa ação de ocupação, que é basicamente chegar as famílias ali e construir um assentamento, fincar a bandeira, também é simbólica e representa a luta contra a concentração fundiária e o estado desigual. A lona preta é o retrato da luta cotidiana do Movimento contra o latifúndio, a segregação e as injustiças sociais que tanto castigam esse país. A principal bandeira do MST, que é oq eu eles vem lutando até hoje, é a Reforma Agrária: A nação, por meio do Estado, do governo, das leis e da organização de seu povo deve zelar permanentemente, pela soberania, pelo patrimônio coletivo e pela sanidade ambiental. É preciso realizar uma ampla Reforma Agrária, com caráter popular, para garantir acesso à terra para todos os que nela trabalham. Garantir a posse e uso de todas as comunidades originárias, dos povos indígenas, ribeirinhos, seringueiros, geraiszeiros e quilombolas. Estabelecer um limite máximo ao tamanho da propriedade de terra, como forma de garantir sua utilização social e racional.

É preciso organizar a produção agrícola nacional tendo como objetivo principal a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (transgênicos) para toda a população, aplicando assim o princípio da soberania alimentar. A política de exportação de produtos agrícolas deve ser apenas complementar, buscando maior valor agregado possível e evitando a exportação de matérias-primas.

O que mais o MST defende?

Mas no geral, o MST aí eu vou explicar um pouco do campo político que ele representa, que é o mesmo campo politico do levante que é movimento que eu faço parte, o que a gente defende é o PROJETO POPULAR PARA O BRASIL <3 que significa um conjunto de reformas estruturais da sociedade, para que as pessoas se libertem da opressão de classe, se reconheçam em seu trabalho, tenham autonomia sobre si próprias, e valores como a coletividade passem a predominar conforme caminhe as gerações. Vai Muito além da luta de um partido para alcançar o poder, por exemplo. Nós não somos ligados diretamente a nenhum partido, porém enxergamos eles como uma ferramenta importante de luta da classe trabalhadora, eu to achando extremamente complicado inclusive esse discurso de ódio aos partidos, que todos são iguais. As demais bandeiras do MST são: cultura, combate às opressões, democratização da comunicação, saúde pública, desenvolvimento (eliminaçao da pobreza e desigualdade social),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com