TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NPS nos Hospitais

Por:   •  26/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

ECOTEC BETIM

Disciplina: Inteligência Emocional e Aculturamento Ágil

Curso: Técnico em Enfermagem  Turno: Noite

Aluno: Marcos Antonio Alves Costa

O que é NPS – Net Promoter Score?

O Net Promoter Score, ou NPS, é uma metodologia criada por Fred Reichheld, nos EUA, com o objetivo de realizar a mensuração do grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de empresa. Baseada em realizar apenas uma pergunta ao cliente, sua ampla utilização se deve à simplicidade, flexibilidade e confiabilidade da metodologia. No entanto, se tornou importante a pesquisa de satisfação do cliente, medida por perfis de cada cliente/paciente que são elas: detratores, neutros e promotores

Saiba como funciona a classificação da metodologia Net Promoter Score.

Clientes Detratores - são os clientes com experiência negativa seja com a marca, produto ou serviço e não acreditam que esta agregou valor em suas vidas. Mediante a isso, não voltam a fazer contratações, não indicam as instituições para amigos ou familiares e, muito das vezes, ainda comentam negativamente sobre o estabelecimento.

Clientes detratores: notas de 0 a 6

Clientes Neutros – são aqueles que de certa forma na experiencia tida com a instituição e/ou empresa, não ficaram nem satisfeitos e nem insatisfeitos. A experiência não foi nem positiva, nem negativa. Esse tipo de clientes/pacientes não costuma ser leal ou entusiasta da instituição. Usa os serviços apenas na extremidade de sua necessidade.

Clientes neutros: notas de 7 a 8

Clientes Promotores - são os clientes que tiveram experiência positiva com a marca, acreditando que esta agregou valor em suas vidas. Portanto, não só voltam a fazer negócio com empresa ou instituição, como também indicam para outras pessoas.

Clientes promotores: notas 9 a 10

O NPS na saúde – como configurar?

É importante definir qual será o principal ponto de contato, ao fazer as pesquisas para entender estas experiências com o paciente. Para facilitar a análise dos resultados, é interessante que as pesquisas sejam separadas por áreas médicas específicas, tais como Pronto Socorro, Medicina Diagnóstica, Internação e Tratamentos Oncológicos. Dessa forma, o paciente que tiver contato com algum desses setores, é indicado a receber a pesquisa no dia seguinte.

Para que a amostragem seja a mais próxima da realidade possível, o ideal é que a pesquisa seja realizada com todos os pacientes das áreas de saúde. Se for um volume impraticável, é indicado o mínimo de amostras que garanta confiabilidade dos dados e informações a um nível de confiança de 99% e margem de erro de 1%.

Sobre a Certificação Hospitalar ONA e NPS

A certificação hospitalar ONA é referência de qualidade em gestão hospitalar.

ONA significa Organização Nacional de Acreditação. Trata-se de uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Acreditação é a metodologia de certificação e avaliação de serviços de saúde. Os serviços podem ser: hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios odontológicos e até mesmo laboratórios em que são feitos exames. Certificações e licenças cabem ao Estado, o que não é o caso da ONA.

As pesquisas de Net Promoter Score são aceitas pela ONA. Para isso, é necessário que as instituições e clínicas de saúde, emitam relatórios sobre a satisfação do cliente. Somente assim elas conseguirão a certificação ONA.

Conhecendo alguns princípios básicos da certificação ONA:

- Voluntário, solicitado pela própria organização da saúde;

- Sigiloso, ou seja, as informações obtidas em cada organização de saúde durante a avaliação não são divulgadas;

- Periódico, com prazo de validade do certificado, necessitando nova avaliação após o vencimento.

Praticando NPS na saúde

Não é preciso ser profissional da área de pesquisas ou saúde para observar que as mudanças têm sido constantes na área. Um exemplo que ganhou notícias foi o descredenciamento de vários hospitais pela rede Amil, ocorrido no mês de abril de 2019. No comunicado oficial, a empresa explica que a atitude foi baseada no compromisso de promover uma boa experiência do cliente na área da saúde. Devido ao ocorrido, as instituições não divulgam o relatório de pesquisa de satisfação de seus pacientes, mantendo arquivo apenas para fins de melhorias internas. Com isso também, as instituições demostram grande preocupação em manter o nível elevado de satisfação dos seus pacientes e uma maneira em que a gestão de experiência do cliente pode ser feita de maneira estratégica no setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com