TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ENFERMAGEM

Por:   •  18/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal Centro de Educação a Distância[pic 1]

Curso de Enfermagem

UNIDERP

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ENFERMAGEM

ACADÊMICOS:

DANYELLA ALEXSANDRA FRANCISCA DA CRUZ LIMA RA: 8378857951

DJENAN LEITE DE LIMA RA: 9149284482

GRACIETE ARAÚJO COMIN RA: 8946193367

MARIA MICHELE BEZERRA DE ZASOU RA: 8523941964

PAULO HENRIQUE RAMOS DE OLIVEIRA RA: 8516872581

SÉGINA FERREIRA BEZERRA RA: 8900116274

ESTUDO DE CASO

TUCURUÍ-PA 2018


Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal Centro de Educação a Distância[pic 2]

Curso de Enfermagem

ACADÊMIC0S:

DANYELLA ALEXSANDRA FRANCISCA DA CRUZ LIMA RA: 8378857951

DJENAN LEITE DE LIMA RA: 9149284482

GRACIETE ARAÚJO COMIN RA: 8946193367

MARIA MICHELE BEZERRA DE ZASOU RA: 8523941964

PAULO HENRIQUE RAMOS DE OLIVEIRA RA: 8516872581

SÉGINA FERREIRA BEZERRA RA: 8900116274

ESTUDO DE CASO

Estudo de caso do Estágio Supervisionado na área hospitalar, com o objetivo de aplicar na pratica o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso e como avaliação final do modulo de estagio supervisionado na área hospitalar.

TUCURUÍ-PA 2018


ESTUDO DE CASO

TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO – TCE

INTRODUÇÃO

Um dos principais problemas de saúde pública de âmbito mundial, o Traumatismo Crânio encefálico (TCE) está se tornando cada vez mais incidente no mundo moderno. Foi a partir desta análise que essa relevante patologia que é causada por acidentes e atos de violência, à evolução do homem e de suas tecnologias (BARBOSA FT, CUNHA RM, et, al. 2006 apud OLIVEIRA et al. 2018).

O TCE tem grande impacto na saúde da população em geral, tendo uma evidente influencia tanto na morbidade quanto na mortalidade do paciente hospitalar, representando de 15% a 20% das mortes em vítimas com idade entre 5 e 35 anos, sendo responsável por 1% de todos os óbitos em adultos (OLIVEIRA et al. 2018).

Conforme Organização Mundial de Saúde (OMS), uma de cada quatro a nove pessoas por ano sofrem lesões incapacitantes e 2% do total da população mundial está incapacitada como resultado de lesões cranianas ocasionadas por acidentes ou violência (PEIXOTO, 1998 apud FETTERMANN FA et al. 2018).

OBJETIVOS

Objetivo geral: Identificar e fundamentada na sistematização da assistência de enfermagem aos pacientes vítimas de Traumatismo Crânio encefálico (TCE). Identificou-se a importância da atuação do enfermeiro no atendimento ao paciente com traumatismo crânio-encefálico, e que a conduta correta e agilidade no atendimento, possibilita menor chance de sequelas para o paciente.

Objetivos específicos:

  • Auxiliar no atendimento imediato com abordagem rápida e eficaz realizado pelo enfermeiro devidamente qualificado;
  • Analisar as dificuldades enfrentadas pelo usuário durante o acolhimento;
  • Proporciona um diagnóstico precoce diminuindo as chances de lesões e agravamentos.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de natureza descritiva, do tipo estudo de caso, desenvolvido a partir da avaliação clínica durante estágio supervisionado no Hospital Regional de Tucuruí – Pará no setor da Unidade de Terapia intensiva - UTI. A amostra foi escolhida por seu histórico de saúde. Para a fundamentação teórica foram pesquisados artigos eletrônicos, consiste também em revisão bibliográfica, diante do processo patológico presente no caso, livros didáticos e on-line, realizada na biblioteca virtual de saúde.

HISTÓRICO DE ENFERMAGEM:

A.P.G, residente em Novo Repartimento-PA, vítima de agressão física, ocasionando um TCE grave, encaminhado ao Hospital Regional de Tucuruí – HRT, conduzido ao centro cirúrgico para realização de procedimento cirúrgico de craniotomia com o neurocirurgião para drenagem de hematoma subdural à esquerda, identificando-se através de exames realizados (TC de crânio, aderindo para coma profundo, necessitando de cuidados intensivos em unidade de terapia intensiva – UTI).

Medicações utilizadas conforme prescrição medica: Dieta hipossódica, soro fisiológico 5000ml + Gliconato de cálcio 10%. 30ml de Omeprazol 40mg + 18ml agua destilada, dipirona, bromoprida, higiene oral com clorexidina, glicemia capilar, insulina regular s/c de acordo com cronograma médico, glicose 50%, fenitoína 50mg/2ml, cabeceira elevada à 30ºC, fisioterapia motora e respiratória, verificação dos sinais vitais de 2/2 horas.

Dados relevantes: Craniotomia para drenagem de hematoma. Passagem de intracath. Passagem de sonda vesical de demora – SVD. Passagem de sonda nasogástrica – SNG. Ventilação mecânica.

Exames solicitados: Tomografia computadorizada do crânio, raio x do tórax, raio x de Membro inferior direito-MID, raio x de tórax PA, hemograma completo, ureia / creatinina, cálcio, glicemia em jejum.

EXAME FÍSICO

Ao exame físico apresenta-se com pele normocorada, crânio com deformidades anatômicas em região temporal causada pela agressão, com cicatriz cirúrgica, couro cabeludo com presença de cortes contusos + incisão cirúrgica, ausência de sujidades ou escabioses. Região ocular: olhos assimétricos, com presença de hematoma em olho direito, olho esquerdo reativo, pupilas anisocóricas, fotoreagente, cavidade nasal integro e limpa, com presença de sonda nasogástrica para dieta por gavagem. Paciente traqueostomizado respirando em ar ambiente, canal auditivo, pavilhão auricular externo sem deformidades congênitas e sem resposta auditiva, cavidade oral integra e limpa, arcada dentaria incompleta com deformidades visíveis e sem alterações, fazendo assepsia com clorexidina. Região cervical sem presença de nódulos infartados. Tórax simétrico com respiração espontânea 16rpm, expansão simétrica sem aumento na sensibilidade a palpação. Faz uso de acesso venoso central em veia subclávia (VSC) sem presença de sinais flogísticos, AP: MV+ S/ R.A. AC: BNF 2T sem alterações. Abdômen flácido plano, simétrico timpanismo à percussão nos quatros quadrantes e indolor à palpação. MMSS simétricos com presença de edemas em extremidades. MMII simétricos com presença de edemas ++ com ferimento oclusivo em MID. Funções fisiológicas ++ evacuação + diurese. Genitália integra e limpa sem lesões ou secreções, com uso de sonda vesical de demora nº: 20, com debito urinário de 550 ml com aspecto amarelo escuro, SSVV: PA: 100x60 mmHg. Temp: 35.6ºC. FC: 96 rpm. FR: 16 rpm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com