TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OXIGÊNIO COMO PRINCIPAL ELEMENTO

Por:   •  30/10/2018  •  Seminário  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Critico

De acordo com o texto o oxigênio é o principal elemento usando pelos tecidos para obter energia. Porém na mitocôndria tecidual as taxas de hemoglobina tem que está dentro do padrão, no entanto com a falta de hemoglobina ocorre desta forma uma certa deficiência na distribuição do oxigênio pelo organismo fazendo com que o débito cardíaco deveria aumentar 20 vezes para atender às demandas metabólicas de repouso.

Como mecanismos compensatórios, tais pacientes podem apresentar respostas cardiovasculares hipercinéticas e aumento da taxa de extração periférica de oxigênio, com isso vem as consequências como falta de ar , tonturas e fraquezas.

Em pacientes com doença falciforme já foi demonstrado que a hemoglobina S apresenta desvio de sua curva de dissociação para a direita fazendo a liberação de oxigênio aos tecidos, pode contribuir para menor HbO2 arterial apresentada por esses pacientes, principalmente no esforço, em função da baixa afinidade ao oxigênio dessa hemoglobina.

De acordo com a avaliação feita em crianças e adolescentes com a doença falciforme através de um teste de caminhada por 6 minutos, percebe-se uma elevada frequência de alterações de trocas gasosas durante o esforço. Com isso a anemia altera as trocas gasosas, aumenta o debito cardíaco, o que fica ainda mais aumentado com o esforço físico, podendo causa hipertensão pulmonar

Os autores mostram com esse estudo a importância de fazer um acompanhamento desde criança em portadores de anemia falciforme, para que sejam detectados possíveis complicações o mais cedo possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (35.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com