TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANDRÉ PEREIRA LOPES

222.2693

MARA ALINE PEREIRA DA SILVA

222.2694

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Dourados

2019


[pic 2]

ANDRÉ PEREIRA LOPES

222.2693

MARA ALINE PEREIRA DA SILVA

222.2694

O PAPEL DO ENFERMEIRO NA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Trabalho apresentado à disciplina de Linguagem e Argumentação 2, do Curso de Enfermagem, oferecido pela UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados.

Prof. ͣ orientadora: Andreia.

Dourados

2019


COSTA, M.J.C.  -Atuação do enfermeiro na equipe multiprofissional.  Rev.  Bras.  Enf.  DF, 31  :  321-339.  1978.

“Os objetivos que norteiam a instituição hospitalar são alcançados através da equipe multiprofissional onde cada elemento é uma peça de engajamento de toda uma engrenagem 12. ”(p.321)

’O Enfermeiro é um dos elementos que compõe a equipe multiprofissional no sistema de saúde:  colabora no planejamento e execução dos programas a serem desenvolvidos e pela intimidade com os problemas, é o elemento credenciado para identificar as necessidades do paciente, sendo o contingente humano de maior sensibilidade na promoção de saúde do indivíduo e da coletividade 12’. (p.321)

O trabalho em equipe não significa, portanto, a somação de indivíduos organizados para uma tarefa comum, mas a integração de cada elemento que a compõe, atendendo às peculiaridades grupais, e numa reunião de técnicos em várias especialidades profissionais, desempenhando funções harmônicas numa verdadeira inter complementação 12.  (p.322)

“Um constante interesse para alcançar os objetivos propostos deve nortear a equipe, onde cada elemento necessita do trabalho do outro através de uma estreita colaboração. ”(p.322)

O trabalho em equipe multiprofissional nem sempre resulta perfeitamente uniforme e sem incidentes. O mesmo não nasce espontaneamente, sendo que uma verdadeira conscientização do papel de cada elemento contribui para eliminar aspectos que interferem em seu funcionamento eficaz. (p.324)

NEVES, Marília Maria Andrade Marques da et al. O papel dos enfermeiros na equipa multidisciplinar em Cuidados de Saúde Primários: revisão sistemática da literatura. Revista de Enfermagem Referência, n. 8, p. 125-134, 2012.

“A equipa tem de compreender a diversidade dos seus componentes, as competências e os saberes dos seus profissionais, e tirar partido disso no benefício de todos. ”(p.126)

“É necessário diluir o conhecimento das diferentes disciplinas num todo de relações que podem contribuir para compreender a complexidade do ser humano. ”(p.127)

Muitos dos participantes neste estudo consideraram ser necessário um suporte organizacional para a mudança, uma vez que a implementação efetiva de equipas interdisciplinares exige liderança, comprometimento e participação ampla de toda a organização. (p.130)

“Os profissionais da equipa têm diferentes competências e o funcionamento eficaz depende da compreensão das respetivas funções e responsabilidades. ”(p.131)

“(...)o desenvolvimento interdisciplinar deve proporcionar oportunidades para que o enfermeiro (e outros profissionais) possam maximizar o seu contributo na equipa, expandindo o seu papel (O’Neill e Cowman, 2008). ”(p.132)

Embora identificando que há desafios a superar para uma participação mais efetiva dos enfermeiros na decisão, planeamento e coordenação de cuidados, há reconhecimento de que a mudança vai ocorrendo à medida que o papel do enfermeiro vai sendo melhor compreendido no seio da equipa e entre os utentes. (p.133)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com