TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transtorno Do Espectro Autista:Atuação Do Psicólogo Em Equipe Multiprofissional, Em Específico Com O Terapeuta Ocupacional.

Por:   •  25/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.352 Palavras (10 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 10

Área de conhecimento: Psicologia 

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA:ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, EM ESPECÍFICO COM O TERAPEUTA OCUPACIONAL.

Autor 1

Ângela Meschede Motta

Acadêmica de Psicologia do Centro Universitário da Amazônia (UNAMA). angelameschede@gmail.com

Autor 2

Lucélia de Jesus Amaral Jati

Centro Universitário da Amazônia (UNAMA). Curso de Graduação em Psicologia. Especialista em Avaliação Psicológica. Orientadora.

Resumo

O presente trabalho discute a importância da atuação do psicólogo em equipe multiprofissional no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em especial junto ao terapeuta ocupacional (TO). Buscou-se identificar as diferenças entre as práticas de ambos profissionais no tratamento do TEA, visando uma abordagem integrada e individualizada do paciente. A partir de uma visita em clínica multiprofissional foi possível compreender a importância da Terapia Ocupacional trabalhando em conjunto com a psicologia na reabilitação de crianças com TEA e a relevância de uma equipe multiprofissional e de um ambiente que simule a rotina de vida do paciente para a promoção da autonomia e independência, junto com uma abordagem individualizada e adaptada às necessidades de cada paciente.

Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Residência terapêutica, Transtorno do Espectro Autista, Psicologia.

1. Introdução

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento da criança. O tratamento do TEA é multidisciplinar e requer a atuação de diversos profissionais da saúde, incluindo o psicólogo e o terapeuta ocupacional (TO). De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a prevalência do TEA é estimada em cerca de 1 em cada 160 crianças em todo o mundo. Segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), o TEA é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação social, associados a padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Durante uma visita técnica realizada em uma clínica de reabilitação em TO, e psicoterapia infantil foi possível observar o atendimento juntamente com a TO, de uma criança que faz acompanhamento na clínica e também, conversar com a psicóloga que trabalha em conjunto com a mesma. A clínica visitada utiliza moldes de residência para promover a inclusão social e autonomia dos pacientes e se mostrou um ambiente acolhedor e seguro. Durante a observação do atendimento, foi possível notar a utilização de estratégias específicas para estimular as habilidades motoras finas, cognitivas e sociais da criança. A TO e a psicóloga trabalham em conjunto para proporcionar um atendimento integrado às necessidades da criança.

O trabalho da equipe multiprofissional é de fundamental importância para a criação de um ambiente seguro e acolhedor, capaz de estimular o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. Para Almeida e Grove (2021, p. 21, apud, Araújo e Rocha 2007),

A ação multiprofissional pressupõe a possibilidade da prática de um profissional se reconstruir na prática do outro, ambos sendo transformados para a intervenção na realidade em que estão inseridos. Tornando necessária a presença de uma equipe multiprofissional, em instituições que prestam atendimento aos portadores de autismo, relacionando seu conhecimento para aprofundar a compreensão do caso e desenvolver a intervenção adequada.

Essa experiência, permitiu constatar a relevância da terapia ocupacional e da psicoterapia na reabilitação de crianças com TEA. Isso se deve ao fato de que o tal transtorno, é uma condição complexa e multifacetada que exige uma abordagem integrada e individualizada para cada caso, envolvendo diferentes áreas de atuação profissional. Além disso, segundo a psicóloga da clínica, o trabalho em equipe permite a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais podendo contribuir para a identificação precoce do TEA e para a elaboração de um plano de tratamento adequado às necessidades do paciente buscando uma abordagem mais ampla e efetiva no tratamento do transtorno.

O psicólogo, como membro da equipe multiprofissional, desempenha um papel crucial na avaliação e tratamento de crianças com TEA. Ele é responsável pela avaliação do estado emocional da criança e de sua família, além de planejar e implementar estratégias para melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores. Em colaboração com o TO, o psicólogo pode ajudar a criança com atipia a desenvolver habilidades sociais e emocionais, regular suas emoções e lidar com o estresse e a ansiedade que frequentemente acompanham o transtorno.

Assim, este trabalho tem como objetivo discutir o papel do psicólogo em equipe multiprofissional no tratamento de crianças com TEA, especialmente em colaboração com o TO. No resumo, serão tratados temas como a importância da abordagem multidisciplinar, a importância da atuação do psicólogo em equipe multiprofissional no contexto do TEA, assim como a terapia ocupacional e a importância da atuação conjunta desses profissionais na melhoria da qualidade de vida da criança com TEA e de sua família.

2. Metodologia

Qualitativa de observação individual não oculta, não participante, através de relato de experiência.

3. Resultados e discussões

3.1 Conceito de equipe multiprofissional

O trabalho em equipe multiprofissional consiste em uma modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes de diferentes áreas profissionais. Por meio da comunicação, ou seja, da mediação simbólica da linguagem, dá-se a articulação das ações multiprofissionais e a cooperação (PEDUZZI, 1998, p.10)

No contexto do TEA, uma equipe multiprofissional pode incluir profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras, neuropediatras, entre outros, que trabalham juntos para fornecer um cuidado abrangente e integrado para as necessidades individuais de cada paciente. Neste enfoque, Sousa, Júnior, Araújo, (2022, p. 18, apud Bezerra, Ruiz; 2018)

“O atendimento multiprofissional é muito importante para o desenvolvimento do paciente com transtorno do espectro autista notadamente observado desde o diagnóstico ao processo de tratamento demonstrado pelos avanços no desenvolvimento da linguagem, autonomia, adaptação sensorial, aprendizado cognitivo, comportamental, reabilitação motora, interação social e comunicacional”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com