TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPER PRIMEIROS SOCORROS

Por:   •  19/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

PRIMEIROS SOCORROS

        

RESUMO

O trabalho presente é um resultado de estudos sobre primeiros socorros, a importância do mesmo para os seres humanos e as práticas mais comuns feitas nos primeiros socorros. Abordamos tais tópicos como, a abordagem ao paciente, a imobilização e os curativos. Tem por objetivo salvar vidas e protegê-las contra maiores danos até a chegada do serviço especializado, que também foram alguns tópicos relatados no seguinte trabalho.

Palavras-chave: Primeiros Socorros. Objetivos da Prática. Tópicos Abordados.

1. INTRODUÇÃO

Primeiros socorros, o próprio nome dessa prática já diz do que se trata, se trata de alguns procedimentos mais simplificados para ajudar vidas em emergência até a chegada do serviço especializado.

Essas práticas São feitas também por pessoas comuns que tenham conhecimento da prática de primeiros socorros. O atendimento é essencial para garantir os sinais vitais do paciente e evitar que seu estado se agrave.

Os primeiros socorros foram desenvolvidos para ajuda rápida, sendo administrados alguns procedimentos básicos para garantir que a pessoa que esta sendo tratada naquele momento tenha de bem-estar. Garantindo assim com esses procedimentos um pronto atendimento a pessoas que sofreu tais problemas.

2. A IMPOTÂNCIA DOS PRIMEIROS SOCORROS

Os Primeiros Socorros são os primeiros procedimentos tomados a vítimas, seja de acidentes ou até mesmo mal súbito, que estejam em perigo de vida. São importantes para identificar problemas sérios antes da chegada do socorro profissional que fara os procedimentos seguintes.

Em caso de acidentes é importante que a pessoa que está atendendo a vítima avalie também o local para se certificar que não há riscos, como vazamento de gás, gasolina, ou até mesmo uma estrada perigosa, para que se possa tomar os procedimentos necessários para não só garantir segurança a vítima, mas também do socorrista.

É importante saber que existem socorros diferentes para cada caso, por exemplo o caso de um infarto é diferente de um caso de afogamento, por isso que o ideal é que se tenha um curso ou informações básicas para que se tenha uma noção de como tratar a vítima.

No entendimento de Teixeira e Silva (2009, p. 03), ao prestar socorro à pessoa deve atentar-se a alguns princípios essenciais, tais como:

Agir com calma e confiança – evitar o pânico. Ser rápido, mas não precipitado. Usar bom senso, sabendo reconhecer suas limitações. Usar criatividade para improvisação. Demonstrar tranquilidade, dando ao acidentado segurança. Se houver condições solicitar ajuda de alguém do mesmo sexo da vítima. Manter sua atenção voltada para a vítima quando estiver interrogando-a. Falar de modo claro e objetivo. Aguardar a resposta da vítima. Não atropelar com muitas perguntas. Explicar o procedimento antes de executá-lo. Responder honestamente as perguntas que a vítima fizer. Usar luvas descartáveis e dispositivos boca-máscara, improvisando se necessário, para proteção contra doenças de transmissão respiratória e por sangue. Atender a vítima em local seguro (remove-la do local se houver risco de explosão, desabamento ou incêndio).

2.1 PRÁTICAS COMUNS DOS PRIMEIROS SOCORROS

Dentro dos primeiros socorros existem vários procedimentos diferentes tomados para problemas de emergências diferentes.

A seguir falaremos sobre algumas práticas comuns dentro dos primeiros socorros, suas características e como são administradas a vítimas ou paciente.

2.1.1 Abordagem

Quando se é realizado um atendimento ou socorro a vitimas se deve te uma sequência de procedimentos e do que fazer inicialmente. Geralmente se começa pela abordagem que é quando se pergunta ao paciente algo para saber se ele está consciente, em seguida observa-se os sinais vitais para que assim garanta-se que o paciente tenha de bem-estar, e para que o estado dele fique estável ate a chegado do socorro.

A abordagem é muito importante pois é através dela que podemos ter uma dimensão e determinar as extensões de lesões, dores entre outros problemas ocasionados a vítima naquele momento.

2.1.2 Imobilização

A imobilização é uma parte muito importante no momento do socorro pois é através dela que se garante que a vitima não tenha lesões, traumatismos ou fraturas futuramente.

Quando haver alguma suspeita de que tenha algum tipo de lesão é muito importante que não se mova a parte identificada, pois qualquer movimento errado pode agravar mais ainda o local lesionado, ou fraturado. O que se deve fazer é observar a área lesionada sem move-la, se for necessário se deve até mesmo rasgar a roupa da vítima para observar se há algum tipo de ferida, fratura exposta ou hemorragia, se tratar de hemorragia deve-se comprimir o local do sangramento, se possível com gases, ou um pano o mais limpo possível.

Tem vários sintomas que indicam lesão ou fratura, como dor e falta de movimentação de algum membro afetado no momento, nos primeiros socorros se observa isso para que se possa relatar aos socorristas quando chegarem ao local, até tomarem o procedimento necessário.

2.1.3 Curativos

Existem varias tipos de acidentes ou mal súbitos, cada um tem um procedimento diferente, é importante saber o básico para que se possa tratar corretamente o local afetado, seja uma situação de corte, queimadura, fratura, torções ou escoriações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com