TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER PRIMEIROS SOCORROS

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  1.603 Visualizações

Página 1 de 11

PRIMEIROS SOCORROS

Graziela de Souza / Irene Maria da Cunha Otto /Tateane de Oliveira

Prof. Tutor externo: Cassiane Hemkemaier

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Segurança do Trabalho (SEG 0214) – 5º Período.

15/06/2016

RESUMO

Primeiros socorros são os processos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa que se encontra em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e impedindo o agravamento, até que ela receba ajuda definitiva. A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. O principal é saber que, em situações de emergência, devemos conservar a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não elimina a importância de um médico. Além disso, certificar-nos de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para quem está socorrendo e também para o socorrido. Não devemos nos esquecer de que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.

Palavras-chave: Primeiros Socorros. Emergência. Salvar Vidas.

1 INTRODUÇÃO

Como o próprio nome indica primeiros socorros são procedimentos simples, com a finalidade de manter vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado. Esse primeiro atendimento tem o objetivo de manter os sinais vitais da vítima e evitar o agravamento de seu estado até que receba assistência especializada.

Quem deixar de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, estará cometendo o crime de omissão de socorro. A pessoa que chama por socorro especializado, no entanto, já está prestando e providenciando socorro.

A falta de atendimento de primeiros socorros eficiente e a omissão de socorro são os principais motivos de mortes e danos irreversíveis nas vítimas de acidentes de trânsito.

Os primeiros momentos depois do acidente, principalmente as duas primeiras horas são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas.

Na garantia do bem estar e da saúde humana, foram desenvolvidos uma série de procedimentos básicos que podem garantir pronto atendimento as pessoas que sofrem de determinados problemas. Considerando casos simples como cortes, queimaduras, desmaios, entre outros sintomas e condições de saúde, os primeiros socorros foram elaborados com intenção de auxilio rápido, sendo aplicados nestes e em outros casos de saúde para garantir o bem estar dos pacientes.

2 ASPECTOS GERAIS DO PRIMEIRO SOCORRO

2.1 ATUAR COM SEGURANÇA

Em qualquer situação, antes de proceder ao atendimento propriamente dito, o socorrista tem por obrigação garantir sua segurança. A primeira regra é não se arriscar para salvar a vida do outro em um ato heroico, onde o resultado pode causar, além da vítima inicial, outra vítima – o próprio socorrista, podendo vir a ser fatal para ambos. Para tanto, algumas orientações básicas devem ser fielmente seguidas, tais como dominar as emoções, analisar se ainda há perigo, não fazer sozinho mais do que o possível, usar a cautela e agir rapidamente, sempre em segurança.

2.2  AVALIAÇÃO DO AMBIENTE

A principal atitude a ser tomada no local do acidente é avaliar os riscos que possam colocar em perigo o socorrista. Se houver algum perigo possível, deve-se esperar a vinda do socorro especializado. Nesta etapa, confere-se também a provável causa do acidente, a quantidade de vítimas e a gravidade das próprias e todas as outras informações que possam ser úteis para a notificação do acidente.

 2.3 AVALIAÇÃO DA VÍTIMA

Todo procedimento de primeiros socorros deve começar com a avaliação das condições da vítima. A avaliação deve iniciar pelo estado de consciência.

  1. Está acordado ou conversando;
  2. Apresenta apenas os olhos abertos ou não responde;
  3. Se respira ou não;
  4. A cor da pele: rosada, vermelha, pálida, cianótica;
  5. O pulso: no antebraço (radial), pescoço (carotídeo);
  6. Ferimentos e sangramentos visíveis e sua localização;

De acordo com a gravidade da vítima use o bom senso sobre o adequado atendimento: sempre dê prioridade à vítima mais grave, ou seja, aquela que estiver inconsciente. A vítima com lesões menos graves deve ser retirada o quanto antes do local, quando possível.

Inúmeras situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são para atender vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, tumultos, incêndios, catástrofes naturais, afogamentos, tiroteios, acidentes industriais, ou para atender pessoas que passem mal: ataque cardíaco, ataques epilépticos, convulsões, etc.

3 PRIMEIROS SOCORROS NAS EMERGÊNCIAS

Segundo a obra de NOVAES & NOVAES (1994), os procedimentos adotados nos primeiros socorros surgiram com o suíço Jean Henry Dunant, no ano de 1859, cujo projeto foi apoiado pelo imperador francês Napoleão III, e tinha a finalidade de ensinar pessoas das comunidades locais, especialmente aquelas que conviviam em estado de guerra.

Abaixo vamos apresentar alguns exemplos de casos, que podem necessitar de primeiros socorros e as orientações para identificação dos sinais e sintomas, bem como, os procedimentos que devem ser adotados pelo socorrista.

3.1 PRIMEIROS SOCORROS EM CASOS DE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

A parada cardíaca acontece quando há interrupção ou diminuição expressiva dos batimentos do coração, o que provoca a diminuição da quantidade aceitável de sangue circulante. Como costuma ocorrer concomitantemente à parada respiratória, daí tem-se a parada cardiorrespiratória.

A parada cardiorrespiratória (PCR) é o tipo mais comum de emergência médica. É importante observar que, no entanto, uma pode ser decorrência da outra; tanto a parada cardíaca quanto a respiratória podem dar-se de forma isolada, induzindo rapidamente ao aparecimento da outra ocorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com