TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva e a Interdisciplinaridade

Por:   •  27/3/2023  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  97 Visualizações

Resenha 3

O Processo de Trabalho da Enfermagem em Saúde Coletiva e a Interdisciplinaridade

Desde Florence sabemos como a enfermagem se modificou, começamos com a imperícia, pouco conhecimento em relação ao que era realmente necessário, cada paciente e tipo de doenças em específico. O setor da saúde tem por obrigação ter conhecimento e responder a pluralidade de necessidades de cada campo seja ela na área tecnológica de alta complexidade a uma promoção de saúde. Surge também a capacitação e formação de recursos humanos e saúde.

O processo saúde -doença-cuidados tem inserido e despertados debates e novos conhecimentos em busca de sistematização, a enfermagem é uma ponte de cuidado, conforto, acolhimento, promovendo também a autonomia do paciente. Em locais como zona rural de países pouco desenvolvidos, muitas vezes sendo únicos trabalhadores em saúde disponíveis, condenando vários programas de controle de malária, tuberculose, hanseníase, diarreia entre outros e com forte tradição assistência ao parto. Segundo (ALMEIDA & ROCHA,1986). Utilizando uma vertente de análise, alguns autores passaram a estudar a enfermagem enquanto uma prática social, ou seja, como uma parcela do trabalho em saúde que estabelece relações sociais na produção de serviços.

Alguns autores da área da saúde coletiva estão se preocupando com a discussão de internou transdisciplinaridade para aprender este objeto complexo que é o processo saúde, doença e cuidado.

Em conclusão final o fundamento da enfermagem deve ser obtido com auxílio da Filosofia a Ciência e Tecnologia. A Ética deve ser comprometida com a Autonomia Humanas sem esquecermos do papel importante quanto a Correção normativa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com