TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Prática

Por:   •  22/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

GRADUAÇÃO SEMIPRESENCIAL ENFERMAGEM BACHARELADO

ANDRESSA CRISTINE MOREIRA E SILVA

PROJETO DE PRÁTICA

CRUZEIRO DO SUL

2019

ANDRESSA CRISTINE MOREIRA E SILVA

PROJETO DE PRÁTICA

Apresentação do portfólio descritivo do curso de graduação de enfermagem bacharelado do centro Universitário Claretiano a ser utilizado como diretriz para obtenção da nota semestral para conclusão do curso da disciplina: Fundamentos de Enfermagem.

Orientadora: Francisca Ires Araújo Miguel.

CRUZEIRO DO SUL

2019


SUMÁRIO

DESENVOLVIMENTO:        

Espaço físico onde são realizadas as medicações        4

Local de armazenagem e acondicionamento dos medicamentos        5

Controle de validade das medicações        7

Materiais disponíveis para realização de injetáveis        7

Desinfecção de superfícies e ambiente e higienização das mãos        7

Descarte de resíduos        8

Responsabilidade do enfermeiro nesse setor e na administração de medicamentos        8

CONCLUSÃO:        10

REFERÊNCIAS:        11

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Sala de curativos, medicação, farmácia e vacinas.......................................5
Figura 2.
 Armazenamento dos medicamentos............................................................6
Figura 3. Figura ilustrativa de coloração padrão para coleta seletiva de resíduos........................................................................................................................8

DESENVOLVIMENTO

No trabalho a seguir, trataremos a respeito dos medicamentos dentro de uma unidade de saúde, sua estocagem, armazenamento e acondicionamento, dispensação, preparação até a administração. Serão apresentadas imagens meramente ilustrativas tendo em vista que não se fez possível o registro de fotografias no local de pesquisa.

  • Espaço físico onde são realizadas as medicações.

A medicação é preparada no posto de enfermagem e separada em bandejas identificadas com os dados do paciente, no posto de enfermagem é presente um ambiente limpo, calmo, arejado, próprio e adequado para o preparo do medicamento, com bancadas e pia de material lavável. Posteriormente a medicação é enviada à ala de leito do paciente, onde será feita a administração da medicação, ou, é enviada a uma área denominada observação, onde o paciente também poderá ser medicado. Na unidade não existe outro local além destes dois citados para a administração dos medicamentos: à beira do leito e na ala de observação.

Para a segurança do paciente durante a medicação, a unidade adota os 5 “rights” (certos) da medicação, que são:

  1. O paciente certo: garantir que o paciente que será medicado é mesmo o paciente correto;
  2. O medicamento certo: certificar-se de que a medicação é a certa para o paciente a ser medicado;
  3. A via certa: confirmar se a via de uso do medicamento será oral, sublingual, retal, tópica...
  4. A dose certa: acertar a dose indicada, evitando superdosagem ou infra dosagem;
  5. A hora certa: aplicar os medicamentos nos horários marcados.

Além dos 5 certos, a unidade também adota as normas do RDC n. 50 que determina uma área mínima de todas as áreas do posto de enfermagem da unidade, esta metragem indicada permite total mobilidade da equipe de enfermagem, o que de certo modo facilita em parte o trabalho desta equipe, tendo em vista que uma área relativamente pequena diminuiria a eficiência dos procedimentos no preparo da medicação.

Caso na unidade houvesse uma sala a parte própria para administração da medicação, ela deveria ser semelhante à imagem abaixo, nesta também se faz troca de curativos e vacinas. Com uma maca para o acolhimento do paciente, pia disponível para a higienização das mãos do profissional, além de visualizarmos um armário onde guarda-se seringas e agulhas, caso estas se façam necessárias durante a medicação.

[pic 1]

Figura 1. sala de curativos, medicação, farmácia e vacinas.

Foto: Secom/PMI

  • Local de armazenagem e acondicionamento dos medicamentos.

Os medicamentos antes de ir ao posto de enfermagem, são armazenados e acondicionados na farmácia da unidade. Sua dispensação é realizada de acordo com a prescrição médica e seu recolhimento só se faz possível com a apresentação do prontuário médico do paciente que irá utilizar o medicamento prescrito. Os medicamentos vêm da farmácia acondicionados em sacos plásticos e vão para a sala de preparo no posto de enfermagem disponibilizados para o período de 24 horas, sendo todos individualizados e etiquetados pelo paciente a que o mesmo é destinado.

A organização no local de estocagem dos medicamentos pode ser considerada razoável, uma vez que o sistema de dispensação ainda é todo registrado de modo manual e escrito no prontuário do paciente e no livro da farmácia. Porém a unidade está buscando aprimorar este sistema informatizando-o. Apesar de registros em papéis, a dispensação é feita de modo seguro e minimalista, desde a prescrição médica, até o recolhimento do medicamento a ser administrado.

A segurança deste local de armazenagem é responsável pelos profissionais encarregados da farmácia, mas ao chegar ao posto de enfermagem, é de total responsabilidade da equipe de enfermagem, tendo em vista que na unidade em questão não se faz presente um grupo de segurança no trabalho.

Segue abaixo um exemplo de local de armazenamento de medicamentos. Onde podemos observar que ele é um ambiente, limpo, com grande luminosidade, no centro superior vemos um duto de ventilação o qual possui função de manter o local arejado na ausência de janelas. As prateleiras são de vidro o que facilita a visibilidade de sujidades no momento da desinfecção das superfícies.

[pic 2]
         Figura 2. Armazenamento dos medicamentos.

Fonte: funroad.en.alibaba.com

  • Controle de validade das medicações.

Na instituição há uma norma na qual é obrigatório que a cada último dia do mês, sejam verificadas as datas de validades dos medicamentos presentes no setor de enfermagem, que seriam apenas as medicações de emergência. Aqueles que já se aproximam do seu vencimento são retirados, é feita a limpeza das superfícies do local de armazenagem e por fim são acondicionados os novos medicamentos, que serão contados para ver a quantidade que se tem. Os medicamentos presentes na farmácia passam por outro procedimento realizado por profissionais responsáveis por esta área, o farmacêutico estoquista é quem irá visualizar a data de validade dos medicamentos e fazer substituições se necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (284.1 Kb)   docx (419 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com