TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório da UBS

Por:   •  8/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

Curso Técnico em Enfermagem

Roberta Anflor

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Gravataí, Março de 2022.

Roberta Anflor

Relatório de Estágio

Trabalho apresentado ao SENAC como requisito para a aprovação na Unidade Curricular UC10, Módulo III do Curso Técnico em Enfermagem.

Orientador

Natiele Flores de Souza

Gravataí, Março de 2022.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        EMBASAMENTO TEÓRICO        6

3.        DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES        12

4.        CONCLUSÃO        16

ANEXOS        17

REFERÊNCIAS        18


  1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste estágio em Unidade Básica de Saúde é oferecer atendimentos para até 80% dos problemas de saúde da população de determinadas regiões, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais. A UBS se localiza na Rua Afonso Celso, s/nº - Morada do Vale I em Gravataí-RS, onde os conhecimentos abordados foram sobre verificação de sinais vitais e seus parâmetros normais e alterações, triagem, atendimento de enfermagem e também como se dava o funcionamento deste tipo de unidade. Além disso, também trabalhamos na abordagem com os pacientes, orientando sobre os cuidados com curativos, métodos contraceptivos, e saúde geral da família de uma forma mais humanizada, tendo escuta ativa e sabendo lidar com os diversos conflitos que surgiam para com os pacientes.

Iniciamos no dia 1 de fevereiro de 2022, no período da noite na Unidade de Saúde Básica Morada do Vale I. A UBS possuí salas de atendimento médico clínico e ginecológico, sala de triagem, sala de curativos, sala de vacinação, copa e recepção. Possui auxílio de técnicos em enfermagem e enfermeiros, médicos, recepção e higienização, que mantem a organização do ambiente e a segurança, atendimento e orientação dos pacientes que lá buscam atendimento.

O objetivo das UBS é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.

O curso técnico em enfermagem garante o cuidado, dedicação e acolhimento de pessoas em suas diversas situações de vida. A enfermagem possui um campo de abordagem muito grande e passar por diversas áreas de saúde é de extrema importância para o conhecimento de cada futuro técnico, pois cria-se a base do conhecimento em todas as áreas com estes diversos campos de estágio. A proposta do campo de estágio obrigatório é prestar atendimento da melhor forma possível.

O estágio na UPA foi realizado no período de 21/02/2022 a 10/03/2022 na Unidade de Pronto Atendimento Abílio Alves dos Santos, nesse estágio abordamos a parte de cuidados especializado de Enfermagem.

A Unidade de Pronto Atendimento Abílio Alves dos Santos fica localizada no seguinte endereço, Av. Dorival Candido da Luz de Oliveira, 22622302-COHAB C, Gravataí/RS, sobre a direção da Sra. Luciana Feldens.

A instituição é composta pela equipe médica, equipe de enfermagem, equipe de administração e a equipe de higienização. A instituição possui 05 (cinco) leitos masculinos 05 (cinco) leitos femininos 05 (cinco) leitos pediátricos 04 (quatro) leitos de isolamentos 05 (cinco) leitos na área vermelha, 01(um) posto de enfermagem, sala de medicação, refeitório, cozinha, lavanderia, rouparia, consta também com uma área administrativa 01(um) escritório.

Os registros nos prontuários são realizados de forma manual e eletrônica, os medicamentos são receitados pelo médico e transcrito para formulário específico da instituição.

Nesta unidade curricular nosso foco foi em cuidado especializado de enfermagem, desenvolvemos atividades do tipo: verificação de sinais vitais, banhos de leito, curativos em lesão por pressão, em suturas e ferimentos comum, mudança de decúbito, cuidados e higiene, curativo, troca de fraldas, anotação de enfermagem e sinais vitais em formulário próprio da instituição, higiene perineal e oral e administração de medicação.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

2.1 SINAIS VITAIS

O acompanhamento dos parâmetros de saúde dos pacientes deve ser sempre levado em consideração pelo elevado risco de alterações bruscas e inesperadas, A avaliação dos sinais vitais busca contribuir na prevenção de doenças e trata-las precocemente, evitando assim que ocorram situações inesperadas, melhorando a assistência à saúde e cuidados aos pacientes. (TEIXEIRA, 2015).

Segundo Cristiane Chagas Teixeira a aferição dos sinais vitais parece simples, mas pode interferir na evolução do quadro clinico do paciente. É uma atividade de rotina da enfermagem que busca ter um controle perante a saúde do paciente, podendo intervir quando necessário, são utilizados materiais que são usados por todos os demais profissionais da equipe de saúde. Surge o questionamento sobre a necessidade de tal pratica já que a enfermagem também é responsável pela assistência individualizada e por procedimentos seguros. São verificados neste procedimento: Pressão arterial, temperatura, saturação, dor, frequência cardíaca e frequência respiratória. (TEIXEIRA, 2015).

2.2 REGISTRO DE ENFERMAGEM: SISTEMA SUS

Segundo Andressa Albrech, os registros em saúde são utilizados para o cálculo de indicadores de saúde, os quais nos ajudam a entender o comportamento dos serviços e possibilitam verificar resultados alcançados pelos esforços da equipe. Além disso, algumas ações do serviço de saúde são disparados a partir de desvios do comportamento normal, sendo destacado o trabalho de vigilância epidemiológica em surtos de doenças infecciosas estes dados gerados por registros feitos corretamente podem ser úteis para, por exemplo, identificar que um dos diagnósticos mais prevalentes em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a partir disso, a equipe de saúde pode iniciar uma investigação para verificar os motivos pelos quais esse tipo de situação em uma determinada região é tão frequente e tomar ações para revertê-los, como acionar a vigilância em saúde do trabalhador (caso tenha relação com condições de trabalho inadequadas), estudar melhores formas de tratar esse tipo de problema específico, criar modelos pré-definidos de orientação (para uso individual ou em grupo) ou solicitar auxílio de outros profissionais.  Além disso, é por meio do registro adequado que a exportação de dados para o Ministério da Saúde se reverte em informações para a população e governo. Os registros feitos erroneamente acabam não sendo considerados e são descartados, como se os profissionais que atuam município não tivessem realizado os procedimentos e isso acaba prejudicando a prestação de serviços dos profissionais de diversas áreas. (ALBRECH, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (569.5 Kb)   docx (477.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com