TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA NERVOSO

Por:   •  22/9/2019  •  Resenha  •  6.842 Palavras (28 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 28

                                                                                                                                                                                                                                                                         [pic 1][pic 2]

Sistema Nervoso

[pic 3]

“PLANO GERAL DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E OS CIRCUITOS NEURONAIS BÁSICOS”

  O sistema nervoso é responsável por todo o nosso organismo, seja na forma de pensar ou na forma de agir. E então surge o seguinte questionamento, como é formado o sistema o sistema nervoso: ele é formado por três subsistemas principais como (1) EIXO SENSORIAL; (2) EIXO MOTOR & (3) SISTEMA INTEGRADO. E agem no organismo da seguinte forma:

- (1) EIXO SENSORIAL: transmite os sinais das terminações nervosas sensoriais periféricas para quase todas as partes da medula espinhal, do tronco cerebral, do cerebelo e do córtex.

- (2) EIXO MOTOR: Que conduz sinais neurais, com origem em todas as áreas centrais do sistema nervoso para os músculos e glândulas de todo o corpo.

- (3) SISTEMA INTEGRADO: Analisa as informações sensoriais e armazena na memoria para um uso futuro.

  É fato dizer que o encéfalo (conhecido popularmente como cérebro), que é um órgão que faz parte do sistema nervoso, e de grande importância para que realize todas as funções necessárias para garantir a homeostase do nosso organismo. O capítulo alega que a função mais complexa de ser realizada, pelo sistema nervoso é o armazenamento de memórias, e a ativação dos processos do pensamento.

  O Sistema nervoso realiza todas essas funções garantindo a perfeição e a qualidade em suas ações. Garantindo assim a homeostase do nosso organismo como havia dito no parágrafo acima. Realizando o equilíbrio em suas respectivas funções o sistema nervoso garante o Bem estar, físico, social & mental.

  O sistema nervoso realiza tantas funções no nosso organismo. Mas então quem controlaria o mesmo: Nada mais nada menos que a SINAPSE. Essa palavra com um linguajar difícil de ser pronunciada tem uma função tão importante no nosso organismo, sem ela nenhuma atividade que foi citada acima, poderia ser realizada. Através da mesma ocorre a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para a outra, iniciando o SISTEMA NERVOSO.

Transmissões dos sinais neurais através da sinapse.  

A transmissão de sinais neurais acontece de modo praticamente idênticos ao que ocorre na placa motora. A excitação neural é o botão sináptico adjacente à membrana da soma de um neurônio. E notada que em geral todos os botões sináptico derivados de um único neurônio secretam o mesmo tipo de substancia. Assim um neurônio situado em determinada parte do encéfalo envia ramos do seu axônio para regiões diversas do sistema nervoso.

 Existe uma listagem completa dos transmissores excitatórios mais conhecidas como, aceitocolina, norepinefrina, epinefrina, acido glutâmico, substancia P e encefalinos e endorfinos.

O potencial da membrana do corpo celular de um neurônio do sistema nervoso central é muito menos negativo do que de uma fibra nervosa periférica. A razão para isso é que membrana da soma é bem mais permeável aos íons sódios na faze externa da membrana é cerca de 10 vezes maior do que na interna, mas que a diferença de concentração dos íons de potássio ocorre exatamente na direção inversa.

Assim quando os botões sinápticos excitatórios entram em atividade, mas não produzem um potencial de ação no axônio, o neurônio fica facilitando, isto é, mesmo quando não ocorre um potencial de ação. Neurônios diferentes são capazes de transmitir ate 1,000 impulsos por segundo, outros neurônios são capazes de transmitir apenas de 25 a 50 impulsos por segundos.

Alguns botões sinápticos são transmissores mais comuns como acido gama-aminobutirico (GABA), glicina, dopamina e seretonina. O transmissor inibitório aumenta a permeabilidade da membrana aos íons de potássio. O sistema nervoso central é formado por centros de neurônios excitatórios, outros são apenas por neurônios inibitórios, e outros são compostos pelos dois.

A transmissão de impulsos pela sinapse é muito diferente dos transmissores pelas fibras nervosas. O fenômeno de fadiga representasse empecilhos ao funcionamento do sistema nervoso. A memoria da sinapse é quando grande numero de impulsos passam por sinapses, o modo de ocorrência da memoria da memoria do sistema nervoso central.

O sistema nervoso central é dividido em muitas partes anatômicas distintas. Um grupamento funcional neuronal é formado por milhares a milhões de corpos celulares neuronais. O circulo em um grupamento neural é aquele onde uma fibra aferente estimula uma fibra eferente. Os circuitos divergentes permitem que sinais trafeguem por via aferente passam ser transmitidos para vias eferentes. A convergente o sinal pode passar eferentes, mais as combinações celulares podem ter efeitos mais intensos. O repetitivo é a base numerosa de atividades do sistema nervoso central, assim o sinal de reposta pode durar, segundos, minutos ou horas. O circuito paralelo tem um retardo sempre que o impulso atravessa uma sinapse.

A característica é importante dos grupamentos que as respostas podem ser por sinais de entradas.

Sensação somestisica e interpretação dos sinais sensoriais pelo encéfalo

As sensações somestisica são aquelas que têm origem nas superfícies do corpo ou em suas estruturas profundas. Incluem sessões como: o frio, a dor, a pressão, o calor e a angulação das articulações.

Esta percepção da sensação começa nos receptores sensórias, muitos deles são terminações nervosas livres de fibras nervosas periférica  de função sensorial, o mais importante exemplo desse tipo  é representado pelas fibras da dor. Outra terminação é chamada de corpus culo de meissner   é extremamente sensível ao contato e extremamente  leve, grande parte do dedo a esses corpúsculo é encontrado nas pontas dos dedos, eles dão o dedo a capacidade excepcional de detectar forma, textura e outras características dos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (250.1 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com