TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Tegumentar

Por:   •  9/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.063 Palavras (29 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ANTONIA ALCIONE SOUZA CASTRO

FRANCIELE DE OLIVEIRA FARIAS

FRANCISCA ARLANE SILVA ALMEIDA

FRANCISCO LEILSON CASTRO DE SOUSA

HELOYNE GABRIELE HONORATO CORREIA

JAMILI FAGUNDES PEREIRA

JOÃO KLEYBSON MOTA BATISTA

JOSÉ ATENILTON BENTO BASTOS

LUIZ RONALDO DE ARAÚJO FILHO

SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

[pic 4]

Capitão Poço

2022

ANTONIA ALCIONE SOUZA CASTRO

FRANCIELE DE OLIVEIRA FARIAS

FRANCISCA ARLANE SILVA ALMEIDA

FRANCISCO LEILSON CASTRO DE SOUSA

HELOYNE GABRIELE HONORATO CORREIA

JAMILI FAGUNDES PEREIRA

JOÃO KLEYBSON MOTA BATISTA

JOSÉ ATENILTON BENTO BASTOS

LUIZ RONALDO DE ARAÚJO FILHO

SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Ciências Morfofuncionais do sistema tegumentar, locomotor e reprodutor.

Orientador: Prof. Fernando Souza Lima

Capitão Poço

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1.1 Função do sistema reprodutor.............................................................................6

2.2 SISTEMA  REPRODUTOR MASCULINO..............................................................7

2.3 SISTEMA  REPRODUTOR FEMININO................................................................13

3 Conclusão        19

Referências        20

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar o Sistema Reprodutor Humano, onde se relatou sobre o sistema reprodutor masculino, como também o sistema reprodutor feminino. Assim,  o desenvolvimento do referido trabalho se deu através de livros e sites relacionados ao tema.

Sabendo que a sexualidade está em todo lugar e que envolve diversos aspectos da vida humana, precisamos estar alertas as diversas opiniões e interpretações relacionados ao tema sexualidade. Há uma certa preocupação com a orientação sexual na escola, pois deve-se trabalhar o tema de maneira pensada para que não haja distorção por parte dos jovens, que não possuem informações suficientes sobre sexualidade, inclusive há muitos pais que não sabem e nem conseguem orientar os filhos e a escola nem sempre consegue conscientizar esses jovens da importância, dos cuidados e da valorização do seu próprio corpo.

Assim, o objetivo deste trabalho, é demonstrar que os conhecimentos sobre todos os órgãos de reprodução masculino e feminino podem ser adquiridos através das aulas de reprodução e sexualidade e que contribuem para que todos percebam a importância de conhecer o próprio corpo, logo, adotando hábitos e atitudes saudáveis de qualidade de vida e agindo, claro com responsabilidade em relação ao seu desenvolvimento físico e emocional.

Para a obtenção dos resultados, utilizamos livros e sites que relatam sobre o assunto.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Sistema Reprodutor Humano

        A preservação da espécie da produção de descendência se dá através da função principal do aparelho reprodutor juntamente com suas glândulas endócrinas, como os ovários e testículo. Para que a preservação desses tecidos possam ser essenciais para o desenvolvimento, maturação e suporte nutricional da espécie humano, deve haver a fusão dos gametas masculino e feminino. Além disso, o desenvolvimento e crescimento dessas proles, dependerá do interior do corpo da mãe. Logo, existem vários processos que determinarão a história da reprodução dos indivíduos, como por exemplo, o da diferenciação sexual, diferenciação gonadal e morfológica, a função gonadal (ovariana e testicular), a gravidez e o parto. Vejamos através da figura abaixo como se dá a diferenciação sexual do inidivíduo.

[pic 5]

        Figura 1 – Processo de fertilização e diferenciação sexual

        De acordo com a figura acima, até a 5ª semana de vida do embrião não consegue-se ver se existe ou não a dierença entre os sexos quanto às gônadas e aos canais urogenitais, sendo assim chamado para esse esse estágio “gônada indiferenciada ou bipotencial”, como pode ser verificado na figura. Assim, os embriões masculinos e femininos apresentam dois pares de dutos, o Wolffiano ou mesonéfrico e o Mülleriano ou paramesonéfrico. De acordo com Barboza (2010, p.37):

Em embriões com sexo genético XY, o processo de diferenciação sexual se inicia entre a 6ª e a 7ª semana de gravidez. O cromossomo Y apresenta o gene SRY, que decodifi ca o fator determinante testicular (TDF) que dá início à determinação do sexo gonadal pela formação dos testículos. Nesse momento, começa a formação dos túbulos seminíferos e neles estão presentes as células de Sertoli, que são importantes para a maturação das células germinativas masculinas, as espermatogônias. Em torno dos túbulos surgem as células de Leydig, responsáveis pela síntese dos hormônios sexuais, os andrógenos. Até esse estágio, a diferenciação ocorre na ausência de ação de hormonal

        Logo, serão esses dutos que determinarão a diferenciação dos canais genitais masculino e feminino, respectivamente.

Assim, o conjunto de órgãos responsáveis pela reprodução da espécie humana é o sistema reprodutor humano. Logo, a definição do sexo de uma pessoa, seja feminino ou masculino são definidos pelo aparelho reprodutor, que são completamente diferentes um do outro.

[pic 6]

                                                        Figura 2 – Sistema Reprodutor Humano

Sabe-se que o ser humano se reproduz de maneira sexuada, ou seja, para que aconteça essa reprodução, é primordial que um homem e uma mulher se relacionem para que gere novos seres da espécie humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com