TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE PORTFOLIO DE SAUDE DA MULHER

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

RA :8028283

Atividade de Portfólio

Atividade Referente à Disciplina de farmacologia aplicada à enfermagem, sobre orientação da Prof.ª Maria Isabel da silva.

                                                                  POLO

Boa vista /RR

05 de outubro de 2020

Atividade de portfolio

1) Quais são os tipos de parto?

1. Parto Normal: É o parto mais convencional, uma vez que a mulher entra em trabalho de parto espontaneamente. Normalmente, ocorre entre a 37º e a 42º semana de gravidez. De início, é indicado para todas as grávidas. Ele se inicia com as contrações, que começam a ficar cada vez mais frequentes e doloridas. 

É importante lembrar que podem ser utilizadas anestesias: tanto a peridural (aplicada sobre a lombar) e a raquidiana (na medula). Porém, por ter um efeito mais rápido, a raquidiana é mais recomendada para ser realizada logo antes do nascimento do bebê.

2. Parto Natural: Muitas dúvidas existem a respeito da diferença entre o parto normal e o natural. O parto natural ocorre com o mínimo de intervenções médicas possíveis, ou seja, de acordo com os comandos do corpo. Somos responsáveis e temos participação ativa no momento do nascimento, além de não haver o uso de anestesias. É possível que aconteça em casa, mas sempre com o acompanhamento de pessoas especializadas, como obstetras. 

3. Parto Cesariano: O parto cesariano é recomendado em casos em que o parto normal não é possível de acontecer. A OMS (Organização Mundial da Saúde) sugere que 15% dos partos sejam cesáreas, porém, em alguns serviços privados, os números podem chegar até 85%. 

Como é um procedimento cirúrgico, é necessário que tenha um jejum, porém, é possível ficar acordada e presenciar o momento do nascimento do bebê. Em alguns casos, a cesárea pode ser recomendada. Por exemplo, quando o bebê se encontra sentado, se você já realizou outra cesária anteriormente, tem alguma infecção por herpes ou HIV ou quando o cordão umbilical se enrola no pescoço do bebê.

4. Parto na Água: Esse é um dos tipos de parto que mais tem sido procurado por nós, mulheres, nos últimos tempos. Isso porque é um dos mais confortáveis que existem. A água permite uma melhor irrigação sanguínea, um relaxamento muscular e a dilatação do colo uterino (o que acelera o parto e gera sensação de bem-estar). Para o bebê  é um dos partos menos traumáticos que existem, pois há menos luz e barulho externo para interferir.

Para realizar esse parto, é necessário optar por uma maternidade que ofereça esse tipo de atendimento. É importante que aconteça sempre sob assistência médica. 

5. Parto de Cócoras: Nós precisamos adotar a posição de cócoras, ou seja, ficar agachada na hora do nascimento. Normalmente ocorre mais rápido que os outros. Essa posição permite que a musculatura da pelve e do abdômen relaxe, e conta também com a ajuda da gravidade, facilitando a saída do bebê. 

Para que ele ocorra, o bebê precisa estar com a cabeça para baixo, não ser tão grande (até 4 quilos) e nós precisamos estar com 10 centímetros de dilatação. Também é necessário que se tenha passado por uma gestação saudável e um bom condicionamento físico. Nesse caso, a anestesia não é possível de ser aplicada. 

6. Parto Leboyer: Foi elaborado por um médico francês na década de 70 e também é conhecido como “parto sem violência”. Tem como objetivo não estressar o bebê e tornar seu nascimento menos traumático. Por isso, o parto todo é conduzido pela mãe e o cordão umbilical só é cortado quando para de pulsar. É necessário ocorrer em um ambiente silencioso e com pouca luz. 

7. Parto Humanizado: O parto humanizado não pode ser considerado uma nova técnica, mas sim, um parto em que se tem respeito a nós, mulheres. Podemos escolher onde queremos ter o bebê, quem irá nos acompanhar qual a melhor posição para o processo, se a luz estará acessa ou apagada, se haverá uso da banheira, etc. Pode ter o uso de anestesia e ainda é possível escolher se quer comer alguma coisa durante o trabalho de parto. Claro, mesmo assim, é necessário que o obstetra esteja presente durante todo o processo. 

8. Cesárea Humanizada: Como o nome diz, a cesárea ocorre por meio de uma cirurgia. No entanto, na cesárea humanizada, a tentativa é ser similar ao conceito do parto normal. Nós somos mais valorizadas neste processo, com o ambiente da sala de cirurgia mais confortável possível, com acompanhante e até música. O cordão umbilical não é cortado, apenas após parar de pulsar. Além disso, o bebê é colocado junto da mãe logo após o nascimento. Independente do tipo de parto é importante lembrar que sempre é necessário haver acompanhamento de uma equipe médica. Porém, quem vai escolher o parto para o nascimento do seu filho, é você.

2) Quais são os cuidados de enfermagem na assistência ao parto?

A assistência de enfermagem no trabalho de parto e parto refere-se ao período em que

a gestante apresenta contrações uterinas em intervalos regulares, que aumentam progressivamente em termos de frequência e intensidade, com o passar do tempo

são concomitantes ao apagamento e dilatação progressiva do colo uterino.

ADMISSÃO DA PACIENTE NO CENTRO OBSTÉTRICO

 A paciente é acolhida pela equipe de enfermagem, orientado a sobre o setor e a presença dos acompanhantes, conforme Protocolo de Acompanhantes da instituição.

 O banho de aspersão é oferecido à paciente que recebe orientações sobre como proceder com vestimenta (camisola e touca)e a seguir é direcionada a o leito.

 O enfermeiro realiza a anamnese da paciente.

OBJETIVOS DE ENFERMAGEM

Acolher e apoiar a paciente em todo o trabalho de parto.

Monitorar os sinais e sintomas da evolução do parto.

 Orientar e oferecer os métodos não farmacológicos de alívio da dor.

Prestar um atendimento humanizado a paciente e seu acompanhante

AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM

 Pré -natal (realizada na ME / UBS/ não realizou).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com