TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TÉCNICO EM RADIOLOGIA MADRE TEREZA MAMOGRAFIA

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

 

TÉCNICO EM RADIOLOGIA MADRE TEREZA

MAMOGRAFIA

MAMÓGRAFOS- REQUISITOS TÉCNICOS

        O equipamento moderno de varredura é especificamente desenhado para emitir uma dose de radiação extremamente baixa e as chances que uma mamografia causar o desenvolvimento de um câncer são também extremamente baixas. Os benefícios em termos de número de cânceres detectados compensam os baixos riscos da mamografia.

         De acordo com a portaria nº 453/98 do ministério da saúde,” Diretrizes de proteção radiológica  em  radiodiagnóstico  médico e odontológico “, os mamógrafos devem ter no mínimo ,as seguintes especificações:

-gerador  trifásico ou alta frequência,

-tubo especificamente projetado para mamografias (com janela de  berílio),filtro de molibdênio. tamanho de ponto focal não superior 4 mm.

-escala  de tensão em incrementos kv ( baixo) e mAs (alto).

-dispositivo  de compressão firme, feito de material acrílico (força de compressão  entre 11 e 18kgf),

-diafragma regulável( colimador) com localização luminosa

-distancia foco-filme  não inferior a 30 cm  

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

MODOS DE OPERAÇÃO

Os mamógrafos atuais permitem realizar exames com três modos de operação:

-AUTOMÁTICO: o aparelho seleciona Kv deacordo coma espessura da mama comprimida dando também o mAs  adequado (recomendado).

-SEMI-AUTOMATICO: o operador seleciona kv de acordo com a espessura da mama comprimida, o aparelho calcula mAs.

-MANUAL:  o operador selecionakve  mAs.

CONTROLE AUTOMÁTICO DE EXPOSIÇÃO

Nos modos semiautomáticos, utiliza-se o controle automático de exposição (CAE) na realização dos exames.A célula do controle automático de exposição deve ser posicionada em correspondência com a região de maior espessura a ser radiografada.  O controle automático de exposição (CAE) foi desenvolvido para se obter uma densidade mais consistente do filme sem necessidade de se repetir imagens, selecionando-se as técnicas de exposição mais adequadas ao tipo anatômico da mama.

Em geral, aregião de maior espessura é a base da mama e a parede do tórax, e por isso a célula deve ser deslocada para a primeira posição. Em mamas volumosas e em mamas com grandes tumores, a célula deve ser deslocada para a segunda ou terceira posição.Nas mamas com implante de silicone, se o exame não for realizado no modo manual,a célula deve ser deslocada.

IMPORTÂNCIA DA COMPRESSÃO DA MAMA NA MAMOGRAFIA.

A compressão dos tecidos da mama deve ser firme, porém tolerável. É um dos aspectoscruciais para a boa qualidade da imagem mamográfica. O seu principal objetivo é uniformizar e reduzir a espessura da mama de modo a torná-la mais acessível ai penetração do feixe de raios x.

A compressão   também reduz a distância entre a mama e o cassete melhorando a nitidez; separa as estruturas no interior da mama e diminui as probabilidades da lesão ser obscurecida por superposição do tecido normal. A redução da espessura da mama resulta em menor dose de radiação dispersa, além de evitando que a paciente se movimente e prejudique a qualidade do exame.

A MAMOGRAFIA DEVE SER REALIZADA COM COMPRESSÃO PARA:

Eliminar as várias de exposição que alcançam o receptor de imagem das variações de espessuras;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (85.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com