TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FACULDADE MADRE TEREZA BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Por:   •  15/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.302 Palavras (18 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE MADRE TEREZA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

-

GUACIARA NOGUEIRA DIAS

A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT ENTRE ENFERMEIROS NO PERIODO DE PANDEMIA DO COVID – 19

SANTANA

2022

FACULDADE MADRE TEREZA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

GUACIARA NOGUEIRA DIAS

A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT ENTRE ENFERMEIROS NO PERIODO DE PANDEMIA DO COVID – 19

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Madre Tereza, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Bacharelado em Enfermagem.

Orientadora:

SANTANA

2022

GUACIARA NOGUEIRA DIAS

A INCIDÊNCIA DA SINDROME DE BURNOUT ENTRE ENFERMEIROS NO PERIODO DE PANDEMIA DO COVID – 19

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Madre Tereza, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Bacharelado em Enfermagem.

BANCA EXAMINADORA

Prof.º Titulação Nome do Professor(a)

Prof.º Titulação Nome do Professor(a)

Prof.º Titulação Nome do Professor(a)

Santana,        de                             de   2022.

Dedico este trabalho a primeiramente a Deus, a minha família e meus amigos que sempre me apoiaram na minha vida acadêmica.

RESUMO

ABSTRACT

LISTA DE ABREVISTURAS E SIGLAS

MBI - MASLACH BURNOUT INVENTORY 

SB – SINDROME DE BURNOUT

OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

UTI - UNIDADES DE TERAPIAS INTENSIVAS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        9

2 SÍNDROME DE BURNOUT        11

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT        12

2.2 A SÍNDROME DE BURNOUT NA ÁREA DA SAÚDE        14

2.3 DIVERGÊNCIAS TEÓRICAS SOBRE A SÍNDROME DE BURNOUT E ATUALIZAÇÕES        15

2.4 A SÍNDROME DE BURNOUT NA ÁREA DA ENFERMAGEM        16

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA        19

 INTRODUÇÃO

A pandemia da Coronavírus (COVID-19), originada pelo novo Coronavírus, da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2), surgiu no início em dezembro de 2019, a princípio começou a se desenvolver na Província de Whuan, na China. A COVID-19 aos poucos ganhou foi ganhando território até atingir escala global, contaminando diversos países, provocando impactos globais na saúde mundial e grande preocupação na saúde mental e física nos profissionais de saúde (LIMA; MAIA, 2021).

Nesse pressuposto a pandemia provoca sequelas na saúde mental, chegando até a morte causada pela doença. Outro problema ao quais os profissionais principalmente os de enfermagem sofrem é com o distanciamento social, prática adotada pelos órgãos de saúde para controlar e reduzir a propagação da doença. É evidente que, em consequência desse ponto de vista, o profissional é passível de desenvolver um desgaste emocional e físico, bem como o surgimento de problemas, tais como, depressão, exaustão, náuseas, estresse, esgotamento mental e doenças entéricas (FARO et al., 2020).

O acontecimento dessas doenças está diretamente ligado ao trabalho, principalmente com esta situação de surto. A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso no ambiente laboral. Ressalta-se aqui que o enfermeiro vítima do burnout tende a isolar-se e começa a nutrir um sentimento de antipatia pelo outro, o que é um grave problema para um profissional que lida diariamente com outras pessoas (NOGUEIRA; CARDOSO, 2019). Na atualidade tem sido caracterizada como um importante processo de degeneração da qualidade de vida do profissional, visando suas consequências para a saúde mental e física (GOMES, 2017).

Sendo assim este trabalho justifica-se, pela necessidade em mostrar que os profissionais de enfermagem são propícios a sofrer com as condições de trabalho, elas influenciam de forma significativa tanto na qualidade de vida, quanto na assistência feita à população nas entidades de saúde. Nesse contexto, quando se trata da saúde dos profissionais da enfermagem, deve-se levar em consideração o aumento das pressões produtivas, condições precárias de trabalho e a busca do destaque para manter-se no emprego. Esses fatores provocam desgaste a saúde física, mental e social do trabalhador (HUMEREZ; OHL; SILVA, 2020).

Considera-se esse trabalho relevante, pois contribui para a elucidação sobre discussão sobre a qualidade de vida dos trabalhadores da enfermagem que foi muito repercutida nos últimos dois anos devido a pandemia da Covid-19, pois esses profissionais estão na linha de frente e por vezes lidam com o afastamento da família, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além da pressão dos acompanhantes, gestores e pacientes. Isso pode interferir negativamente nas tarefas laborais executadas, por sentimentos de incapacidade e descontentamento, desencadeando estresse e por conseguinte um declínio de produtividade (ESTALELLA et al., 2020)

A metodologia utilizada neste trabalho tem como base uma pesquisa bibliográfica integrativa com abordagem quantitativa, que consiste em uma pesquisa ''a partir da síntese de múltiplos estudos publicados, permite chegar a conclusões sobre determinado tema mediante a aplicação de métodos sistemáticos e ordenados e contribui para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado'' (GIL, 2007). De acordo com Vieira e Zouain (2005) a pesquisa quantitativa “é mais objetiva, pois aborda aponta numericamente a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, de determinada população, onde a forma de coleta de dados deve ser estruturada’' expõe as características de determinada população ou fenômeno, estabelece correlações entre variáveis e define sua natureza''. A coleta de dados será realizada através de leitura, filtragem, análise de dados dos artigos das bases de dados eletrônicos: SciELO e BVS. A análise de dados consiste em gráficos; tabelas e no Excel. Adotando como critérios de exclusão artigos que não estejam completos, artigos em língua estrangeira, artigos publicados antes de 2018 e que não respondam a problemática da pesquisa. A inclusão ocorrera através de artigos disponíveis na íntegra, artigos no idioma português, publicados no período de 2018 a 2021 e que possam responder à pergunta norteadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com