TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são meios de cultura e por que existe uma diversidade de meios que podem ser escolhidos pelo pesquisador?

Por:   •  24/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O que são meios de cultura e por que existe uma diversidade de meios que podem ser escolhidos pelo pesquisador? 

São preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos, ex: bactérias e fungos, fora do seu habitat natural, análises laboratoriais e estudos científicos em diversas áreas, principalmente em alimentos, água, cosméticos e microbiologia clínica. Além dos nutrientes e condições ambientais favoráveis para esse cultivo, muitos critérios devem ser considerados. Diferentes microrganismos possuem diferentes necessidades, por isso o meio de cultura é adaptado para satisfazer essas necessidades, utilizando nutrientes específicos dependendo do microrganismo de interesse. Além desses fatores, deve ser levado em conta o pH e a quantidade de oxigênio ou mesmo a sua ausência.

  1. Como se dá a inoculação e o cultivo de microrganismos em laboratório?

 A inoculação se da quando os microrganismos de interesse são colocados em um meio de cultura para iniciar o crescimento.

Seu cultivo em meios laboratoriais fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias, fungos e leveduras) fora do seu habitat natural. 

3. Comente resumidamente como é realizado o procedimento de Coloração de Gram e qual resultado será observado ao final da análise. 

Procedimento Confeccionar o esfregaço; Corar com cristal de violeta por 60 segundos; Lavar com esguicho de água destilada; Cobrir com Iodo de Gram ou Lugol por 60 segundos; Lavar com esguicho de água destilada; Descorar com álcool a 95%, ou acetona, 10-20 segundos; Lavar com esguicho de água destilada; Corar com fucsina por 20 segundos Lavar com água destilada, secar e observar ao microscópio. Resultados: Gram (+) coram de roxo, gram (-) cor de rosa

 4. O que é uma série bioquímica? De acordo com o que você entendeu do vídeo assistido, que resultados são esperados a partir desse tipo de análise?

 É uma ferramenta utilizada para melhor auxiliar a identificação de bactérias,mas não é apenas apontar o responsável por um determinado estado infeccioso, mas sim, indicar, através do monitoramento de populações microbianas, qual o perfil dos microrganismos que estão interagindo com o homem. Com essas informações, a equipe de saúde é capaz de definir quais microrganismos podem ser responsáveis pelo quadro clínico do paciente e assim, propor um tratamento mais adequado.

 5. Qual a finalidade de um antibiograma?

Através deste exame podemos obter quais antibióticos uma bactéria é sensível ou resistente, podendo assim ser iniciado o tratamento mais adequado para tal patologia, infecção.

 6. Como um laboratorista realiza uma avaliação de urocultura? Explique resumidamente.

É realizado uma coleta de urina, onde se despreza o primeiro jato coletando em seguida, através temos o diagnóstico de infecção urinária causada por bactérias, detectando qual a bactéria envolvida e o número de colônias existentes, formadas por esses germes e a lista de antibióticos sensíveis e resistentes, sendo que o resultado é considerado positivo quando se identifica mais de 100.000 colônias de bactérias, conhecidas como unidades formadoras de colônias (UFC). Quando os valores apresentam-se abaixo disso, considera-se que houve contaminação por bactérias da região perineal. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (213.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com