TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NA CULTURA E NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 4

TEMA: A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NA CULTURA E NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

ROTEIRO

Boa noite Lages e toda a Serra Catarinense! Sejam-bem vindos a mais um “Não há quem lead”. Essa é nossa quarta edição do talk show mais temido e falado do ano! Mas afinal, o que é lead? ou o que siginifca “não tem quem lead”. Calma, fica tranquilo, isso não significa que somos ruim de lida, só às vezes! A palavra lead significa conduzir, levar, dirigir... É um conceito muito importante na formação de um jornalista, pois faz parte de uma noticia, e é geralmente posto em destaque no primeiro parágrafo ao leitor, com informações básicas sobre o conteúdo que vem a seguir, peça fundamental na comunicação. Falando em comunicação, como explicar a mágica da comunicação através da cultura? Dos gestos, da conversação por meio das gírias! Ou ainda, como ocorre esse processo que envolve cada cultura agir e pensar totalmente diferente. Isso é fascinante, e é exatamente isso que vamos explorar nessa noite. Como o RAP pensa e age sobre questões da sociedade; como o cinema trata a interação com o telespectador; ou melhor, como o tradicionalisma, uma henraça tão antiga continua mais viva como nunca antes. Então, partiu conhecer, como a comunicação age através desses meios de cultura e meios de comunicação?

BLOCOS

Para iniciarmos o bate papo com os nossos convidados especiais, começamos pela cultura que utiliza discurso rítmico com rimas e poesias, os caras são incríveis, criam rimas do nada e construem grandes histórias. O RAP, surgio no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos, e pode ser interpretado tanto com uma simples capella, ou ainda com um som musical de fundo, chamado Beatbox. Os cantores de RAP são conhecidos como Rappers ou MCS, uma abreviatura para mestre de cerimônias. E para falarmos um pouco mais de comunicação inserida na cultura do rap, convidamos Kélder da Silva e Iago Bueno, naturais de Lages. Jovens que participam de grupos de RAP. Com vocês Kelder e Iago.

Diria Carlos Back “sou simples, me contento com pouco. Um mate, uma prosa ao lado de quem eu amo, já me faz mui feliz”. Para um bom gaudério uma proza bem contada acompanhado de um mate, resume a cultura de um povo que tem por fundamento a comunicação digamos que mais afetuosa. Na Argentina e Uruguai eles são conhecidos como gáucho, no Brasil são chamados de gaúcho. Gaúcho é uma denominação dada às pessoas ligadas à atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais, do bioma denominado Pampa, que ocorre no Sul da América do Sul, em países como a Argentina, Uruguai e no Sul do Brasil.

As peculiares características do seu modo de vida pastoril teriam forjado uma cultura própria, derivada de uma rocha amálgama da cultura Ibérica e Indígena, adaptada ao trabalho executado nas propriedades denominadas estâncias. Nossos convidados vem campo desde cedo, e pra falar um pouco mais sobre a comunicação no tradicionalismo, convidamos o comunicador de rádio, Cláudio Roberto! Convidamos também para aquela roda de “proza” o músico e comunicador Adriano Posai!

A comunicação tem avançado e muito na princesa da Serra. De os tempos de ouro do rádio, até da nova era da tv digital; mas como contar, narrar ou interpretar uma histório que marcou uma era, a era de ouro do rádio? Para isso, convidamos Marcelo Machado que nos conta, como é produzir e comunicar através de sons e imagens através de um média-metragem do conserto de rádios até a criação de um dos maiores veículos de comunicação do brasil. "A voz da cidade - o filme" conta a história da chegada de Carlos Joffre do Amaral em lages, até a ideia que originou a rádio Clube de Lages. O filme é uma produção independente, realizado por colaboradores da cena do Audiovisual Lageano. Recebemos, para falar de cinema o diretor Marcelo Machado e para profundarmos um pouco mais o tema, convidamos também Fabricio Camargo!

PERGUNTAS

1) QUAL FOI A INSPIRAÇÃO PARA INICIAR NO RAP?

2) O QUE É PERIFERIA PARA VOCÊS EM LAGES?

3) QUAL TEMA GERALMENTE GOSTAM DE ABORDAR?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com