TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS BIOGRAFICOS

Por:   •  17/4/2017  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

ASPECTOS BIOGRAFICOS

Hildegard E. Peplau nasceu em Reading, Pensilvânia, 1 de setembro de 1909 — 17 de março de 1999) foi a primeira teorista de enfermagem publicada desde Florence Nightingale que criou a teoria da enfermagem de médio alcance das relações interpessoais, o que ajudou a revolucionar o trabalho acadêmico das enfermeiras. Obteve seus títulos de Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica no "Teachers College" da Universidade de Columbia, onde, no início dos anos cinqüenta, ministrou aulas de enfermagem psiquiátrica. No ano de 1948 concluiu o livro "Interpersonal Relations in Nursing“, como parte se sua tese. Também obteve formação em psicanálise pelo Instituto William Alanson White de Nova York.

Única enfermeira a exercer os cargos de diretora executiva e presidenta da Associação de Enfermeiras Americanas (ANA). Trabalhou junto ao Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) por dois períodos. Faleceu em 17 de março de 1999, aos 89 anos, em sua casa em Sherman Oaks, Califórnia, após uma trajetória que influenciou profundamente a enfermagem a ponto de ela ser considerada a "enfermeira do século" e destacada, na área da psiquiatria, como "a mãe da enfermagem psiquiátrica".

RESENHA

Hildegard E. Peplau desenvolveu a teoria das relações interpessoais que se processam entre a enfermeira e o paciente, podendo obter crescimento e desenvolvimento pessoais. Peplau foi considerada enfermeira do século XX e mãe da enfermagem psiquiátrica. Sua carreira na enfermagem teve início em 1931 com seus estudos em um programa de enfermagem em Pottstown, Pensilvânia. Em sua carreira trabalhou na Escola Militar Militar de Neuropsiquiatria entre os anos de 1943 e 1945. Obteve seus títulos de Mestre e Doutora no “Teachers College” da Universidade de Columbia, onde foi instrutora e diretora do programa avançado de enfermagem psiquiátrica de 1947 a 1953. Também obteve formação em psicanálise pelo Instituto de William Alanson White de Nova York, administrando aula de enfermagem psiquiátrica no “Teachers College”, tornando obrigatório para as enfermeiras a entrevista com os pacientes, com isso criou o primeiro programa de pós-graduação em enfermagem psiquiátrica. Exerceu atividades como consultora da Organização Mundial de Saúde e como professora visitante em universidades da África, América Latina, Europa e Estados Unidos. Foi a única enfermeira a exercer cargos de diretora executiva presidenta da Associação de Enfermagem de Enfermeiras Americanas (ANA). Também trabalhou junto ao conselho Internacional de Enfermagem (CIE).

Com base no seu Livro “Interpersonal Relations in Nursing: a conceptual frame of reference for psychodinamic nursing”, Peplau introduziu um novo paradigma para a enfermagem centrado nas relações interpessoais que processam entre a enfermeira e o paciente. Processo interpessoal por meio do qual, enfermeira e paciente podem obter crescimento e desenvolvimento pessoais.

Obviamente, os elementos fundamentais da pratica da enfermagem são o paciente, a enfermeira que envolvem ambos durante uma situação de cuidado. Oferecendo explicações para as relações entre homem, ambiente, saúde e enfermagem e guiar o processo de enfermagem estão: A teoria de sistemas, da tensão e adaptação, do crescimento e desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com