TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ SEXTO MÊS DE VIDA

Por:   •  16/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SAUDE DA FAMÍLIA

Sueli Ferreira da Silva

OS BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ SEXTO MÊS DE VIDA

São Paulo-SP

2015

[pic 2]

SAÚDE DA FAMÍLIA

Sueli Ferreira da Silva

OS BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO ATÉ SEXTO MÊS DE VIDA

Projeto de pesquisa apresentado à

AVM Faculdade Integrada como parte integrante

do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina

Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Tutor: Sandra Regina Correia Brant Pereira de Jesus

São Paulo-SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................... 01

1. Tema.................................................................................................02

2. Problema...........................................................................................02

3. Justificativa........................................................................................02

4. Objetivo Geral...................................................................................03

5. Objetivo Específico...........................................................................03

6. Revisão de Literatura....................................................................... 03

7. METODOLOGIA................................................................................05

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................06


INTRODUÇÃO

 Temos como objetivo deste estudo analisar o conhecimento das diversas informações sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo para o bebê. O leite materno por ser um liquido rico em gordura, proteína, carboidratos, minerais, vitaminas, enzimas e imunoglobulinas é ideal para o crescimento e seus benefícios são diversos, sendo sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido, protegendo-o de várias doenças.  

A estratégia Saúde da Família uma das principais politicas adotas e reconhecida pela Unicef em sua publicação “Situação Mundial da Infância 2008 – Sobrevivência Infantil”, tem em muito colaborado para reduzir os índices da mortalidade infantil, utilizando como um dos principais meios o aleitamento materno.

Muitas pesquisas cientificas constatam a superioridade da amamentação sobre outras formas de alimentar a criança pequena. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Não há vantagens em iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a diarreia, doenças respiratórias ou mais causas.

A importância do aleitamento materno confirma-se nas ações e estratégias utilizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Ministério da Saúde (MS) que orientam; o aleitamento materno exclusivo (AME) até os seis meses de idade.

Diante do exposto, o estudo mostra-se relevante e potencialmente contributivo na contribuição de conhecimento dentro de sua área de abrangência.

1. Tema

Os benefícios do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida.

2. Problema

        Qual a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida?

3. Justificativa

A prática da amamentação nos primeiros seis meses de vida protege o bebê de obesidade, hipertensão, cáries, má oclusão dentária e seus benefícios não se restringem apenas a criança mas também a mãe. O contato entre a mãe e o recém-nascido logo nas primeiras horas de vida contribuem para o vínculo afetivo, ajudando na adaptação da criança ao meio ambiente bem como a proteção imunológica. Vale dizer ainda que, é extremamente prático e econômico, uma vez que o leite é produzido pelo próprio organismo, na temperatura correta, o que facilita a vida da mãe em termos de trabalho doméstico.

Diante disto, é importante aportarmos através da literatura a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida, bem como seus benefícios para sociedade moderna, com intuito não de esgotarmos o assunto mas de promover uma maior discussão a esse respeito.

4. Objetivo Geral

Analisar os benefícios   do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e quando não, através de revisão literária.

5. Objetivo Específico

- Reconhecer a importância do aleitamento materno na atualidade

- Identificar os principais benefícios e suas consequências no aleitamento materno

- Identificar as dificuldades para a amamentação

- Apresentar as incidências que levam ao desmame precoce

6. Revisão de Literatura

Nas últimas décadas muitas pesquisas surgiram com o intuito de esclarecer e contribuírem para o melhor entendimento sobre os benefícios do aleitamento materno, inclusive dando base para as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que as crianças sejam amamentadas de forma exclusiva até os seis meses e, que após este período, gradativamente se inicie a alimentação complementar mantendo a amamentação até pelo menos os dois anos de idade.

  A prática do aleitamento materno existe há muito tempo e, como é do conhecimento de muitos, traz inúmeros benefícios como por exemplo, imunológicos, cognitivos, sociais e econômicos. Esses benefícios são melhor aproveitados quando a criança é amamentada até os dois anos de idade, sendo até os 6 meses indicado aleitamento exclusivo e a partir do sexto mês, deve-se introduzir alimentos complementares (CHAVES et al., 2007).

  O Código Internacional para Comercialização de Substitutos do Leite Materno e A Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes procuram encorajar e proteger a amamentação, regulamentando as práticas comerciais utilizadas para vender alimentos artificiais. Nesse sentido, é necessário encorajar, orientar, incentivar e mostrar os benefícios do aleitamento materno para toda a população. O leite humano, além de seus componentes nutritivos, contém, em sua composição, uma complexidade de células, membranas e moléculas que atuam na proteção imunológica do recém-nascido. A superioridade como fonte de alimento faz com que especialistas do mundo inteiro recomendem a amamentação exclusiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com