TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleitamento materno exclusivo a crianças até seis meses

Por:   •  2/11/2015  •  Monografia  •  4.323 Palavras (18 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

O Viva Vida é o principal programa do Governo do Estado na área de saúde. Sua meta prioritária é a redução da taxa de mortalidade infantil em 25% nos próximos quatro anos. Ele se propõe também a desenvolver ações voltadas para a diminuição do índice de mortalidade materna. Para isso, o Estado investiu, ainda em 2003 quando o Programa foi implantado, mais de 12 milhões no fortalecimento da rede de atenção à saúde da gestante e do recém-nascido, desde os centros de saúde e equipes do Programa de saúde da Família (PSF), passando pelas unidades intermediárias (risco habitual), até hospitais de maior complexidade, com capacitação de pessoal, aquisição de equipamentos e criação de leitos de UTI Neonatal.

Tanto no Brasil, como em Minas Gerais, a taxa de mortalidade infantil vem apresentando declínio nos últimos anos. Mas essa queda esconde importantes desigualdades regionais, o que justifica investimentos direcionados para municípios com maior necessidade, observando o princípio da eqüidade.

A maioria dos óbitos está concentrada no período neonatal, principalmente até o 6º dia de vida, demonstrando a fragilidade da rede assistencial de atenção à gestante, ao parto e ao recém-nascido. A mortalidade materna em Minas Gerais é alta, segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde, e está concentrada nas síndromes hipertensivas, hemorrágicas e infecciosas, relacionadas com a qualidade da assistência obstétrica.

Os comitês de prevenção da mortalidade infantil e materna trabalham para dar visibilidade à questão, por meio de investigação e monitoramento dos óbitos, tornando-se peças fundamentais no acompanhamento do impacto do programa.

O Viva Vida representa um avanço no processo de regionalização e qualificação da assistência neonatal, infantil e obstétrica e a ampliação do acesso aos diversos níveis de complexidade, nas atividades de pré-parto, parto, puerpério, planejamento familiar e acompanhamento de crianças de 0 a 1 ano.

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de um curso de gestante desenvolvido no município de Canaã-MG, a partir do programa Viva Vida, com o intuito de levar ao leitor informações importantes a respeito do tema.

1 O MUNICÍPIO DE CANAÃ

1.1 Histórico

O Município de Canaã teve seus primórdios no ano de 1892, originando-se de um terreno doado por Dona Fernandes, uma fazendeira que lá morava. Havia aproximadamente dez cabanas de sapé. Seu nome era Patrimônio, nessa época, foi construída uma pequena capela de pau a pique pelos fazendeiros da região.

Em 1900, Canaã passa a ser considerado, pertencendo ao município de Viçosa e recebia assistência religiosa do Vigário José Vicente, sendo ele o responsável pela mudança de nome da localidade de Patrimônio para Careço. O Sacerdote pedia a cada fazendeiro que construísse uma casa para que o povoado crescesse assim o povoado foi aumentando lentamente.

Em 1910 contava com 40 casas e seu nome novamente mudou passando a se chamar Santo Antônio da Palestina. Foi criada a primeira escola primária sendo Dona Hermínia Martins Batista a primeira professora.

Em 04 de Agosto de 1925 no governo Senhor Artur da Silva Bernardes, o povoado passa a ser distrito. Em 1928 a pedido de alguns funcionários religiosos que aqui passavam, Santo Antonio da Palestina passa a ser Canaã.

Por volta dos anos 40 a população teve seu primeiro transporte coletivo, de propriedade de senhor Salomão David, que fazia linha para a cidade de Viçosa. Em 1953 o distrito que até então pertencia à cidade de Viçosa, é ligado ao município de São Miguel do Anta.

No dia 10 de março de 1963, com a presença de várias autoridades locais e de municípios vizinhos, foi escrita a ata de instalação do município de Canaã, nos termo da lei estadual nº 2764 de 30 de dezembro de 1962. No dia 3  de março de 1963, Canaã alcançou sua emancipação política, jurisdicionado à comarca de Viçosa.

Em 1967 foi construído o segundo Prédio escolar “Escola Estadual Coronel Antônio Lopes Soares”, e a Barragem de abastecimento de água. O serviço telefônico foi instalado em 1968, atendendo apenas à cidade. No ano de 1972 foi inaugurada a rede elétrica, fornecida pela companhia de Luz Cataguases - Leopoldina, a qual, até então era fornecida pela usina Hidrelétrica instalada no Município pela UFV. neste mesmo ano foi instalado também o aparelho de repetidor de sinal de televisão.

Foi inaugurado em 1976, o primeiro posto de saúde. Nesse ano inaugura-se também o abastecimento de água tratada pela COPASA. No ano de 1979, Canaã recebeu a primeira agência bancária, o banco BRADESCO. No ano seguinte a cidade passou a contar com ensino de segundo grau, a escola Estadual Maria Aparecida David.

O fator importante do município dentre sua história é a importância das atividades agrícolas que sempre esteve associada ao seu desenvolvimento desde sua origem. Podendo se afirmar que sua influência ainda hoje está estritamente ligada ao progresso da cidade.

Segundo estatísticas do IBGE (2011) até 2005 a cidade contava com um total de 4.399 moradores, sendo que a maioria da população sobrevive de rendas advindas da agropecuária, extração vegetal e pesca.

1.2 A saúde em Canaã

O setor de saúde no município de Canaã é gerenciado pela Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova – GRS e coordenado pela Secretaria Municipal de Canaã – SMS.

O forte intercâmbio entre Canaã e Viçosa se dá na área de saúde, no setor de bens de consumo duráveis e prestação de serviços. O município tem como referência em saúde além das cidades sede da Macrorregião e da Microrregião as cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Muriaé.

O município de Canaã conta com 2 UAPS, das quais 1 é convencional e a outra exclusivamente com equipes de saúde da família  (UAPS tipo 2). A UAPS convencional chamada “Danilo de Castro” situa-se na Avenida Pedro Dias Lopes  assim como a UAPS tipo 2 Jose Daniel de Assis.

A UAPS convencional Danilo de Castro teve sua nova instalação inaugurada no início do ano de 2007. Esta mesma unidade possui a seguinte distribuição de sua área física: arquivo, almoxarifado, consultório médico, sala de puericultura/pesagem, digitação, recepção, sala de vacina, banheiros feminino/masculino, salão de espera, posto de enfermagem, copa, quarto descanso enfermagem, banheiros funcionários feminino/masculino, sala de repouso com quatro leitos, sala de reunião que passou a ser a farmácia, consultório ginecológico com banheiro, consultório odontológico, laboratório, expurgo, área limpa, lavanderia, DML, banheiro pacientes, quarto dos médicos com banheiro. O serviço de enfermagem mantém plantão diariamente durante 24 horas nos 07 dias da semana. Plantão diurno: 12 horas diárias e plantão noturno:12 horas, em dias alterados, permanecendo o plantão 12/36 horas seguindo a legislação em vigor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com