TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRIMEIROS SOCORROS

Por:   •  6/4/2017  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PRIMEIROS SOCORROS

                            Alex de Oliveira Vargas – D392GD-9

Ribeirão Preto

2017

Promoção da saúde

  Promoção em saúde parte de uma concepção ampla do processo saúde-doença. Mescla determinados, fatores genéticos e ambientais. Estilo de vida. Juntamente a múltiplas intervenções ou fontes de apoio. É um conjunto de medidas que não se dirige a uma só doença, mas servem para aumentar a saúde e o bem estar.

   Promover a qualidade de vida e reduzir riscos á saúde que estejam relacionados aos: modo de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, lazer, cultura e educação e acesso á bens e serviços. Tem como ações específicas: promover a alimentação saudável, incluindo ações de vigilância, promover a prática de atividades, prevenção/controle do tabagismo, redução da morbitalidade por uso de álcool e outras drogas e por acidentes de trânsito, prevenção da violência e estimulo á cultura de paz, e promoção de desenvolvimento sustentável.

 Manutenção da saúde

   Propõe cuidados com o corpo tanto externa quanto internamente, visando ter boa qualidade de vida, consultas médicas certa regularidade,(mesmo não estando doente), manter o peso ideal e controlar ou evitar ao máximo o estresse. Um exemplo de manutenção da saúde na Educação física são a pratica regulares de exercícios físicos regulares que estimulam  o sistema imunológico, aceleram o metabolismo e fortalece o corpo de maneira geral.

Recuperação da saúde

  Instituições privadas devem fornecer serviço imediato para recuperação de saúde do indivíduo caso o mesmo não tenha tido atendimento na rede pública. É uma questão de ética profissional e de salvar uma vida em risco.

  Na Educação Física, um caso de recuperação da saúde a ser citado, pode ser exercício cardiovascular em pacientes com problema cardíaco. Trabalho de fortalecimento muscular em caso de lesão onde o paciente perde nível de força na musculatura.

Reabilitação da saúde

  Pausa nas atividades de alta ou baixa intensidade, (vai depender do grau de lesão), para recuperação total ou parcial da região lesionada, para sua reconstrução ou regeneração natural, para em sequência dar início aos tratamentos de reabilitação, com: musculação, fortalecimento com peso corporal, isometria, entre outro.

Qualidade de vida

   Quando tudo conspira para que o indivíduo tenha uma vida mental, física, social e psíquica saudável. Requisitos básicos para uma qualidade de vida são bom ambiente de trabalho e familiar, boa alimentação, tempo de descanso, e atividade física regular.

Referências/Bibliografia

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/artigos/334-o-conceito-de-promocao-da-saude-e-os-determinantes-sociais

http://dab.saude.gov.br/portaldab/smp_o_que_e.php

http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n18/a04v9n18.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com