TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRIMEIROS SOCORROS

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.179 Palavras (13 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

O presente relatório visa descrever as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado V, sob supervisão da Enfª. Profª. Esp. Tatiane Negrão. Será apresentado a faculdade Estácio de Sergipe como avaliação e registro das tarefas realizadas em campo. O campo foi ofertado através da necessidade de aprimorar o conhecimento do aluno sobre o cuidado de enfermagem ao Adulto e Idoso com ênfase na Assistência Gerencial, a partir de ações educativas voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do enfermeiro nesse campo, considerando todo o processo do cuidado administrativo gerencial, partindo da ideia de que o sucesso das organizações de trabalho depende da qualidade da sua administração, sendo de responsabilidade do enfermeiro a administração da assistência em todas as áreas de prestação de serviços de enfermagem desenvolvidas no hospital.

A função gerencial permite organizar, político e tecnicamente, o processo de trabalho, com o objetivo de torná-lo mais qualificado e produtivo, na oferta de uma assistência de enfermagem universal, igualitária e integral. É necessário incentivar e desenvolver o perfil gerencial do enfermeiro, para obter como vantagem, uma prática gerencial sustentada cientificamente de um profissional mais seguro no desempenho de suas atividades, o que colabora para a garantia da qualidade da assistência prestada como também contribui na satisfação profissional e na construção do trabalho em equipe. (GRECO, 2004).

O gerenciamento em enfermagem pode ser subdividido como: Gerência de unidade, que consiste na previsão, provisão, manutenção, controle de recursos materiais e humanos para o funcionamento do serviço, e Gerência do cuidado que consiste no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação da assistência, passando pela delegação das atividades, supervisão e orientação da equipe (GRECO, 2004). Dessa forma os enfermeiros compreendem que administrar é cuidar, pois, planejar, organizar, avaliar e coordenar são fatores que estão diretamente ligados ao cuidado do paciente . (VAGHETTI et al, 2004).

Diante disso, é importantíssimo as atividades do enfermeiro no âmbito gerencial, sendo o pilar na organização de todo o processo de trabalho e construção de boas práticas, consequentemente viabilizando um melhor cuidado de enfermagem.

O Estágio Supervisionado V é de notória importância, pois abriu portas para o conhecimento mais sucinto possibilitando assim, o desenvolvimento pessoal e profissional, e a consolidação de conhecimentos adquiridos no transcorrer do curso através da relação teoria e prática. Foi realizado semanalmente, no período de Agosto a Dezembro de 2018, com aulas preparativas em sala de aula e práticas em campo.

Portanto, o presente relatório buscou agrupar percepções a cerca do fluxo e vivencias, bem como processos de trabalho, protocolos, produtividade, e aprendizados relacionado ao cuidado de enfermagem ao Adulto e idoso com ênfase na assistência gerencial.

OBJETIVOS

GERAL

  • Tecer considerações a respeito de atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado.

ESPECÍFICOS

  • Descrever o campo de estágio.
  • Analisar os resultados obtidos em campo.
  • Descrever o conhecimento a respeito de cuidados de enfermagem nas diversas formas de gerenciamento.
  • Desenvolver pensamento crítico relacionado ás atividades acadêmicas e do serviço de saúde.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 Instituição de saúde

O campo de estágio foi realizado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), contemplando visitas e atuação na enfermaria da Ala C.

O Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) conhecido popularmente por seu antigo nome “Hospital João Alves Filho”, é o maior hospital público do estado de Sergipe e está localizado no bairro Capucho, zona oeste de Aracaju. Inaugurado em 7 de novembro de 1986, presta atendimentos de urgências e emergências de média e alta complexidade (FHS, 2011). O hospital possui hoje 596 leitos: unidades de leitos críticos, duas UTIS adultas, uma CTI pediátrica, atendimento de urgência em várias áreas como Otorrinolaringologia, Oftalmologia, dentre outros, sendo a especialidade mais procurada desta unidade hospitalar, atendimento aos casos de traumatologia. Atende urgência adulta e pediátrica e possui um serviço ambulatorial de oncologia (FHS, 2011).

O HUSE é porta aberta, presta atendimento a população do Estado de Sergipe, além de Estados vizinhos como Bahia, Alagoas e Pernambuco. Hoje é administrado pela Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS) que é uma Fundação Pública de direito privado, e congrega em seu corpo profissional vários tipos de regime trabalhista: celetistas, estatutários, contratos temporários, prestadores de serviço em várias áreas (FHS, 2011). Tem seu quadro multiprofissional composto por Médicos Clínicos e Especialistas, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de enfermagem, psicólogos, Fisioterapeutas, Assistente Social, dentre outros, em cerca de mais de 3.000 colaboradores.

Todos os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e o gerenciamento dos serviços é acompanhado através de contrato que a Secretaria de Estado da Saúde firmou com a FHS, e Por meio dele, o Governo do Estado compra os serviços listados previamente através de contratos estatais de serviço, paga por eles valores pré-determinados de acordo com preços de mercado e da tabela do SUS, e pode cobrar o cumprimento das metas estabelecidas para cada área. No Contrato Estatal de Serviço estão estabelecidas metas e qual é a produção que se espera da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS, 2011).

Se tratando de sua parte gerencial é composta por 1 Coordenador geral de enfermagem e 1 Gerente coordenador para cada unidade. Infelizmente o cuidado gerencial ligado as práticas direcionadas ao paciente como o gerenciamento de risco, protocolos de segurança do paciente não são seguidos a rigor, sendo encontrados vários pontos negativos em auditoria realizada durante o estágio nessa instituição. Dessa forma foi possível avaliar e perceber a importância de um trabalho focado no gerenciamento para melhoria dos processos de trabalho, pois até então a visão obtida era apenas vertical focada no cuidado assistencial, a partir dessa complementação do ensino e aprendizagem facilitou a compreensão e entendimento sucinto sobre o assunto, levando experiência para toda a vida profissional.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com