TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRIMEIROS SOCORROS

Por:   •  31/8/2021  •  Seminário  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO[pic 1]

                                     DIRETORIA DE ENSINO DE FRANCA  

                              EE PROFESSORA ODETTE BUENO RIBEIRO

NÚMERO DA ATIVIDADE:  

2º. BIMESTRE

Aluno (a):

No.

Série:

Professor (a): Aline Freitas Oliveira

Período de Realização (semana): 10/05 a 14/05

Componente Curricular: ELETIVAS

Série/Ano: 7ºC e 8ºC

Quantidade de aulas: 02

Objeto do Conhecimento/ Conteúdo: Ensinar medidas de primeiros socorros/educativas para promover

a saúde.

Habilidade desenvolvida: EF.08LP04) = Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais:

ortografia, pontuação etc.

COMANDA:  PARADA CARDÍACA E PARADA RESPIRATÓRIA.

PARADA RESPIRATÓRIA

A parada respiratória é a parada súbita da respiração, ou seja, a parada dos movimentos de inspiração e expiração. Com isso, há falta de oxigênio nos tecidos do corpo, principalmente em órgãos vitais, que necessitam de um maior teor de oxigênio, como o coração e o cérebro. A falta de oxigênio no coração pode levar ao comprometimento de sua função. Quando isso ocorre, observa-se um quadro de parada cardíaca, é por isso que, muitas vezes, observamos a parada cardiorrespiratória, que é a parada respiratória seguida pela parada cardíaca. Quando uma pessoa sofre uma parada respiratória, ela apresenta diversos sinais, você deverá estar atento aos seguintes sinais: • ausência de movimento no tórax; • arroxeamento da face; • unhas e lábios azulados; • inconsciência; • imobilidade.

Nos casos em que apresentem parada respiratória após trauma (acidente) não devemos nos esquecer da possibilidade de fratura de coluna cervical.

RESPIRAÇÃO BOBA A BOCA: A respiração boca-a-boca foi considerada uma maneira rápida e eficiente de se suprir oxigênio à vítima. O socorrista deve inflar os pulmões da vítima de maneira adequada em cada ventilação.
        Mantenha as vias aéreas desobstruídas, usando a técnica da inclinação da cabeça e elevação do queixo. A vitima deve estar e permanecer em Decúbito dorsal.

• Levemente, pince o nariz usando o polegar e o dedo indicador (da mão que está na testa), para que o ar não escape pelo nariz da vítima.
• Respire normalmente e coloque seus lábios na boca da vítima, vedando-a e criando um selo à prova de vazamento de ar.
• Em seguida, insufle duas vezes, sendo que cada respiração seja de 1 segundo.

A

PARADA CARDÍACA 

O coração é um órgão que bombeia o sangue para todo o corpo, inclusive para os pulmões, onde será oxigenado. A parada cardíaca ocorre quando o coração para. Com isso, não há transporte de oxigênio para o corpo. Como o cérebro é um órgão muito sensível à falta de oxigênio, após cerca de 4 minutos, ele começa a sofrer lesões irreversíveis, levando à morte cerebral. Como mencionado anteriormente, para identificar se a vítima está sofrendo parada cardíaca, você deve verificar seus batimentos cardíacos. Os principais sinais de uma parada cardíaca são os seguintes: • ausência de batimento cardíaco; • ausência de pulsação (critério isolado mais confiável); • ausência de respiração; • pele fria e amarelada; • pupilas dilatadas; • inconsciência.

Diferença entre Parada respiratória e Parada cardíaca.

  • A respiração, na prática, é o conjunto de dois movimentos: o dos pulmões e o dos músculos do peito. A respiração envolve a inspiração –a entrada de ar pela boca e pelo nariz –e a expiração –a saída de ar também pelo nariz e pela boca.

    • A parada respiratória é a parada súbita da respiração, ou seja, a parada dos movimentos de inspiração e expiração.

    • O método de respiração artificial é muito utilizado e consiste em soprar ar para dentro dos pulmões da vítima. A respiração artificial é dividida em duas técnicas: respiração boca-a-boca e respiração boca-nariz.

    • A parada cardíaca é a parada do coração. Com isso, não há transporte de oxigênio para o corpo.

    • Na parada cardíaca, o procedimento mais adequado é a realização da massagem cardíaca externa.


    • A parada cardiorrespiratória significa que a pessoa não está respirando e seu coração não está funcionando. O procedimento usado em vítimas que estão sofrendo, ao mesmo tempo, uma parada respiratória e cardíaca é a reanimação cardiopulmonar.

Reanimação cardiopulmonar.

  • A Reanimação Cardiopulmonar Padrão se dá por meio da respiração artificial com compressões do tórax. A respiração artificial nada mais é que o famoso “boca a boca”, uma tentativa de fornecer oxigênio aos pulmões. Já as compressões torácicas estimulam a circulação de oxigênio aos órgãos, pois impulsionam o sangue a fluir do coração para o restante do corpo.
  • A abordagem inicial e imediata deve observar, ao mesmo tempo, o nível de consciência e a respiração da vítima.

As compressões no peito devem ser realizadas com os cotovelos travados, empurrando para baixo.

Faça essas compressões em uma taxa de, no mínimo, 100/minuto.

Adulto:
30:2 – 1 ou 2 socorristas

Crianças e Bebês:
30:2 – 1 socorrista
15:2 – 2 socorristas

Deixe o peito recuar após cada compressão.

Reduza pausas na compressão torácica quando tiver que trocar com outra pessoa. Tente limitar as interrupções para menos de 10 segundos.

Repita as 30 compressões torácicas e duas respirações boca a boca. Você deve fazer a reanimação cardiorrespiratória por dois minutos, antes de verificar se há sinais de vida. Continue a RCP até que outra pessoa assuma, a ambulância chegue, você fique cansado demais para continuar, um desfibrilador fique disponível para uso ou o pulso e a respiração da vítima voltem ao normal.

        Verifique os sinais de respiração por meio de sons ou movimentos do tórax. Se a pessoa não respira ou sofre para respirar, deite-a de barriga para cima em uma superfície rígida;
        Ajoelhe-se ao lado da vítima, na altura dos ombros dela, e localize o centro do tórax, entre os mamilos;
        Posicione os braços estendidos com os dedos entrelaçados, colocando uma mão sobre a outra, apoiando-se no centro do peito;
        Mantenha os braços esticados e use o peso do corpo para fazer compressões rápidas e fortes;
        Inicie compressões com a frequência de 100 por minuto (ou seja, 5 compressões a cada 3 segundos), comprimindo o tórax na profundidade de, no mínimo, 5 cm para adultos e crianças e 4 cm para bebês.
        A manobra de reanimação deve continuar até a chegada do socorro ou se houver reação da vítima.
        É recomendada a troca de socorrista a cada 2 minutos para garantir a melhor qualidade do procedimento, pois ele é bastante cansativo.

EXISTEM EVIDÊNCIAS SOBRE A REDUÇÃO DA MORTALIDADE EM PESSOAS QUE RECEBERAM DE MANEIRA IMEDIATA AS MANOBRAS DE REANIMAÇÃO POR VOLUNTÁRIOS E, COM ISSO, CONSEGUIRAM MANTER PRESERVADAS AS FUNÇÕES CARDÍACA E CEREBRAL.

ATIVIDADES: RESPONDA NO VERSO.

  1. Para realizar de maneira eficiente a respiração pelo método boca-boca, deve-se colocar o paciente em qual posição?
  2. Quais são os sinais de uma parada respiratória?
  3. Em um acidente de trânsito, uma das vítimas foi socorrida por uma equipe médica. Tal vítima estava inconsciente e com ausência de movimento respiratório, de pulso e de batimentos cardíacos. Apresentava lábios, unhas e língua azulados, palidez excessiva e pupilas dilatadas.
    Esses sinais indicam que a vítima do acidente estava tendo um(a):

   

  1. Edema Pulmonar;
  2. Parada cardíaca;
  3. Parada respiratória;
  4. Parada cardíaca e respiratória;
  5. Convulsão.

  1. Os sinais e sintomas apresentados pela vítima de parada cardiorrespiratória incluem a inconsciência e a ausência de pulsação.     

           

        (       ) Verdadeiro

        (       ) Falso

  1. O que significa RCP?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com