TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRIMEIROS SOCORROS EM CRIANÇAS

Por:   •  16/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  5.127 Palavras (21 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 21

PRIMEIROS SOCORROS EM CRIANÇAS - CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PIMENTA BUENO – RONDÔNIA.

FACHINI, Angélica Lopes.[1]

ALMEIDA, Ademar Pereira de.[2]

OLIVEIRA, Stefany Marcelli Coradi de.[3]

DELFINO, Maria Priscila.[4]

RESUMO

A infância é uma fase onde a criança encontra-se em pleno desenvolvimento; nessa fase as crianças gostam de brincar, saltar, correr, e inúmeras vezes não estão atentas ao risco de acidentes.  Portanto, correm risco de sofrer acidentes e traumas tanto no domicílio como na escola e de acordo com o cuidado prestado podem ser minimizados ou então resultar em danos irreparáveis se não realizados adequadamente, pela pessoa que presta cuidados. Este estudo tem por objetivo investigar sobre a concepção dos professores do ensino fundamental acerca dos primeiros socorros de pequenos acidentes em quatro escolas municipais de Pimenta Bueno/Rondônia. Trata-se de uma pesquisa de campo, transversal descritiva, com abordagem quanti-qualitativa realizada com 64 professores que atuam em escolas Municipais do Município de Pimenta Bueno/RO. Para coleta de dados procedeu-se uma entrevista com questionário, sendo 2 (duas) questões dicotômicas, 9 (nove) questões de múltipla escolha e 4 (quatro) questões abertas, totalizando em 15 (quinze) questões, realizadas em julho/2018. O projeto do qual resulta este estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal RO sob o parecer n° 2.706.393. Através da análise estatística descritiva, verificou-se que 81,25 % (52) dos professores são do sexo feminino, 65,63% (42) já presenciaram situações de acidentes, 34,38% (22) professores responderam erroneamente o questionário proposto e 100% (64) acham que é importante os professores estarem habilitados para prestar socorro. Diante disso, destaca-se a relevância da habilitação de professores para prestar os primeiros socorros, considerando a importância e o impacto que tal assistência exerce sobre os alunos do ensino fundamental.

Palavra-chave: Professores. Alunos. Primeiros Socorros.

“Dedicamos este trabalho а Deus, por ser essencial em nossas vidas, autor do nosso destino, nosso guia, aos nossos cônjuges, filhos (as), pais, irmãos е a toda nossa família que, com muito carinho е apoio, não mediram esforços para que chegássemos até esta etapa de nossas vidas.

Dedicamos também às pessoas com quem convivemos nesses espaços ao longo desses anos, nossos colegas e professores que tanto nos ajudaram e tornaram inesquecível a experiência da nossa formação acadêmica”.

1. INTRODUÇÃO

A infância é uma fase onde a criança encontra-se em pleno desenvolvimento e quando estimulada utiliza todas as suas capacidades; nessa fase as crianças gostam de brincar, saltar, correr, e inúmeras vezes não estão atentas ao risco de acidentes.  É no ambiente da escola que a criança se depara com diferentes vivências e atividades (aulas de educação física, recreio e lanche, etc.), além de oportunidades de brincar em início e final do turno das aulas, e assim, a criança não está livre de sofrer acidentes; frente a isso os funcionários e principalmente os professores devem estar atentos para prevenção de acidentes e na presença desse evento saiba agir de forma rápida, prática e eficaz. Essa afirmativa encontra-se pautada nas reflexões de Santini & Mello (2008) “que refere ser o ambiente escolar, um local que não está isento da ocorrência de acidentes e por esta razão o corpo discente e docente deve estar informado a respeito de técnicas básicas de primeiros socorros”.

Ao longo do seu crescimento e desenvolvimento, a criança poderá sofrer algum tipo de acidente envolvendo quedas que consequentemente resultarão em escoriações e ferimentos leves; sem contar os desmaios e outros problemas manifestados. Na certeza de que essas situações possam ocorrer, torna-se necessário aos funcionários, especialmente os professores manterem atenção nas crianças a fim de identificar e minimizar complicações decorrentes de possíveis acidentes; e ao ocorrerem, a participação dos professores ao prestarem os primeiros socorros à criança deverá ser a mais prática possível de modo a proporcionar sensação de conforto e segurança, pois, nesse momento encontra-se assustada pela situação ocorrida.

As crianças assim como outros sujeitos comumente correm risco de sofrer acidentes e traumas tanto no domicílio como na escola e de acordo com o cuidado prestado podem ser minimizados ou então resultar em danos irreparáveis se não realizados adequadamente, pela pessoa que presta cuidados. Essa afirmativa pauta-se principalmente, nos apontamentos de Pereira et al., (2005), ao mencionarem que “os acidentes são considerados um grande problema de saúde pública, devido ao elevado número de mortes. No Brasil os acidentes são a segunda causa de óbito, porém, na faixa etária de 5 a 49 anos constitui-se a primeira causa”.

Acidentes como quedas, pequenos cortes e escoriações e outros problemas com frequência são observados em alunos das séries iniciais e a na maioria das vezes podem ser sanados com condutas básicas de primeiros socorros. Nesse sentido, percebeu-se que, para se prestar atendimento de primeiros socorros a crianças, na fase escolar ou não, é necessário ao sujeito próximo a ela conhecer as condutas básicas de primeiros socorros, e para isso precisa ser capacitado, de modo a contribuir na minimização do problema e na manutenção da vida até a chegada de atendimento especializado. Esse fato é confirmado por Costa et al., (2015), ao mencionarem que o ensino do conteúdo Primeiros Socorros deve ser oportunizado na escola, uma vez que todo indivíduo poderá, em algum momento da vida, necessitar de tal conhecimento, esse processo ocorrendo tanto para os escolares como para os funcionários.

Pautados na afirmativa acima, deu-se o interesse em averiguar se os professores do ensino fundamental de quatro escolas municipais de Pimenta Bueno detêm conhecimentos e habilidades necessárias para aplicar os primeiros socorros em crianças acidentadas na escola. Este interesse reforça-se ainda, na premissa de que a criança em qualquer espaço, mas principalmente no ambiente escolar, corre riscos de acidentar-se, o que requer dos funcionários preparo e atenção adequada à criança, uma vez que nem sempre ela identifica sinais de perigo ou risco de acidentes. Acredita-se que o conhecimento sobre primeiros socorros devem ser uma preocupação de toda instituição escolar e uma temática a ser discutida por profissionais de todas as áreas, principalmente de educação e saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (215 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com