TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROBLEMAS VESICAIS E INTESTINAIS DO IDOSO

Por:   •  8/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

ETECS - ESCOLA TÉCNICA COSER SALVADOR 

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

EDILENE GOMES DE OLIVEIRA

PROBLEMAS VESICAIS E INTESTINAIS DO IDOSO

NOVA VENÉCIA –ES

2022[pic 1]

1. INTRODUÇÃO

A incontinência urinária (IU) é reconhecida pelos cientistas como um problema de saúde pública devido à sua prevalência e suas consequências. No entanto, poucos profissionais médicos têm investigado esse tema, especialmente poucos estudos sobre incontinência urinária realizados por enfermeiros.

Sabe-se que a incontinência urinária afeta negativamente a qualidade de vida dos idosos, promovendo isolamento social e até sentimentos de depressão diante do medo de vazar urina em locais públicos, constrangimento e limitação de atividade, ou seja, autoestima, e é conhecido por produzir interferência nas relações pessoais, e tarefas domésticas. Além disso, é uma das principais causas de institucionalização de idosos.

INCONTINECIA URINARIA E DOENÇAS GASTROINTESTINAIS NO IDOSO

        A bexiga em pessoas idosas perde algumas propriedades e muitas vezes se torna hiperativa. Com a idade, a micção noturna também é muito comum em homens e mulheres. A incontinência urinaria caracteriza-se pele perda involuntária, associada a um impacto comprometimento social, pessoal e emocional do indivíduo, além dos custos relacionado com os cuidados e a repercussão psicológica dos cuidadores.

O principal sintoma e o leves de urina com mais frequência, a incontinência não é uma doença, e sim um sintoma que pode ser causado por certos hábitos diários, doenças subjacentes ou problemas físicos.

O tratamento da incontinência urinaria aplica a uma cuidada avaliação relacionado ao problema, que no caso seria instituída terapêutica medicamentosa e/ou intervenção cirúrgica.

Existem em algumas mudanças no trato gastrointestinal que inevitavelmente vai ocorrer com o envelhecimento, e devido a isso, com a avançada idade, algumas doenças gastrointestinais que são ditas benignas no adulto-jovem como a gastrite, a doença do refluxo gastroesofágico, podem ter características particulares no idoso na qual muitas vezes está relacionada a polifarmácia, ou seja, a uso de vários medicamentos e outras comorbidades.

O uso de várias medicações no dia a dia pode impactar muito, no aumento das queixas, como boca seca, constipação, queimação no estômago, e a gastrite que é uma queixa muito comum nos pacientes.

A medida em que envelhecemos, muitas funções corporais se tornam mais lenta, e uma delas e a digestão. Um órgão que costuma ser afetado pelo processo de envelhecimento e o intestino, fazendo com que uma grande maioria das pessoas idosas apresente algum problema intestinal.

Constipação intestinal inclui a diminuição de evacuações considerando usual, a dificuldade para evacuar normalmente e o esforço necessário para evacuação, principais sintomas da prisão de ventre são menos de três evacuações por semana, fezes endurecidas e dificuldades de esvaziamento.

A alimentação tem um papel importante no tratamento, pois a ingestão de fibras diminui a constipação e outras desordem gastrointestinal.

PRINCIPAIS CAUSAS

O estômago sadio não é afetado no envelhecimento, sua função motora é reservada, mas pode acontecer uma diminuição, um retardo no processo esvaziamento gástrico, pode haver uma diminuição de fluxo sanguíneo, e uma redução da produção do bicarbonato que é responsável por alcalinizar o meio do estômago que já é naturalmente um pouco ácido, e essas reduções podem acentuar as queixas gástricas como a queimação no estômago.

A gastrite crônica que mais acomete o idoso geralmente, não necessariamente pode estar relacionada com a presença de uma bactéria famosa H PYLORI, daí a importância de ter uma avaliação médica geriátrica, tanto para rever a relação das queixas, lá da queimação no estômago, da boca seca e se não está relacionada ao excesso de medicações e tanto para avaliar a necessidade de uma investigação mais profunda, através do exame de endoscopia digestiva, o exame vai tanto visualizar presença de lesões na parede do estomacal e coletar material para analises de haver ou não a presença dessa bactéria. Atenção deve ser dada ao fenômeno do envelhecimento como fenômeno isolado, induz alterações anatômicas e funcionais ao invés de causar predispondo a problemas.

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO MANEJO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA NO IDOSO

A qualidade de vida dos idosos tem impactos negativos e favorece o isolamento social, frente ao medo de perder urina em locais públicos, ao constrangimento e às restrições de atividades, além de gerar sentimento de baixa autoestima, interferir nas relações pessoais e nas tarefas domésticas.

Estudos mostram que um plano de cuidado de enfermagem individualizado leva à diminuição da ocorrência e consequências da incontinência urinária entre os idosos. Ocorre que, a atuação do enfermeiro no manejo dessa situação é relativamente nova na história da profissão. Avaliação e tratamento da incontinência urinária especialidade de enfermagem em estomaterapia, incluindo o cuidado de pessoas com estomias, feridas, incontinência anal e urinária, reconhecida por órgãos profissionais e sociedades. Apesar disso, o número de enfermeiros com conhecimento específico desta especialidade e produção científica para o tratamento da incontinência urinária no idoso é feito por enfermeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com