TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade - O Impacto em Pessoas Idosas

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

        UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIAN

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

        

AMANDA DE RAMOS

ELIETE FERNANDES

JANAINA CORREIA DE SOUZA

MARCOS DE SOUZA LIMA

OBESIDADE

SANTO ANDRÉ

2015

AMANDA DE RAMOS

ELIETE FERNANDES

7251702120

7092572888

JANAINA CORREIA DE SOUZA

7297554814

MARCOS DE SOUZA LIMA

7477682986

OBESIDADE

                Trabalho desenvolvido pelos alunos do 4º semestre A, apresentado ao Professor Alexandre Vieira Bernardini como requisito para obtenção de nota parcial do 1º bimestre na disciplina de Processo do Cuidar IV, do curso de Enfermagem da Universidade Anhanguera de São Paulo.  

SANTO ANDRÉ

2015

  1. Impacto das condições clínicas e funcionais na qualidade de vida de idosas com obesidade

Este estudo tem como objetivo caracterizar e identificar o impacto de condições clínicas e funcionais na qualidade de vida relacionada á saúde em idosas obesas.

A obesidade associa-se a incapacidades funcionais e aos danos causados à qualidade de vida.

O método utilizado para esta pesquisa quantitativa foi aplicado dois questionários em 63 mulheres com alto índice de massa corporal (IMC), sendo mensurado peso e altura. Essa amostra constitui-se de mulheres com idade acima de 65 anos, as condições clinicas foram obtidas por meio de exame físico e entrevista, considerando numero de medicamentos e o numero de doenças relatado pelas idosas, investigou-se também sintomas depressivos, nível de atividade física e desempenho funcional.

O nível de atividade física e desempenho funcional desempenhou papel positivo para QRVS , sendo que o desempenho funcional foi avaliado de bom á moderado, e um terço dos indivíduos analisados apresentou déficit em sua mobilidade.

Concluímos que idosas com IMC elevado, fazendo uso de alto número de medicamentos, baixos níveis de atividades físicas e funcional, e principalmente sintomas depressivos estão susceptíveis a apresentarem baixa QRVS. Porém todos esses fatores supracitados podem serem modificados e até evitados com medidas de prevenção e promoção a saúde.

 

 

  1. Nível de atividade física para prevenção do excesso de gordura visceral em mulheres pós-menopáusicas: quanto é necessário?

Este estudo analisa a quantidade de atividade física necessária para prevenir o excesso de gordura visceral em mulheres pós-menopáusicas.

A menopausa representa um marco que determina mudanças na vida da mulher, inclusive em seu papel social proporcionando sintomas desconfortáveis e aumento na prevalência de doenças. Estudos recentes comprovam que a quantidade de 125 á 185 minutos por semana de atividade física moderada provoca benefícios na prevenção de doenças em ambos os sexos, entre eles diabetes.

A amostra abrangeu 239 mulheres com idade média de 57 anos, foi mensurada a área de gordura visceral e quantidade de atividade física, a caminhada revelou-se um método efetivo para prevenir o excesso de área de gordura visceral.

Podemos concluir que a prática  de atividade física de leve á moderada com gasto entre 1.601 e 2.283 kcal/semana, previne o excesso de adiposidade central em mulheres  pós-menopausa.

  1. Sobrepeso e obesidade abdominal em adultos quilombolas, Bahia, Brasil.

Este estudo observa o estado nutricional, estimando a prevalência de sobrepeso e obesidade abdominal e fatores relacionados em adultos de comunidades quilombolas, em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com