TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Enfermagem

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  2.157 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Valquíria Lopes da Silva de Lima RA 1143924                                  

Bacharel enfermagem

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS AVANÇADOS

Orientador: Prof.

Claretiano Centro Universitário

Portfólio

SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ - RO[pic 2]

2018

Portfólio

  1. Caso: Aferição de Pressão Arterial

Paciente chega no hospital  não se sentindo bem, na recepção do hospital o técnico de enfermagem realiza o procedimento de aferição de pressão, sem higienizar as mão e sem luvas de procedimento e com paciente em pé, antes de aferir a PA o mesmo não se certifica se o paciente ingeriu alguma bebida alcoólica, café ou se fumou 30 min antes de chegar no hospital.

Como vimos na literatura o procedimento de verificação dos sinais vitais são muito importantes no diagnóstico clinico de um caso, então é preciso realiza-lo de maneira correta, pois se ao contrario disso pode haver alteração nos resultados e prejudicando o tratamento do paciente em questão.

Nesse caso para aferir a pressão arterial primeiramente devemos nos comunicar com o paciente saber seu histórico, se ingeriu bebidas alcoólicas ou café, e se fumou 30 minutos antes de chegar no hospital, e se sim deixar o paciente descansar em lugar calmo e temperatura agradável por uns 10 minutos. Depois pedir para o paciente sentar na cadeira, com o braço repousado sobre a superfície firme antes de aferir, devemos separar os materiais e principalmente higienizar as mãos e colocar luvas de procedimentos.

  1.  Caso: Trocas de Curativos

Paciente chega à sala de curativo o profissional de enfermagem vem atendê-lo, paciente apresenta uma ferida traumática com infecção. O paciente é levado para uma sala reservada, para realizar o procedimento, o profissional separa os materiais e coloca as luvas de procedimentos. Na hora da limpeza o mesmo começa pelo local mais infectado (interior) e por ultimo o menos infectado.

Conforme a literatura a realização do curativo é uma ação que exige conhecimento, principalmente para não lesionar ainda mais o tecido e assim comprometer o processo de cicatrização. O curativo deve seguir uma prescrição medica quanto ao tipo, frequência, trocas, solução a ser aplicada e cobertura.

A equipe de enfermagem deve seguir os princípios de assepsia sendo que na ferida infectadas a área mais contaminada é do interior, então como vimos a limpeza deve ser iniciada pelo local menos contaminada para o mais contaminada.

  1. Caso: Injeção Via Intramuscular

Paciente na sala de observação, o medico prescreveu um medicamento via intramuscular de volume 4 ml. Sem a supervisão do enfermeiro o técnico realizou o procedimento com paciente em pé na região deltoidea (4 cm abaixo do acrômio).

 A aplicação intramuscular trata-se de um procedimento frequentemente realizado na pratica de enfermagem, e envolve uma série de decisões complexas relacionadas ao volume a ser injetada, medicação a ser usada, técnica de administração, seleção do local e dispositivo.

As injeções intramusculares têm desvantagens que devem ser consideradas quando da sua escolha, entre elas, a possível lesão de nervos, músculos e vasos sanguíneos. Tais acidentes podem ser minimizados pela habilidade e conhecimento de quem administra a injeção intramuscular. AS dificuldades na aplicação das injeções, sejam elas devidas à falta de conhecimento do profissional, às características da medicação ou a fatores relacionados ao próprio paciente, podem levar ao aparecimento de lesões ou complicações pós-injeções.

Como no caso acima houve um erro, pois nessa região deltoidea o volume da medicação deve ser somente até 2 ml, e não é recomendável realizar esse procedimento com o PA em pé, pois caso o paciente apresente complicações durante aplicação pode ocorrer a queda do mesmo.

  1. Caso: Arrumação de leito

A maioria dos hospitais públicos não tem materiais para que os profissionais possam trabalhar de forma correta, muitas das vezes eles acabam improvisando, devido a falta de recursos do governo, e quem sofre com isso são os pacientes que ficam internado vários dias nesses hospitais, que na maioria das vezes nem lençóis tem. O técnico de enfermagem que é responsável pela arrumação dos leitos, quando realiza essas trocas de lençóis,que no caso só tem um lençol, cometendo vários erros como: sacudir, deixar dobras não realiza limpeza concorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com