TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indicadores de Saúde

Por:   •  13/7/2022  •  Seminário  •  8.680 Palavras (35 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]

Entendendo         a Enfermagem Conhecimento

perspectiva de enfermagem[pic 2][pic 3]

paradigma

Ciência

[pic 4]

Os enfermeiros muitas vezes se encontram em situações em que precisam responder à importante pergunta “o que os enfermeiros fazem?” Clínicos, administradores, pesquisadores e outros acadêmicos de enfermagem argumentam há décadas que a

a capacidade de descrever o trabalho dos enfermeiros fornecerá ao público e a outras disciplinas uma maior compreensão da natureza da enfermagem e da prática de enfermagem. Não há uma resposta clara e simples para essa pergunta; no entanto, é difícil formular uma resposta que capte efetivamente o trabalho dos enfermeiros. O que enfermeiros e podem ser descritos citando uma lista de atividades como avaliar o estado de saúde, administrar medicamentos, ensinar, fornecer apoio psicossocial, intervir com as famílias, preparar pacientes para alta, fazer encaminhamentos. Foram desenvolvidas taxonomias que refletem esses tipos de intervenções e fornecem uma base para pesquisa e medição de resultados (Coenen, Ryan e Sutton, 1997; Elasy, Ellis, Brown e Pichert, 2001; Henry, Holzemer e Miller, 1997; Moorhead & Delaney, 1997; Thoroddsen & Thorsteinssen, 2002). O público em geral e outros não enfermeiros provavelmente entenderiam essas atividades sem dificuldade. A maioria das enfermeiras teria vários itens para adicionar à lista; no entanto, muito do que os enfermeiros consideram mais importante

em seu trabalho envolve atividades que não são facilmente compreendidas por não enfermeiros. Ações como “estar lá” para alguém (Steeves, Cohen, & Wise, 1994), “estar presente” (Gilje, 1992), “uso terapêutico de si mesmo” (Cumbie, 2001; Gallop & O'Brien, 2003; Sherman & Ouelette, 2001; Uys, 1980), “compreensão empática” (Ruffing-Rahal, 1986), “promover a expansão da consciência” (Newman, 1986), “cuidar da pessoa como um todo” ou simplesmente “cuidar” (Watson, 1979). , 1988; Watson & Smith, 2002) abrangem grande parte do trabalho da enfermagem e podem realmente capturar alguns de seus maiores valor.

Dentro Despeito de a valor de tal para Descrição, lá é para distante mais importante componente subjacente da enfermagem que precisa de atenção. O que torna os enfermeiros valiosos não é apenas o que eles fazem; é o conhecimento que sustenta suas ações que diferencia os enfermeiros de outros prestadores e do público leigo. A questão mais importante para os enfermeiros abordar realmente não diz respeito ao que eles fazem, mas ao que eles sabem.

Compreender e ser capaz de descrever o que os enfermeiros sabem requer mais do que apenas a capacidade de listar áreas de conteúdo abordadas em programas educacionais. Discutir a base do conhecimento de enfermagem tb requer mais que a habilidade de descrever como as a enfermeiras tomam decisões diariamente. Os enfermeiros precisam ser capazes de questionar seu próprio conhecimento, identificar suposições e vieses e reconhecer formas alternativas de pensar em várias situações. Os enfermeiros também precisam ser críticos e perspicazes sobre sua base de conhecimento para promover o desenvolvimento contínuo e reconhecer áreas para investigação adicional. A compreensão de algumas das principais tradições da filosofia é essencial neste processo de conhecer e desenvolver o conhecimento dos enfermeiros.

[pic 5]   A NATUREZA DA ENFERMAGEM CONHECIMENTO        [pic 6]

Pesquisadores e acadêmicos de enfermagem deram relativamente pouca atenção à questão do conhecimento de enfermagem. Da mesma forma, os enfermeiros em ambientes de prática não são acusados ​​de discutir a natureza de seu conhecimento, como e o que eles sabem; em vez disso, eles discutem apenas que sabem algo e que podem fazer algo como resultado. Em um ambiente de cuidados intensivos, por exemplo, uma enfermeira pode “saber” posicionar equipamentos de emergência perto do quarto de um paciente, tendo certeza de que será necessário cuidar do paciente em um futuro próximo. A enfermeira pode "saber" que sentar-se calmamente com um paciente, apenas "estar ali", tem um efeito terapêutico. Se assim o desejar, a enfermeira pode tocar o paciente de uma maneira que se espera que transfira energia para o indivíduo esgotado. Se perguntado como a enfermeira “sabe” fazer essas coisas, a resposta geralmente se limita a “simplesmente sei”.

Para descrever seus papéis, os enfermeiros clínicos precisam formular descrições úteis e compreensões de enfermagem que enfocam os conhecimentos que possuem. A consciência da base de conhecimento não apenas captura a educação especial e as experiências associadas ao ser enfermeiro, mas também serve como base para a responsabilidade pelo cuidado que o enfermeiro oferece. A razão “simplesmente sei” não fornecer ao enfermeiro muita segurança de que quaisquer ações tomadas são apropriadas e defensáveis. No entanto, uma ênfase no que os enfermeiros sabem combinado com como eles sabem dessas coisas fornece uma base não apenas para a responsabilização pelas ações, mas também para explicar aos outros suas contribuições significativas para os cuidados de saúde.

Compreender as origens e os fundamentos do conhecimento de enfermagem serve ainda a outro propósito. Muitas das coisas que os enfermeiros valorizam e as tarefas que realizam regularmente não são bem compreendidas pelos enfermeiros ou por outros profissionais de saúde, nem as pesquisas mostraram que essas ações sejam eficazes ou apropriadas. Por exemplo, os enfermeiros frequentemente descrevem o importante papel que a intuição desempenha na prática clínica (Agan, 1987; Kenny, 1994; King & Appleton, 1997; Paley, 1996; Sarvimaki & Stenbock-Hult, 1996), e aqueles que estudaram terapia ou toque de cura (Begley, 2002; Daley, 1997; Meehan, 1998; Peters, 1999; Thomas, 2002; Turner, Clark, & Williams, 1998; Wright, 1987; Yamashita, Jensen, & Tall, 1998) ou óleos essenciais podem usar essas técnicas como agentes de cura ou como coadjuvantes aos seus cuidados habituais. Os enfermeiros abordam o espírito humano como um foco essencial do cuidado (Lawson & Horneffer, 2002), embora possa ser difícil definir esse “espírito”. Os enfermeiros baseiam muito de sua prática e sua habilidade na premissa de que os seres humanos são seres holísticos, “biopsicossociais” (Flaskerud & Halloran, 1980; Kim, 1987). Como os enfermeiros sabem dessas coisas? Fazer, ensinar, aprender e cuidar requerem conhecimento; para continuar a crescer e melhorar nestas áreas, é fundamental compreender como se pode criar o conhecimento necessário aos enfermeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)   pdf (270.2 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com