TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTO NATURAL HUMANIZADO: PELO EMPODERAMENTO DA MULHER NO MOMENTO DO NASCIMENTO

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.708 Palavras (15 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Paulista

Instituto Ciências da Saúde

Curso de Graduação em Enfermagem

Campus Jundiaí

PARTO NATURAL HUMANIZADO: PELO EMPODERAMENTO DA MULHER NO MOMENTO DO NASCIMENTO

JUNDIAÍ

2016

RESUMO

O parto humanizado é um conjunto de práticas que visam à promoção do parto e nascimento saudáveis e a prevenção da mortalidade materna coma utilização de tecnologias apropriadas. (OMS). O foco da atenção nesse processo é o alivio da dor, o obstetra e toda a equipe ficam atentos com o sofrimento e o desconforto da Gestante.

A humanização do parto implica a criação de condições apropriadas, a fim de que a assistênciaseja um momento tranquilo, prazeroso e seguro para mãe e recém-nascido. Esse procedimento tem formas alternativas para proporcionar um ambiente mais agradável, como ambiente escurecido, na água, em posição vertical e, até mesmo, no retorno de seu atendimento domiciliar.

.

ABSTRACT

The humanized birth is a set of practices aimed at promoting healthy labor and birth and the prevention of maternal mortality eat use of appropriate technologies. (WHO). The focus of attention in this process is the pain relief, the obstetrician and all the staff are attentive to the suffering and discomfort of pain.

The humanization of birth implies the creation of appropriate conditions, so that assistance does not prevent this to be a quiet moment, pleasant and safe for mother and newborn. This procedure has alternative ways to provide a more pleasant environment, such as darkened environment, water, upright and even the return of his home care.

.

1. INTRODUÇÃO 1

2. OBJETIVOS 2

2.1. OBJETIVO GERAL 2

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2

3. METODOLOGIA 2

4. REVISÃO DE LITERATURA 2

4.1 O PARTO HUMANIZADO 2

4.2. O QUE SE FAZER NAS SITUAÇÕES 3

4.2. EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS PARA O PARTO. 5

4.3. QUAL A DIFERENÇA ENTRE PARTO NORMAL, PARTO HUMANIZADO E PARTO NATURAL? 5

4.4. EM BUSCA DE RESPEITO 7

4.5. PARTO NORMAL: SEM TABUS - SEM MEDO - SEM INTENSIFICAÇÃO DA DOR. 8

5. CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. INTRODUÇÃO

Humanizar é basicamente a arte de dialogar, ensinar e educar, respeitando a individualidade das pessoas sabendo absorver e transferir seus conhecimentos.

Um papel fundamental nesse processo é a empatia. Todos têm medo do desconhecido ou do mal dito (tabus da sociedade). Porém a confiança, o amor e cuidado diminuem dores diversas, como as dores psicológicas (as que intensificamos), as dores sociais (as que a sociedade nos coloca), e as dores “reais” (o que de fato se sente fisicamente).

A ansiedade, tensão e o medo podem prejudicar ainda mais o processo que traz à vida e com isso é necessário encontrar formas para que a mulher possa ter maior controle sobre o processo do nascimento. Por outro lado, para o bom desenvolvimento do trabalho de parto, é necessário o bem estar físico e emocional da mulher, o que favorece a redução dos riscos e complicações. Para tanto, o respeito ao direito da mulher à privacidade, à segurança e ao conforto, com uma assistência humana e de qualidade, aliado ao apoio familiar durante a parturição, transformam o nascimento num momento único e especial.

O apoio emocional de um acompanhante de escolha da gestante é um ponto importante para que a mulher possa superar a dor e tensão. Para isso, o acompanhante necessita do apoio e colaboração dos profissionais de saúde na condução adequada da assistência à mulher. É importante que os profissionais de saúde estejam sensibilizados quanto à importância da presença do acompanhante para a gestante no decorrer do trabalho de parto, como também precisam estar preparados para executarem suas atividades junto ao acompanhante e gestante, informando-os sobre a evolução e as melhores práticas a serem realizadas durante o processo de nascimento. São atitudes simples, e muito eficientes, que podem influenciar positivamente a realidade da assistência da mãe e seu bebê.

É importante destacar que a enfermagem tem participado das principais discussões em relação à saúde da mulher, juntamente com movimentos sociais feministas, em defesa do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento.

Diante disto, o Governo Federal juntamente ao Ministério de Saúde, tem criado portarias que favorecem a diminuição e intervenções de riscos sobre a humanização da assistência, atuação integral a saúde da mulher, privilegiando o período de recuperação da gestante, por entender que estas medidas são fundamentais para a tanto em maternidades, como em casas de parto.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo geral

Orientar a gestante sobre os benefícios do parto natural humanizado e seus procedimentos.

2.2. Objetivos específicos

Explicar o processo do parto normal, analisando as questões do descaso da parte dos agentes de saúde e o medo que a por conta do psicossocial, explicar as diferenças entre parto normal, parto natural e parto humanizado, relatar o procedimento da humanização do parto na rede pública de saúde,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com