TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parto humanizado

Por:   •  14/9/2015  •  Artigo  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE INSTITUTO INTERAMERICANO

Aluna: Marina dos Santos Viana

Síntese: Sistematização da Assistência de Enfermagem em Neonatologia e Pediatria.

Cuiabá-MT

2015

Sistematização da Assistência de Enfermagem em Neonatologia e Pediatria.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), faz uma análise da história da enfermagem, que ao longo do tempo vem se destacando. Essa assistência, tem como papel principal a humanização, e a segurança na qualidade do serviço prestado,ou seja, a sistematização veio para colocar um método cientifico de trabalho do enfermeiro

INTRODUÇÃO

Atualmente, cuidado e humanização são prioridades na área da saúde(1). Para promover o cuidado humanizado, eficiente e com qualidade a equipe de enfermagem deve utilizar o Processo de Enfermagem (PE) que consiste em cinco etapas inter-relacionadas: investigação, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação, de maneira organizada e sistemática(2).

As Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) constituem importante campo de trabalho para a enfermagem. A utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na UTIN é de fundamental importância, pois a assistência qualificada não deve se limitar a garantir a sobrevida do prematuro, mas também planejar ações e implementá-las conforme as necessidades do Cuidado.

A SAE é embasada no PE e consiste em uma metodologia de organização, planejamento e execução de ações pela equipe no período em que se prestam cuidados de enfermagem. Porém, ainda é pouco utilizada pelos enfermeiros devido às dificuldades encontradas na prática diária. Os profissionais justificam sua não utilização por razões que vão desde a falta de habilidade na aplicação até à sobrecarga de trabalho(3). Contudo, por meio da SAE, a equipe de enfermagem pode assistir o recém-nascido e seus familiares, diminuindo o grau de ansiedade e estresse entre estes, além de favorecer o aconchego mãe-bebê e a vivência da paternidade, com a incorporação de cuidados centrados na família do bebê internado em UTIN(4).

O tratamento de prematuro é demorado. Na maioria das vezes, a criança permanece meses na unidade de tratamento intensivo, sob os cuidados de profissionais que devem ser qualificados para assistir esses seres tão pequenos e que necessitam de equipamentos e técnicas sofisticadas. A participação efetiva dos pais nos cuidados do filho durante a internação é primordial para estabelecer e fortalecer o vínculo entre eles, além de contribuir para os cuidados pós-alta hospitalar executados por esses no domicílio(5).

Neste contexto, a SAE é de extrema importância, pois direciona as intervenções conforme as necessidades do paciente, além de facilitar a avaliação dos cuidados de enfermagem. A utilização da Sistematização no cuidado ao recém-nascido garante a qualidade e a organização da assistência, o que promove maior sobrevida e menor tempo de permanência da criança na UTIN. Assim, a aplicação da SAE nas instituições de saúde apresenta como aspectos positivos: segurança no planejamento, execução e avaliação das condutas de enfermagem, individualização da assistência, visibilidade e autonomia para o enfermeiro(6).

A partir dessas considerações surge o questionamento: quais as dificuldades e as contribuições da Sistematização da Assistência de Enfermagem no cuidado em unidade intensiva neonatal? Com vista a obter respostas para esta questão o estudo objetivou identificar as dificuldades e contribuições na implementação da SAE em unidade neonatal na visão de enfermeiros.

MÉTODO

Pesquisa descritiva, qualitativa, envolve compreensões acerca de acontecimentos e vivências individuais das pessoas influenciadas pela cultura e pelas percepções construídas ao longo da vida(7).

Foi realizada em uma unidade de internação neonatal de hospital terciário, órgão com personalidade jurídica de direito público, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e localizado em Fortaleza-Ceará. Os participantes foram sete enfermeiras que trabalhavam na unidade. Para a seleção dos participantes utilizou-se como critério de inclusão trabalhar há pelo menos um ano na UTIN da referida instituição.

As informações foram coletadas de março a abril de 2011, por meio de entrevista, contendo três questões norteadoras: Quais as contribuições da SAE no direcionamento do cuidado desenvolvido aos neonatos? Quais as etapas do Processo de Enfermagem que são executadas como rotina desse serviço? Quais as dificuldades vivenciadas para a aplicação da SAE na UTIN?

Para a organização dos dados das entrevistas utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo(8). Foi feita a pré-análise com a leitura do material para registro das informações e, em seguida, o material foi explorado com o objetivo de compreender o texto, classificar e agregar as informações em categorias. Por último foi realizado o tratamento dos resultados obtidos.

As participantes do estudo foram esclarecidas sobre o objetivo da pesquisa, sendo garantido o anonimato das informações, assim como o direito de desistir a qualquer momento de participar da pesquisa. Com vista a assegurar a confidencialidade das identidades das participantes, a estas foram atribuídos nomes de pedras preciosas.

Esta pesquisa obedeceu as normas da Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde(9) para pesquisa envolvendo seres humanos, e foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Geral de Fortaleza, logrando parecer favorável sob o n. 011203/11.

are Enferm. 2012 Out/Dez; 17(4):710-6712 ESULTADOS

As sete enfermeiras participantes deste estudo tinham entre um e nove anos de formação, apresentavam período de atuação na assistência em UTIN compreendido entre doze meses e oito anos, e a maioria não cursou especialização em Neonatologia. Todas são graduadas em escolas de Enfermagem da região Nordeste do Brasil.

Após leitura, interpretação e reinterpretação das entrevistas emergiram as seguintes categorias: Aplicação da SAE pelas enfermeiras; Dificuldades apresentadas pelas enfermeiras na realização das etapas da SAE; e Contribuições da SAE no cuidado ao neonato, a seguir apresentadas.

Aplicação da SAE pelas enfermeiras

A partir da compilação das informações obtidas por meio das entrevistas com as participantes deste estudo percebeu-se que as enfermeiras sabem o valor do conhecimento para o planejamento do cuidado de em enfermagem. A SAE confere segurança e otimização ao cuidado ao recém-nascido porém, segundo as participantes, a falta de formulários específicos para os registros dificulta sua implementação e a compreensão dos integrantes da equipe de enfermagem sobre a mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (259.8 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com