TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATOLOGIA, ADAPTAÇÕES CELULARES E TIPOS DE LESÃO CELULAR

Por:   •  28/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 2

EDNA BATISTA VIANA NEVES

PATOLOGIA, ADAPTAÇÕES CELULARES E TIPOS DE LESÃO CELULAR

Atividade apresentada ao Curso de Graduação em Enfermagem – Bacharelado, para a disciplina de Patologia, sob orientação da Prof.ª Carmen Aparecida Malaguti de Barros.

POLO

2018

Patologia, adaptações celulares e tipos de lesão celular.

Patologia é o estudo das doenças em geral, e tem como objetivo compreender a sua causa e fornece uma base para os cuidados clínicos e terapêuticos, estuda também as alterações estruturais, bioquímicas e funcionais nas células, tecidos e órgãos, que visa explicar os mecanismos pelos quais passam a existir os sinais e os sintomas das doenças.

Nem sempre que uma célula ou tecido passa por agressão, ele sofre degeneração ou morre, as células precisam constantemente se adaptar, mesmo em condições normais, aceitando a sobrevivência celular e do organismo a diversas situações de agressão muitas vezes impostas pelo meio ambiente.

 Quanto as lesões celulares podem ser reversíveis e irreversíveis. Na reversível permite que a célula lesada após a retirada do agressor, retorne a ter aspecto e funções normais, suas formas dependem da duração, da amplitude das agressões, do tipo de célula lesada e do seu estado metabólico. Já na irreversível ocorre quando o estímulo agressor é muito demorado e intenso e resulta na morte celular, os sistemas celulares são interligados, por isso, normalmente com o passar do tempo todos os sistemas das células serão atingidos.

Alguns tipos de adaptações celular são: Hiperplasia que é um aumento no número de células de um órgão ou tecido, resultando no aumento do seu volume; Hipertrofia é um aumento no tamanho das células, resultando em um aumento do tamanho do órgão não é devido ao edema mais sim a síntese de mais componentes estruturais; Atrofia é uma redução no tamanho das células devido à perda de substancias celulares, resultando em morte celular, podendo ser patológico ou fisiológico; Metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo de célula adulta é substituída por outro tipo de célula adulta.

Referências

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Políticas de Saúde. Manual de Doenças Mais Importantes, por Razões Étnicas, na População Brasileira Afro-Descendente.

PATOLOGIA GERAL. Agentes patogêncios. Organizadora Isabele Da Costa Angelo.

PATOLOGIA GERAL. Introdução a Patologia e Adaptação no nível celular. Organizadora Isabele Da Costa Angelo

PATOLOGIA GERAL. Organizadora Isabele Da Costa Angelo. Disponível em: . Acesso em: 16 març. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (888.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com